PSB de Bezerros confirma Branquinho e Breno como pré-candidatos

5b4b00f1-419b-48f6-a96e-4fb67e9d85dc

O PSB de Bezerros confirmou na tarde de ontem (26) a pré candidatura de Branquinho para prefeito e Breno Borba como vice, repetindo a chapa das eleições de 2012. O anúncio era esperado por muitos e já se comentava nos bastidores que esse seria o quadro mais provável dentro do partido para esse ano.

O presidente da sigla, vereador Nivaldo Santino, explicou que a decisão foi tomada após uma conversa com o Governador Paulo Câmara e os pré candidatos. Segundo ele, outros nomes eram ventilados, mas o momento seria da continuidade do quadro. O ex Prefeito Marcone Borba também enfatizou a importância da permanência dos nomes para a campanha eleitoral desse ano. “Essa discussão que tivemos no grupo já chegou no consenso e é com Branquinho e Breno, nós vamos repetir a chapa. Para mais quatro anos, com mais uma luta em nossas vidas e buscar o melhor para nosso município”. A bancada afirmou ainda que todas as decisões foram tomadas junto ao Governador Paulo Câmara em uma reunião no início desta semana.

Breno Borba, emocionado, lembrou do apoio da família e o momento que atravessou com problemas de saúde do pai, mas contrariou quem pensava que haveria um distanciamento dele com Branquinho. “Eu prometi que começaria e terminaria junto com Branquinho e também não quero decepcionar minha família e meus amigos. Fui leal com Branquinho esse tempo todo e ele não tem nada de mal para falar de mim, além do respeito de sempre”.

Na sua fala, Branquinho reforçou que conversou com Breno e Marcone Borba e que não foi forçado a toma decisões. “Em momento nenhum, desde o início da minha gestão, Marcone impôs absolutamente nada. Não é fácil, eu planejei acompanhar o crescimento dos meus netos e faço da maneira que posso. Tenho essa missão mais uma vez, mais uma campanha que vamos enfrentar”.

A convenção do PSB será no próximo dia 4, na Câmara de Vereadores, às 19h.

Acic atinge a impressionante marca de 2.000 associados

7bdec792-f487-4799-953e-736efb96da82

A Acic, a cada dia, se consolida como uma das mais significativas associações comerciais do país. Em julho de 2016, atingiu a marca de dois mil associados. Um conquista muito importante nestes 96 anos de existência que a torna a maior associação comercial do Norte/Nordeste/Centro-Oeste, de acordo com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

A relevância da Acic pode ser percebida nas muitas ações que desenvolve para vários segmentos, que têm atraído cada vez mais empresas para o seu rol de associados. A entidade oferece prestação de serviços, orientações e capacitações para as empresas e o público em geral, por meio de palestras, oficinas e eventos. O resultado disso são as 22 câmaras setoriais criadas para o fortalecimento da economia da cidade e da região.
Além disso, a Acic firmou parceria com diversas empresas para garantir aos associados condições especiais em serviços como consultas a créditos e cheques; Saúde e Segurança do Trabalho; registro e avaliação de marcas e patentes de softwares, direitos autorais, expressão de propaganda, consultoria jurídica, transferência de tecnologia e licenciamentos; e ajuda na aquisição do certificado digital. Também garante acesso ao ensino superior por meio do convênio com as principais faculdades particulares de Caruaru.

Para Osíris Lins Caldas, presidente da Acic, este é um marco histórico no desenvolvimento econômico de Caruaru: “este número significativo nos dá a certeza de que a Acic participa ativamente do crescimento de nossa cidade e da região. Os dois mil associados são a prova de que nosso trabalho enquanto entidade de classe é algo de extremo valor que só faz concretizar nossos anseios de sermos sempre presença forte na história de Caruaru.”

A Refrigerantes Rochedo é uma das mais antigas associadas. O sócio-diretor Clodoaldo Amorim, que também é coordenador da Câmara Setorial da Indústria, ressalta a importância do associativismo tanto para a sua empresa quanto para a economia da cidade. “Para mim, fazer parte de uma associação é poder dividir conhecimentos com os colegas empresários. É um conjunto que trabalha unido em prol do desenvolvimento da região.”
Já, Paulo Correia, sócio-diretor da Evoluz, empresa recém-associada à Instituição, tem as melhores expectativas. “A gente sempre ouve falar na Acic que se faz presente nas discussões mais importantes da Cidade. Quando abrimos a nossa empresa, logo tratamos de nos associar. Assim, temos acesso a vários benefícios, a capacitações e a tudo que acontece no mercado, no nosso caso, através da Câmara Setorial da Construção Civil, da qual participamos”, esclarece.

