Governador: PE tem melhores condições para o Hub

Do Diario de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou ontem que a principal exigência para a instalação do Hub da Latam em Pernambuco, a construção de um novo terminal no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, já está sendo equacionada pelo estado. “É totalmente factível fazer da forma como eles querem”. Na última quinta-feira, o grupo Latam apresentou o resultado da avaliação técnica feita em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, estados que disputam o terminal de conexões do grupo formado pela fusão da companhia aérea TAM e a chilena LAN.

Segundo o governador, estudos nesse sentido estariam sendo realizados há algum tempo, amparadas por sugestão da própria Latam, da Infraero e do governo do estado. “Então, não é uma coisa que está parada. Isso já vinha sendo discutido”, afirmou Paulo Câmara, logo depois de participar da entrega de obras de contenção de encostas ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), no bairro de Nova Descoberta.

O socialista fez questão de ressaltar, no entanto, que o terminal não é uma obra que “dá para fazer amanhã”, mas que é possível realizar a longo prazo. “Pernambuco é o estado que está mais preparado para começar (o terminal) de imediato em 2016. Isso tudo são questões de planejamento, de engenharia, de equações econômicas e financeiras que a gente tem como resolver. Nada é intransponível, de maneira nenhuma. Estou muito confiante em relação a isso”, ponderou o governador.

CONDIÇÕES

Câmara voltou a ressaltar que o aeroporto do Recife tem melhores condições de receber o Hub da Latam. Ele destacou como exemplo o fato do Ceará ainda está esperando o processo de concessão. “O aeroporto do Ceará está muito aquém do nosso. Tem que finalizar um processo de concessão para, a partir daí, a empresa que receber a concessão iniciar essas negociações. Hoje o estado não tem interlocutores para tratar do futuro daquele aeroporto”, pontuou. Quanto aos custos do novo terminal, o socialista garantiu que os valores ainda não estão fechados.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.