Semana de luta contra a AIDS é iniciada em Caruaru

No calendário da saúde, 1º de dezembro é o dia Mundial de Luta contra a AIDS e esta data atenta para o importante tema, que é a prevenção da doença. De hoje (28), até a próxima quinta (1), está sendo realizada a Semana de luta contra a AIDS e diversas atividades estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com o Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA, equipes do SAE e a Coordenação Estadual.

Este dia nos dá a oportunidade de acolher bem as pessoas soropositivas e lutar contra a discriminação direcionada a elas, pessoas portadoras do vírus, e ainda esclarecer sobre a doença e o seu tratamento. Ademais, despertar na população a situação na qual se pode estar vulnerável, mostrando-as que pode acontecer com qualquer um, quebrando a crença de que só o outro pode se contaminar. “A epidemia de Aids não é apenas uma epidemia biológica, mas uma epidemia de significados”, pontuou a coordenadora do programa municipal de DSTs, AIDS e Hepatites Virais de Caruaru, a infectologista Eline Gomes.

Dentre as atividades, estão:  realização de testes de HIV e de sífilis; distribuição de preservativos e material informativo; além de aconselhamento; roda de conversa no Colégio Municipal Álvaro Lins; ação itinerante  no Marco Zero, na Academia da Saúde localizada no bairro José Carlos de Oliveira e no São João da Escócia.

A programação na íntegra poderá ser conferida abaixo:

28/11/2016 (Segunda)

CTA/COAS INTINERANTE – Ação na Academia da Saúde PÓLO SÃO JOÃO DA ESCÓCIA, no período da noite, a partir das 18:30, um dos 4 territórios de saúde assistidos pela Secretaria de Saúde. Realização de testes de HIV, distribuição de preservativos e material informativo, acolhimento e aconselhamento.

29/11/2016 (terça)

Ação na Academia da Saúde PÓLO JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, no período da tarde, a partir das 15:30, um dos 4 territórios de saúde assistidos pela Secretaria de Saúde.

Realização de testes de HIV, distribuição de preservativos e material informativo, acolhimento e aconselhamento.

30/11/2016 (quarta)

Ação na Academia da Saúde PÓLO VASSOURAL, no período da manhã, a partir das 08:30, um dos 4 territórios de saúde assistidos pela Secretaria de Saúde.

Realização de testes de HIV, distribuição de preservativos e material informativo, acolhimento e aconselhamento.

Roda de Conversa com alunos da Escola Municipal Álvaro Lins com o apoio do Coletivo Mangueiras, às 14:30.

01/12/2016 (quinta) - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Ação de TESTAGEM com ônibus itinerante no Marco Zero, das 8 às 15h, com distribuição de material informativo. Realização de testes de HIV e Sífilis, acolhimento e aconselhamento. A meta é testar 200 pessoas neste dia.

Durante toda a semana o atendimento com a realização de testes rápidos para HIV e sífilis acontece na sede do CTA das 8:00 às 13:00 de Segunda a Sexta e das 18 às 21h na segunda e quintas-feiras, exceto no dia 01, onde a testagem estará sendo realizada no ônibus itinerante no Marco Zero.

Aulão de ginástica com a Educadora Física Flor.

SAE

Serviço de Assistência Especializada – Centro de Saúde Amélia de Pontes (antigo lactário)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>