OPINIÃO: Estoque de vento

Por MENELAU JÚNIOR

A esta altura, é muito difícil acreditar que alguém sério leva o governo petista a sério. É claro que há os ideólogos de sempre, com o discurso feito contra os americanos, a favor da ditadura cubana e, óbvio, a favor do petismo. E há, claro, os que mamam na máquina estatal – de forma direta ou indireta. Todos, claro, têm um estoque enorme de vento dentro da cabeça – só não tão grande quanto o da presidente Dilma.

E eis que, quanto se imaginava que Dilma já tinha superado todas as possibilidades de violentar a sintaxe, a semântica e a lógica, ela se supera. Esta semana, a petista protagonizou mais uma gafe em pronunciamento e virou novamente motivo para piada nas redes sociais. Durante entrevista em Nova Iorque, em evento da Organização das Nações Unidas (ONU), Dilma sugeriu a invenção de uma tecnologia para estocar vento. Levou tão a sério o que estava dizendo, que perseguiu a ideia em mais um discurso que envergonha qualquer nação. Vejam a pérola:

“Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso? Hoje nós usamos as linhas de transmissão, você joga de lá para cá, de lá para lá, para poder capturar isso, mas se tiver uma tecnologia desenvolvida nessa área, todos nós nos beneficiaremos, o mundo inteiro”.

Genial, não?

Essa é a herança que o petismo deixa: frases desconexas, ideias sem sentido, anarquia verbal e economia em frangalhos. Vale lembrar que o mestre de Dilma, Lula, já havia explicado em evento internacional que a poluição era um problema decorrente do fato de a Terra ser redonda. Como se pode ver, há realmente bons motivos para satanizar o professor e sociólogo Fernando Henrique Cardoso. A cartilha petista é muito mais desenvolvida.

Mas, olhando por outro lado, o Brasil é pioneiro em estocar vento. Com um discurso desse e a quantidade de gente que estudou um pouquinho defendendo o petismo, pode estar certo, caro leitor: há muito vendo estocado na cabeça de Dilma e na de quem continua a defender seu governo. Resta agora saber usar esse vento para gerar energia…

Até a próxima semana.

menelau blog

 

Menelau Júnior é professor de língua portuguesa. Escreve para o blog todos os sábados. E-mail: menelaujr@uol.com.br

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.