Queijos paraibanos premiados nacionalmente chegam a Caruaru

queijo03arupiara

Os queijos fabricados pelo laticínio Grupiara, da fazenda Carnaúba, do primo, do escritor Ariano Suassuna, Manelito Dantas, homem de igual valia, engenheiro e empreendedor,em Taperoá/PB chegam à Capital do Agreste através de alguns restaurantes da cidade.

Destas especiarias, o Arupiara e o Dom Ariano, foram destaques no II Queijos do Brasil, festival de queijo realizado em São Paulo, em outubro do ano passado e que premia os melhores queijos brasileiros. Ambos receberam a medalha de ouro, comenda maior do evento e foram muito bem recebidos por chefs, proprietários de casa de recepções e pelo público que frequentou o festival gastronômico especializado. Fabricados 100% com leite de cabra, o Arupiara é um queijo maturado por até 6 meses em câmera frigorífica, o que dá a ele um sabor suave e uma consistência macia, ideal para ser consumido com vinho tintos jovens. Já o Dom Ariano é um queijo maturado por 12 meses, sendo um queijo de sabor forte, cristalizado e com aroma característico, ideal para vinhos e outras bebidas fermentadas mais encorpadas, como as cervejas puro malte e IPA.

Hoje você já encontra no mercado caruaruense, os queijos Arupiara e o Dom Manelito, este fabricado com de leite de vaca e maturado por seis meses, nos restaurantes Tapas Barcelona, na Pizzaria La Vera e na Panificadora Caruaru. No entanto, o laticínio produz ainda os queijos de cabra Cariri, que são temperados com ervas, sementes, folhas e raspas de madeiras de árvores do sertão paraibano, o Dom Ariano eas pastas de queijo de cabra condimentadas com alho e cebola, com previsão de chegar a Caruaru, a partir de março.

Idealizada e iniciada por Ariano e seu primo Manelito, a criação das cabras nativas começou nos anos sessenta e através do melhoramento genético com bodes oriundos dos pirineus, conta hoje com um plantel de aproximadamente 2500 caprinos, produzindo cerca de mil litros/dia em um ano de boa invernada, sendo referência nacional na caprinocultura leiteira e na pecuariados bovinos Sindi, Guzerá e Pé duro.

Os queijos da Carnaúba conseguem, além de ser uma fonte de alimentação saudável e altamente nutritiva, defende uma proposta política, econômica e de desenvolvimento social viável e sustentável para o semiárido do Nordeste brasileiro, valorizando a pecuária leiteira local, os insumos naturais da região e a força de trabalho do seu povo, criando patente, emprego e renda.

SERVIÇO:
Queijos Arupiara (cabra) e Dom Manelito (vaca)
Onde comprar e consumir: Tapas Barcelona, La Vera Pizzaria e Panificadora Caruaru; Avenida Caruaru, no bairro Boa Vista I.
whatsApp: 98210-0066

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.