Ferramentas em site auxiliam na divulgação da atividade parlamentar

O usuário que acessa o portal da Câmara dos Deputados em busca de conteúdos jornalísticos tem à disposição três ferramentas que, embora ainda pouco utilizadas, facilitam o acompanhamento das atividades parlamentares. São elas a WebCâmara, o Banco de Imagens e o Câmara Notícias.
Oferecidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), os serviços permitem que vídeos, áudios, notícias e imagens, diretamente relacionados à ação dos deputados, possam ser utilizados a qualquer momento.

O objetivo é facilitar o acesso da sociedade às informações e estimular o controle social, ao ampliar a transparência das atividades e informações da Câmara.

WebCâmara

O serviço dá acesso ao material audiovisual sobre eventos legislativos que acontecem nos plenários Ulysses Guimarães e de Comissões e no auditório Nereu Ramos. A cobertura online e a gravação são feitas de maneira automática, não sendo necessário solicitá-las. Na página do WebCâmara, é possível acompanhar as transmissões ao vivo, ver a lista de eventos previstos e aqueles com transmissões finalizadas. É possível ainda pesquisar por data específica e por período de tempo.

Ao localizar o evento desejado, o usuário pode ainda compartilhar a página e o material em redes sociais ou acessar apenas o áudio. A ferramenta possibilita rapidez na divulgação da fala do parlamentar em sites, blogs, e-mails, rádio e outros meios. Isso porque o acesso se dá de maneira rápida e em formato compatível com essas plataformas, sem que seja necessário realizar uma conversão de formatos. O usuário escolhe como deseja usar o material: assistir pela internet, gravar, guardar, postar em blogs ou sites, ilustrar trabalhos e seminários, exibir em grandes audiências. Outro ponto positivo é que existe a cobertura integral do evento, enquanto que em outros meios de comunicação da Casa isso ocorre parcialmente.

Para acessar o serviço, basta abrir o site da Câmara, clicar na aba “Atividade Legislativa”, em seguida na opção “WebCâmara”. Como forma de explicar o processo, um tutorial em vídeo encontra-se disponível para sanar quaisquer dúvidas ou dificuldades do usuário. O conteúdo do WebCâmara também pode ser acessado pelo canal da Casa noYouTube.

Banco de Imagens

Concentra imagens de cobertura fotográfica acerca de acontecimentos ocorridos no dia a dia da Câmara dos Deputados. Todas as imagens e ilustrações oferecidas são protegidas pelas leis brasileiras de direitos autorais e podem ser livremente utilizadas, sem custo e sem necessidade de autorização, de acordo com a licença Creative Commons BY, que apenas exige que sejam dados os créditos, no formato “Nome do Fotógrafo/Câmara dos Deputados”.

Para mais informações, é possível contatar o setor pelos telefones 3216-1818 e 3216-1817 ou solicitar pela página do Banco de Fotos.

Câmara Notícias

A busca de notícias no site da Câmara é uma ferramenta que usa como parâmetro o nome do deputado. Para acessar, basta clicar na aba “Comunicação” e escolher o tópico “Câmara Notícias”. Veja o passo a passo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.