Cigana Contadora de Estórias se apresenta no Polo Caruaru

Para encerrar a programação de férias em grande estilo, no próximo domingo (31), quem se apresenta no Polo Caruaru é a Cigana Contadora de Estórias, interpretada pela escritora e jornalista Gabriela Kopinits.

A artista vai se apresentar às 15h na Praça de Eventos contando as estórias do livro “Era uma vez…. estórias de uma contadora de estórias”, da própria autora, da Cepe Editora. “A ideia é levar à criançada, contos engraçados e divertidos, para que aproveitem o restante das férias” explica a supervisora de marketing do Polo Caruaru, Ana Karla Amorim.

Narradora de fatos reais como jornalista, Gabriela virou contadora de estórias do imaginário popular em 2001, levando o encantamento dos contos infantis a crianças em escolas e hospitais, num trabalho voluntário, de solidariedade e incentivo à leitura, que dura até hoje. 15 anos e muitas estórias depois, contadas para gente de todas as idades e em todos os cantos – de praças a quartos de hospital, de quadras de esporte a salas de aula, de bibliotecas a livrarias – a Cigana Contadora de Estórias lançou o seu primeiro livro infantil, “Era uma vez…. estórias de uma contadora de estórias”, pela Companhia Editora de Pernambuco, indicado em sua versão digital ao Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura brasileira.

O Polo Caruaru fica no km 62, da BR 104 e é aberto todos os dias, das 9 h às 18h.

Governo proíbe a entrada de entidades de defesa dos direitos humanos na PJPS

unnamed

Por determinação direta do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, a direção da Penitenciária Juiz Plácido de Sousa, em Caruaru, no Agreste pernambucano, barrou na manhã de quarta-feira (27), a entrada de integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos na unidade, para a realização de uma inspeção na unidade cujo objetivo era vistoriar as condições humanas e de segurança e infraestrutura dos detentos e agentes penitenciários que trabalham no local.

A comitiva – composta pelo deputado Edilson Silva, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, e membros da Defensoria Pública, Pastoral Carcerária, Mecanismo de Combate à Tortura e Conselho Estadual de Direitos Humanos – foi recebida na porta da entrada pelo diretor da peitenciária, Fábio Robson Duarte. O gestor explicou que havia recebido ordens expressas do secretário da pasta à qual o sistema prisional está subordinado, por meio de ofício. E que, por isso, a entrada não seria possível, apesar da presença de reforço policial no interior da unidade.

Um dos integrantes da comitiva, Rodrigo Deodato, ainda chegou aligar para o celular do secretário. A ele, Pedro Eurico justificou questão de segurança e avisou que no dia seguinte, quinta-feira (28), o próprio secretário virá a Caruaru inspecionar a penitenciária. Deodato o indagou, questionando se, na ocasião, os membros das entidades de defesa dos direitos humanos poderão aocmpanhá-lo, já que a segurança será reforçada com policias alocados na estrutura do govenro, como a Casa Militar. Mesmo assim, Eurico não garatiu a inspeção conjunta.

“É inadimissível que o secretário Pedro Eurico e o govenro Paulo Câmara procedam dessa maneira. Tal postura ´´e uma prática, não exceção. No ano passado, eu juntamente com outros dpeutados estaduai da oposição fomos barrados de entrar no presídio de Itaquitinga, que está com as obras paralisadas e sem nenhum detento dentro. Então não se trata de questão de segurança, mas de manter no escuro uma situação absurda de completa indignidade dos detentos e agentes”, protestou o presidente da Comissão de Cidadania da Assembleia.

“As entidades e o Legislativo foram desrespeitados. Nem mesmo a Defensoria Pública, que tem a prerrogativa funcional de adentrar nas unidades a qualquer momento, foi considerada. Foram seis mortos numa rebelião previsível, já que há 1.900 homens num local cuja capacidade é de 380”, complementou Edilson.

