Novembro Azul é finalizado em Garanhuns

A campanha internacional de combate ao câncer de próstata, Novembro Azul, foi finalizada hoje (30), em Garanhuns. Para marcar o encerramento das atividades, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma mobilização, desta vez no Espaço Colunata, no centro da cidade. A ação, voltada exclusivamente para a saúde do homem, iniciou às 8h e seguiu até às 12h. Mais de 150 atendimentos foram realizados neste Dia D.

Um dos garanhuenses que participaram do momento falou sobre a mobilização. “Eu acho algo mais importante. Porque se a gente for fazer um exame particular desse é uma fortuna e foi muito bom porque hoje eu estava passando aqui no centro e já aproveitei para participar desses serviços aqui. Isso pra mim é maravilhoso. Eu sempre me cuidei e agora com uma ação dessa, vou me cuidar mais ainda”, comentou Hilson Gonçalves, que tem 62 anos de idade.

No local, estavam sendo realizados teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e algumas palestras sobre a importância do exame de próstata. “E o bom disso tudo é para que seja divulgado não só que os homens estejam cuidando da saúde durante o mês de novembro, mas todo o ano, de janeiro a janeiro. E também estamos incentivando-os para que procurem mais as unidades, para que os homens tenham uma sensibilidade maior com a sua saúde”, frisou a coordenadora de Saúde do Homem de Garanhuns, Fabiana Cunha.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, a mobilização também foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Luta contra a Aids, que é vivenciado no dia 1º de dezembro. “Amanhã é vivenciado em todo o mundo um dia bastante importante, que marca a luta contra a Aids, então aproveitamos para unir as duas causas e realizar uma só mobilização. Neste caso, damos continuidade às ações de sensibilização dos homens para os cuidados com a saúde de um modo geral e aproveitamos para alertar a população sobre a Aids”, afirmou o titular da pasta.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.