Curso da ABF e SEBRAE ajuda empreendedor a abrir sua franquia em PE

Dado o sucesso, os empreendedores de Pernambuco que desejam abrir seu próprio negócio terão mais uma oportunidade de capacitação. No mês de novembro, a ABF – Associação Brasileira de Franchising e o Sebrae vão promover o Curso “Entendendo Franchising” nas cidades de Jaboatão dos Guararapes (08/11) e Recife (09/11). 

O objetivo é capacitar potenciais franqueados e franqueadores no mercado de franquias, um dos que mais cresce no Brasil. Mesmo em um ano economicamente retraído, o setor registrou no 3º trimestre de 2016 um crescimento nominal de 8,8% na receita. O faturamento de R$ 35,699 bilhões subiu para R$ 38,836, comparado ao mesmo período de 2015, segundo pesquisa realizada pela Associação.

A presença do franchising nos municípios brasileiros atingiu 40% no ano passado, confirmando o movimento de interiorização do franchising que a ABF vem verificando nos últimos anos. A região Nordeste, por exemplo, representa 8% do mercado nacional de franquias em número de redes. Por seu potencial econômico e para a implantação de franquias, Caruaru e Jaboatão foram as cidades escolhidas para a realização do curso neste mês.

O curso faz parte do Projeto Franquias Brasil, parceria entre a ABF e o Sebrae que, em 2016, vai passar por 18 estados e 104 cidades, de Norte a Sul do País. A custo popular e com duração aproximada de 8 horas, o curso abrange temas como conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas. As vagas são limitadas.

“A interiorização do franchising e a educação são dois dos pilares da atuação da ABF, daí a importância de unirmos a nossa expertise à do Sebrae para levarmos o conhecimento sobre o franchising e o empreendedorismo a todo o Brasil”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. A meta é oferecer capacitação para 25 mil pessoas ao longo dos dois anos do projeto.

O projeto conta ainda com o game Franquias Brasil, que de modo interativo e divertido transmite lições e dicas relevantes para administração de uma franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Confira em: http://www.gamefranquiabrasil.com.br/gfb/.

/**/

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.