João Lyra chama de covardes integrantes da Frente Popular que o acusam de ter traído o PSB na eleição de Paulo Câmara

Joao-Lyra-Aécio-Neves-Paulo-Câmara-e-Geraldo-Julio (1)

João Lyra Neto, em mensagem enviada ao Blog de Jamildo

Repudio a forma anônima e covarde com que “integrantes da Frente Popular” atacam a forma transparente como governei o Estado, inconformados com o crescimento da candidatura de Raquel Lyra a prefeita de Caruaru.

A história política de nossa família tem 60 anos de compromissos com o povo de Pernambuco. Construímos amigos em todos grupamentos políticos mas nunca nos afastamos dos nossos ideais de honestidade, lealdade e de luta pelas liberdades públicas e a democracia.

Tenho a consciência tranquila que posso explicar todos meus atos. Nunca me escondi no anonimato que é o abrigo dos covardes.

Voto aberto complica Eduardo Cunha, afirma Jarbas

A Câmara retorna do recesso parlamentar, na próxima semana, com uma pauta delicada: a votação, em plenário, da cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A avaliação é que o voto aberto complica, de uma vez por todas, a situação do ex-presidente da Câmara, que responde a uma dezena de processos no Supremo Tribunal Federal.

“Não vai existir voto escondido. Envergonhado. Será aberto e não vai haver distinção de votos de Cardeais ou do Baixo Clero”, garante o experiente deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Na Câmara, o processo é porque Cunha mentiu sobre a existência de conta secreta na Suíça, o que foi devidamente comprovado pelo Ministério Público Federal. Com ascensão no Baixo Clero, Cunha conseguiu adiar o processo no Conselho de Ética por quase dez meses. Chegou a hora da verdade. “Ele será excluído da vida política e publica pela maioria esmagadora da Câmara”, sentencia Jarbas.

Enquetes são proibidas durante período eleitoral

O avanço do alcance das mídias sociais e a interatividade provocada pelos meios eletrônicos prometem deixar as campanhas políticas cada vez mais acirradas na Internet. Mas os veículos de comunicação devem ficar atentos às normas impostas pela Justiça Eleitoral durante o período que antecede as eleições de outubro de 2016. A realização de enquetes com cunho eleitorais é proibida pela legislação vigente e o descumprimento desta norma pode acarretar multas que podem chegar até R$106 mil.

A enquete é caracterizada pela simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização, diferente da pesquisa eleitoral, que obedece a uma série de requisitos. A enquete depende apenas da interação do participante, seja ele um internauta ou ouvinte de uma rádio, por exemplo.

Especialista em Direito Eleitoral, a advogada Diana Câmara esclarece que a realização de enquetes está proibida neste pleito. “Em 2014, chegou a ser permitido, mas para as próximas eleições não é mais autorizado. Desde o último dia 20 está proibida a realização das enquetes. Caso haja descumprimento da legislação, a punição é o pagamento de uma multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições”, esclarece Diana.

PESQUISA

Diana Câmara ainda reforça a importância em seguir as normas para a divulgação de pesquisas eleitorais. Neste caso, é necessário informar o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e de quem a contratou e o número de registro na Justiça Eleitoral. O não cumprimento dessas regras também pode gerar punições ao veículo que divulgar pesquisas não registradas.

TCE aprova as contas de Eduardo Campos de 2014

Em sessão especial realizada hoje, o Tribunal de Contas do Estado emitiu Parecer Prévio recomendando à Assembleia Legislativa a aprovação das contas dos ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto relativas ao ano de 2014.

À exceção da conselheira substituta Alda Magalhães (substituta do conselheiro Marcos Loreto) que votou pela aprovação, com ressalvas, tendo em vista a Secretaria de Educação não ter prestado contas de recursos repassados às Gerências Regionais, todos os outros conselheiros acompanharam o voto da relatora.

Foram eles: Dirceu Rodolfo, Ranilson Ramos, Marcos Nóbrega (substituto de João Campos) e Ricardo Rios (substituto de Valdecir Pascoal).

O parecer oral do procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, foi pela aprovação das contas. O auditor geral Carlos Pimentel também teve assento no plenário, mas não participou da votação e o presidente Carlos Porto só votaria em caso de empate.

