Dia dos Pais: Comércio de Caruaru deverá superar projeção nacional

Por PEDRO AUGUSTO
Do Jornal VANGUARDA

No Dia dos Pais 2015, o comércio da Capital do Agreste deverá ter um desempenho melhor no comparativo com a média do país. Se em todo o Brasil a expectativa é que haja um incremento nas vendas de 2%, conforme apontou o SPC Brasil, no varejo local a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru) está projetando um crescimento na comercialização entre 3% e 5% ante o mesmo período do ano passado. De acordo com o seu diretor, Adjar Soares, a estimativa um pouco mais animadora em relação ao comércio nacional se deve ao fato do setor local estar obtendo resultados superiores ao longo da já tão falada crise financeira.

“Costumeiramente o comércio de Caruaru sempre alcançou índices melhores em relação à projeção nacional e não deverá ser diferente neste Dia dos Pais. Por conta dessa crise, a tendência é que em 2015 os consumidores presenteiem os seus pais com produtos mais baratos. Em suma, apesar de nossa projeção apontar para crescimento nas vendas, em contrapartida, a estimativa é que haja uma queda nos valores das mesmas”, analisou Adjar Soares.

Quem pode se beneficiar com essa postura mais comedida por parte dos clientes são as lojas de vestuários e calçados. Dotadas de uma extensa linha de produtos com preços variantes, dos populares ao mais caros, elas devem ser mais demandadas neste ano. “Como o brasileiro costuma deixar tudo para a última hora, é claro que o movimento nas lojas só deverá aumentar mesmo no fim de semana. Entretanto, já vínhamos sentindo nos últimos dias certo acréscimo na procura por roupas, sapatos e livros. São aquelas lembrancinhas que geralmente possuem preços mais acessíveis e são encontradas facilmente nestes tipos de estabelecimentos. Por outro lado, devido também a essa crise, a expectativa é que haja uma retração na demanda por produtos mais caros, a exemplo dos de informática”, acrescentou Soares.

Tida como uma das principais redes de calçados de Caruaru, a Sapataria Muniz já vem sentindo no bolso a aproximação da data comemorativa. “O Dia dos Pais será festejado neste domingo (9), porém já temos vendido bastante desde o último sábado (1º). Como investimos em novidades para a data nas linhas de sapatos, tênis e acessórios masculinos, nossa expectativa é superar as vendas do ano passado em 10%”, destacou o gerente de uma das unidades da rua 15 de Novembro, no Centro, Demilton Holanda.

Além da Muniz, outra empresa que também está otimista com a chegada do Dia dos Pais é a Beijamim Confecções. De acordo com a sua gerente comercial, Gisele Alves, a projeção é de pelo menos atingir o cálculo divulgado pela CDL de Caruaru. “Nada melhor do que um Dia dos Pais para alavancar as nossas vendas num período de crise. Como contamos com linhas de produtos populares e mais caras, a tendência é de fluxo redobrado principalmente neste sábado (8). Se vendermos entre 3% e 5% a mais em relação ao ano passado, já estará de bom tamanho. Dentre os artigos que deverão ser mais procurados, destaque para camisas, calças e bermudas”, avaliou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.