Projeto Verdejar leva mais vida a Tacaimbó‏

arborização 1

A cidade de Tacaimbó, localizada no Agreste pernambucano, vai receber o “Projeto Verdejar”, que visa fazer o plantio estruturado de árvores. A ação será executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a prefeitura local, por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca).

A arborização traz inúmeros benefícios para a cidade, como lista a arquiteta Karina Barros. “A cidade ficará mais sombreada e agradável, com o ar mais puro. A árvore serve de pouso e alimento de pássaros e pequenos animais, ameniza o calor, promove a melhoria da qualidade de vida da população e embeleza as ruas”, disse.

O plantio de mudas será na entrada da cidade e, principalmente, nas ruas que estão recebendo obras do sistema de esgotamento sanitário. Serão plantados 150 exemplares, a exemplo das espécies Pau-Brasil, Flamboyant, Chapéu de Napoleão, Pata de Vaca e Ipês Amarelo, Rosa e Roxo.

O diferencial do projeto é a participação da população. A equipe da Compesa está trabalhando com o conceito de apadrinhamento das plantas, fazendo com que os moradores beneficiados com o PSA Ipojuca adotem uma árvore e cuidem dela. Algumas mudas serão protegidas por um gradil de ferro e outras por um ecoprotetor, feito de papelão prensado de alta resistência. E em cada protetor terá o nome do padrinho ou madrinha que adotar a muda. Além disso, cada morador que participar do projeto receberá um certificado de adoção de árvore.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.