Residência 2017: SES começa matrícula dos aprovados

residência

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira (13/02), ao processo de matricula dos candidatos aprovados e classificados nos programas de Residência Médica e Multiprofissional de Saúde 2017. Para este ano, foram oferecidas 1.254 vagas, sendo 795 de residência médica e 459 na área multiprofissional. As matriculas seguem até o dia 22 de fevereiro, de forma presencial, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), localizada no Bongi, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.

É importante, no entanto, que os candidatos fiquem atentos a uma mudança nos procedimentos da matrícula. Antes de comparecer à Secretaria Estadual de Saúde, é necessário fazer uma pré-matrícula online, no Sistema de Gerenciamento das Residências SUS-PE, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://rhose.saude.pe.gov.br.

“Nesse sistema, os profissionais poderão fazer seu cadastro, realizar o upload de uma série de documentos exigidos pela SES, assim como imprimir o termo de compromisso. É uma forma de facilitar e agilizar a matrícula presencial”, explica a diretora geral de Educação em Saúde da SES, Juliana Siqueira, que ainda lembra a necessidade dos candidatos prestarem atenção ao cronograma. “Separamos o período da matricula por área, assim, todos precisam ficar atentos às datas em que devem comparecer à Secretaria. Todas as datas estão disponíveis no site http://www.upenet.com.br/”, completa.

Programa de Residência – As residências médica e multiprofissional são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por treinamento em serviço. Hoje, são 2.773 residentes atuando na rede de saúde do Estado, representando um investimento anual de R$ 110 milhões, dos quais R$ 65 milhões são custeados pelo tesouro estadual.

Em 2017, houve a ampliação no quadro de vagas, incluindo a implantação de residência em novas áreas que são estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Destaque para a interiorização da Residência em Medicina de Família e Comunidade em parceria com à UPE Campus Garanhuns e Serra Talhada para o fortalecimento dos cursos de graduação em Medicina. Na área de residência multiprofissional, foi feita a expansão em áreas estratégicas, como Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Saúde Mental (Garanhuns) e Saúde da Família. Este ano, ainda haverá inclusão de vagas para graduados em Saúde Coletiva.

Foto: Miva Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.