Simpósio aborda câncer nas perspectivas clínica e jurídica

Nos dias 14 e 15 de agosto, Caruaru recebe o I Simpósio Câncer 360°, que será realizado no auditório do Shopping Difusora. A iniciativa irá proporcionar a médicos, pacientes, cuidadores, familiares, enfermeiros, advogados, estudantes e demais interessados conhecimento multidisciplinar sobre o tema. Com uma metodologia diferenciada, o evento aborda a perspectiva jurídica, trazendo para o debate as questões referentes ao Direito à Saúde, ramo que protege e promove os direitos dos pacientes.

A Medicina e o Direito se somam na programação que contempla palestras com médicos, advogados, assistente social, promotor e juiz. Na abertura, no dia 14 de agosto, a partir das 18h30, os inscritos assistem as explanações: “Panorama da Assistência Oncológica no Agreste de Pernambuco”, “O papel do Ministério Público no Tratamento de Câncer pelo SUS”, “Assistência Farmacêutica em Oncologia no SUS” e “Os Benefícios Previdenciários para os Pacientes com Câncer”.

No dia 15 de agosto, o Simpósio se divide em quatro mesas temáticas. Das 8h às 9h20, a mesa de Oncopediatria trata dos cânceres infantis através das palestras: “Câncer Infantil no Brasil- Atual Realidade, Avanços, Resultados e Perspectivas Futuras”, “Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil” e “Os Principais Direitos da Criança e dos Pais durante o Tratamento Oncológico”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no País, a doença é a segunda causa de morte na população de 0 a 18 anos.

Em seguida, das 9h30 às 10h50, a manifestação da enfermidade nos homens é destaque na mesa Oncourologia, com as discussões: “Avanços no Tratamento Cirúrgico do Câncer de Próstata”, “Panorama Geral do Câncer de Próstata e Pênis”, “Novas Tecnologias no Tratamento do Câncer de Próstata” e a “A Judicialização dos Tratamentos na Oncourologia”. Também conforme o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina. Já o tumor no pênis representa 2% de todos os tipos da doença que atingem os homens, tendo maior incidência nas regiões Norte e Nordeste.

Das 11h20 às 12h40, as palestras: “Epidemiologia e Atualização Clínica do Câncer de Mama”, “Modalidades Cirúrgicas e Reconstrução Mamária”, “Câncer de Colo Uterino e Vacinação” e “Os Direitos da Mulher com Câncer” são apresentadas na mesa sobre Saúde da Mulher.  Ainda segundo o Instituto, o câncer de mama é o mais comum na população feminina e o segundo mais incidente no mundo, responsável por 22% dos novos casos que surgem por ano. O terceiro mais frequente, o de útero, é a quarta causa de morte de brasileiras pelo câncer.

Das 12h50 às 14h, os especialistas que participam da mesa de Oncogeriatria tratam de “Novos paradigmas na Nutrição do Idoso”, “Testamento Vital” e “Direito do Idoso”. Devido ao aumento da expectativa de vida, a preocupação com a qualidade do envelhecimento vem se intensificando e, consequentemente, os fatores de risco ao desenvolvimento inspiram mais atenção, o que demonstra a necessidade de unir as especialidades de oncologia e geriatria nesta debate. O encerramento está marcado para às 14h30.

O I Simpósio Câncer 360° é uma realização da Câmara Advogados, Hospital Santa Águeda, Serviços de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe), Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC) e Centro de Estudos Dr. Esdras de Queiroz Marques. As inscrições seguem abertas. O valor do investimento para os profissionais é de R$ 70. Para estudantes e demais participantes, a participação custará R$ 50. Os interessados devem entrar em contato através dos telefones: (81) 3414-7622, (81) 9225-5477 ou (81) 3723-4646 ou pelos e-mails: juliana@sequipe.com.br ou atendimento@promoveonline.com.br.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.