Semana Nacional de Trânsito é aberta em Pernambuco

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2016_FOTO_PAULO MACIEL (88)

O secretário das Cidades, Francisco Papaléo e o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, Charles Ribeiro, realizaram, nesta segunda, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito – SNT, que neste ano tem o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Na ocasião, Ribeiro apresentou o primeiro mini carro que será usado no Projeto Condutor do Amanhã, desenvolvido numa parceria com a Prefeitura do Paulista, a Federação Pernambucana de Automobilismo e a empresa TECHPARK.

Ainda na oportunidade aconteceu uma palestra com o mestre em sociologia, escritor e consultor Internacional em Educação de Trânsito, Eduardo Biavati, que apontou estratégias bem-sucedidas adotadas para aumentar a segurança no trânsito, algumas das quais têm sido adotadas pelo Detran-PE. Ele citou como exemplo a combinação de esforços da Coordenadoria de Educação de Trânsito e da Diretoria de Fiscalização, que realizam fiscalizações especializadas e em paralelo, ações educativas.

A Semana Nacional de Trânsito é uma promoção da Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Detran-PE, através da Coordenação de Educação no Trânsito. Até o dia 25 de setembro várias ações serão realizadas na capital e Região Metropolitana, a exemplo da Feira de Educação de Trânsito, que acontece nesta terça e quarta-feira, em Camaragibe e o lançamento do Projeto Condutor do Amanhã no kartódromo de Paulista, na sexta-feira, 23.

Além disso, em todos os dias que marcam a passagem da SNT acontecerão ações educativas nos postos da Total Combustíveis, quando na ocasião, a Turma do Fom Fom abordará a população com entrega de materiais educativos e sacolas de lixos, e ainda, pedestres em áreas próximas para destacar a importância do uso da faixa no momento de cruzar ruas e avenidas.

De acordo com Charles Ribeiro, a Semana Nacional do Trânsito é uma chance que a população tem de se inteirar sobre um dos temas de maior destaque seja política, social ou economicamente, que é a segurança no trânsito. “Pernambuco teve uma redução de acidentes de 5,5% em 2015, quando comparado ao ano de 2014, e ainda a diminuição de número de mortes em 12%, isso tudo após as intervenções voltadas aos condutores, em especial, as cinquentinhas, que passaram a ser emplacadas e ter a exigência da carteira de habilitação”, destacou.

Ribeiro enfatizou também que as ações de educação têm sido muito importantes para as mudanças de paradigmas em Pernambuco. “Com base nisso, trabalhamos fortemente para trazer o palestrante Eduardo Biavati, que é um dos maiores especialistas da área e com experiência sobre o assunto. Dessa forma, queremos continuar nesse caminho, colocando nosso estado num destaque nacional no tocante a educação e prevenção de acidentes”, finalizou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.