Governo britânico tramita 313 projetos relacionados com Brexit

Da Agência EFE
O Governo do Reino Unido tramita 313 projetos e mil normativas relacionadas com o processo de saída da União Europeia (UE), o Brexit, revelou nesta sexta-feira (17) o Escritório Nacional de Auditoria (NAU, na sigla em inglês). A informação é da Agência EFE.

A NAU afirmou que o Ministério para a saída da UE, liderado por David Davis, identificou essas 313 “linhas de trabalho individual” e entre 800 e 1 mil peças de “legislação complementar”.

As tarefas incluem redigir novas normativas, assegurar que existem substitutos para os organismos reguladores atuais e impulsionar a aplicação de novos acordos comerciais, segundo a organização.

A maioria destes projetos são para o Ministério de Empresas, Energia e Estratégia Industrial, com 69 iniciativas em andamento, enquanto o Ministério de Meio ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais se ocupa de 43, de acordo com os últimos dados.

A NAU explicou que o alcance e a dificuldade das tarefas varia, mas em muitos casos requerem formulações e redações de minutas de legislação, além de consultas às autonomias e ao setor privado.

Os ministérios, acrescentou o escritório, devem se preparar tanto para um desenlace negociado com a UE como para a possibilidade de que as conversas terminem sem um acordo.

A presidente da comissão parlamentar de Contas Públicas, Meg Hillier, disse que o relatório do Escritório de auditoria “traz a questão de se os ministérios poderão encarar uma tarefa de tal magnitude”.

“Este documento deixa claro o desafio que representa para os funcionários a coordenação do Brexit”, afirmou a deputada, ressaltando o risco de que “qualquer assunto que não esteja relacionado” com a saída da UE “seja abandonado”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>