Prefeito abre frente de 32 pontos em Agrestina

Candidato à reeleição pelo PMDB, o prefeito Thiago Nunes lidera com ampla vantagem a corrida eleitoral em Agrestina, no Agreste Setentrional, a 150 km do Recife.  Segundo o Instituto Opinião, se as eleições fossem hoje, o prefeito seria eleito com 60% dos votos contra 28,3% da ex-prefeita Carmen Miriam, candidata do PSB, uma frente de 32 pontos. Chico Soares, do Psol, aparece com apenas 0,3%. Brancos e nulos são 3,7% e indecisos somam 7,7%.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do candidato sem ter acesso a todos os nomes no disco da pesquisa, Thiago aparece muito distante de Carmen. O prefeito-candidato surge com 58,3%, enquanto a socialista aparece com 27,1%, uma frente de 31 pontos. O representante do Psol soma os mesmos 0,3%. Brancos e nulos são 3,4% e os indecisos representam 10,9%.

No quesito rejeição, Carmen Miriam está à frente. Entre os entrevistados, 34,3% disseram que não votariam nela de jeito nenhum e Chico Soares aparece em seguida com 26,9%. Thiago Nunes tem a menor rejeição –  15,7%. Somente 2,9% dos entrevistados disseram rejeitar todos e 20,9% não rejeitam nenhum dos candidatos. O Instituto Opinião aplicou 350 questionários entre os dias 20 e 21 de setembro, nas localidades de 21 de Abril, Água Branca, Alto do Cemitério, Bairro 13, Barra do Chata, Barra do Jardim, Campo Novo, Centro, COHAB, Loteamento Ypiranga, Maria Ribeiro, Miguel Arraes e Nova Agrestina.

E ainda: Parque das Andorinhas, Pé de Serra, Serra do Jardim, Sítio Exu, Sítio Saquinho, Umbuzeiro, Variante, Vila Cruz de Água Branca, Vila Santa Teresa e Ypiranga (sem terra). A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo PE- 07543/2016. O intervalo de confiança estimado é de 95 % e a margem de erro máxima estimada de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. Estratificando a pesquisa, o candidato da situação tem melhor desempenho entre os idosos (66,1%), entre as pessoas com ensino superior (84%) e entre os que possuem renda familiar acima de dois salários mínimos (89,5%). Por sexo, 62,4% dos seus eleitores são mulheres e 57,3% são homens.

Carmen Miriam, por sua vez, aparece melhor situada entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (33,3%), entre os eleitores com grau de instrução até o 5º ano (35,7%) e entre os eleitores que possuem renda familiar de até um salário (31%). Se considerado o sexo de seus eleitores, 32,3% são homens e 24,7% são mulheres.

Gestão com ampla aprovação

O instituto Opinião também perguntou aos entrevistados qual avaliação eles fazem sobre as gestões do prefeito, do governador e do presidente da República. O prefeito-candidato Thiago Nunes tem o mandato aprovado por 67,1% dos eleitores, já 26,6% desaprovam seu governo e apenas 6,3% não souberam opinar ou não responderam. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), tem a gestão aprovada por 43,4% dos entrevistados e a reprovação de 38%. O presidente Michel Temer (PMDB) tem a desaprovação de 60,9% e somente 16,3% aprovam seu mandato.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.