INOVAÇÃO – Esta foi a primeira prestação de contas do Governo do Estado enviada ao TCE por meio eletrônico, tendo sido também a primeira vez que o relator fez uso de gráficos para apresentar os números aos conselheiros através de um data-show. Foram analisados, pela ordem, 11 aspectos da prestação de contas, a saber: a) Conjuntura socioeconômica; b) Gestão Administrativa; c) Gestão Orçamentária; d) Gestão Financeira e Patrimonial; e) Gestão Fiscal; f) Gastos com educação; g) Gastos com saúde; h) Gastos com publicidade; i) Previdência dos servidores públicos; j) Terceiro setor (Organizações Sociais e Oscips), e l) Parcerias Público-Privadas.

Em seu relatório, a conselheira Teresa Duere mostrou as áreas em que o Estado avançou naquele exercício (a educação foi uma delas), assim como os aspectos em que retrocedeu, frisando, no entanto, que o Governo conseguiu cumprir os limites constitucionais e legais estabelecidos (com pessoal, saúde, realização de operações de crédito, etc.), daí o seu opinativo pela aprovação das contas.

AUDITORIAS – Entretanto, a relatora determinou à Controladoria de Controle Externo que formalize de imediato quatro processos de Auditoria Especial: um para fiscalizar os recursos repassados às Gerências Regionais de Educação, outro para fiscalizar as Organizações Sociais da área de saúde, o terceiro para fiscalizar todas as outras Organizações Sociais (exceto as da área de saúde) e o quarto para fiscalizar subvenções sociais repassadas a entidades privadas.

O presidente Carlos Porto determinou que os relatórios sejam enviados aos conselheiros das respectivas áreas. E, no caso das subvenções sociais, que dizem respeito a várias secretarias, que os relatórios sejam encaminhados ao setor de distribuição.

RECOMENDAÇÕES – Constam ainda do voto da conselheira 10 recomendações ao Governo do Estado no sentido de aprimorar as próximas prestações de contas e evitar a repetição das falhas identificadas nas anteriores.

Uma das recomendações é para que o Governo Estadual faça um levantamento de suas necessidades de pessoal, objetivando a consolidação de um quadro efetivo de servidores, tendo em vista que cerca de 50% da mão de obra da Secretaria de Educação é constituída por servidores contratados.

Outra recomendação é para que se faça uma “análise acurada”, à luz da Súmula Vinculante nº 43 do Supremo Tribunal Federal, do enquadramento de 244 servidores cedidos à Funape (Fundo de Aposentadorias e Pensões), à Procuradoria Geral do Estado e à Arpe (Agência de Servidos Regulados de Pernambuco).

O Parecer Prévio será encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa para votação.

Armando explica retirada de apoio em Caruaru

Do Blog do Magno

“Caro Magno,

Ainda não há de nossa parte definição quanto ao quadro sucessório de Caruaru. Considerando o prazo legal, há tempo para concluirmos o diálogo interpartidário e buscarmos o melhor posicionamento sobre as eleições nesse município.

Qualquer especulação neste momento é pura ilação. Desta forma, asseguro que no momento em que tivermos uma definição, a tornaremos pública.

Armando Monteiro Neto – Senador pelo PTB de Pernambuco”

O blog antecipou a informação porque o martelo já foi batido e o anúncio de Armando em apoio a Raquel Lyra, candidata do PSDB à Prefeitura de Caruaru, deve ser feito até sexta-feira. Com isso, Armando exclui da coligação do pré-candidato do PR, delegado Erick Lessa, não apenas o PTB, mas também o PRB e PTdoB.

Miguel é condenado por propaganda antecipada

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), foi condenado, juntamente com sua legenda, pela Justiça por propaganda eleitoral antecipada na internet. O socialista postou em seu Facebook imagens e textos em que divulga o número da legenda, o mesmo que utilizará nas eleições.

A publicização do número é proibida antes da campanha, que começa no próximo dia 16. Eles terão que pagar uma multa de R$ 5 mil cada e retirar as postagens da rede mundial de computadores.

Na sentença, o juiz da 144ª Zona Eleitoral entendeu que Miguel foi beneficiado ilicitamente com as postagens.

Miguel disputará o pleito, em outubro, com o também deputado estadual Odacy Amorim (PT), com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) e secretário municipal do governo do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), Edinaldo Lima (PMDB).