Disputa acirrada entre candidatos pernambucanos também para o Senado

Diario de Pernambuco

Foram avaliados dois cenários da candidatura ao Senado na pesquisa Datamétrica: com Jarbas Vasconcelos e sem ele. Os demais nomes foram mantidos nas duas simulações. Na simulação que inclui o ex-governador e deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), ele aparece em primeiro lugar, com 23% das intenções, seguido de Mendonça Filho (DEM) com 19% e Humberto Costa (PT) com 17%. Trata-se, desta forma, de um empate técnico, em que não se pode afirmar quais dos dois, dentre os três, seriam efetivamente eleitos, fossem as eleições hoje. Os demais nomes aparecem bem atrás: José Queiroz (PDT) com 6%, Silvio Costa (Avante) com 5%, André Ferreira (PSC) com 4%, Maurício Rands (PROS) com 2%, Eugênia Lima (PSol), Albanise Pires (PSol) e Antônio Souza (Rede) com 1% cada.

A saída de Jarbas Vasconcelos na pergunta estimulada de votos a Senador mantém o empate técnico entre Mendonça Filho (22%) e o Senador Humberto costa (21%). José Queiroz, que é quem de novo se aproxima mais, cresce de 6% para 8%, Maurício Rands cresce de 2% para 3%, Albanise Pires e Eugênia Lima passam de 1% para 2%. Os demais permanecem com os mesmos números.

O restante se distribui beneficiando os vários demais candidatos, sem uma preferência forte: 16% iriam para Mendonça Filho, 14% iriam para Humberto Costa, 11% iriam para José Queiroz. O deputado federal Silvio Costa e Maurício Rands receberiam 4% cada. A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas junto a eleitores que moram e votam no estado de Pernambuco em todas as regiões. A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Tem intervalo de confiança de 95%, foi feita por meio de entrevistas presenciais e está registrada no TRE sob o registro PE-02648/2018.

Saiba mais

Cenário 1

Tabela 13
Intenção de voto estimulada para Senador (% em relação ao total)

Pergunta: Se as eleições para Senador fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quais candidatos o(a) sr(a) votaria?

Jarbas Vasconcelos 23%
Mendonça Filho 19%
Humberto Costa 17%
José Queiroz 6%
Silvio Costa 5%
André Ferreira 4%
Mauricio Rands 2%
Eugênia Lima 1%
Albanise Pires 1%
Antônio Souza 1%
Branco/Nulo/Ninguém: 35%
Não sabem/Indecisos: 13%
Não opinou: 1%

Cenário 2

Tabela 14
Intenção de voto estimulada para Senador (sem Jarbas Vasconcelos) (% em relação ao total)

Pergunta: Se as eleições para Senador fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quais candidatos o(a) sr(a) votaria?

Mendonça Filho 22%
Humberto Costa 21%
José Queiroz 8%
Silvio Costa 5%
André Ferreira 4%
Mauricio Rands 2%
Eugênia Lima 1%
Albanise Pires 1%
Antônio Souza 1%
Branco/Nulo/Ninguém: 39%
Não sabem/Indecisos: 12%
Não opinou: 1%

Cenário 3

Tabela 15
Migração dos votos de Jarbas Vasconcelos para Senador (Cenário 1 vs Cenário 2) (% em relação ao total)

Pergunta: Se as eleições para Senador fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quais candidatos o(a) sr(a) votaria?

Mendonça Filho 16%
Humberto Costa 14%
José Queiroz 11%
Silvio Costa 4%
Mauricio Rands 4%
André Ferreira 2%
Eugênia Lima 1%
Albanise Pires 1%
Branco/Nulo/Ninguém: 44%
Não sabem/Indecisos: 4%

Fonte: Pesquisa DATAMÉTRICA – 8 e 9/06/2018.

Análise // Analice Amazonas
Sócia-diretora da Datamétrica Pesquisa e Consultoria Econômica

O cenário captado pela pesquisa mostra que o atual governador, hoje disputando a reeleição, chegou ao quarto ano de seu mandato com uma fragilidade exposta por uma vereadora em terceiro mandato que, aos 34 anos e com poucos trunfos na política estadual, desafia sua reeleição, empatando tecnicamente no primeiro e no segundo turnos. No primeiro turno, ele venceria com 3 pontos percentuais de vantagem sobre ela, e no segundo turno ela venceria com 1 ponto percentual de vantagem sobre ele. Além disso, na simulação de segundo turno contra o candidato Armando Monteiro, ela mostra estar mais forte para vencer o candidato do PTB do que estaria o governador. Enquanto o governador o venceria por 4 pontos percentuais, portanto dentro da margem de erro, ela o venceria com 9 pontos percentuais de vantagem (fora da margem de erro).

Chama a atenção menos a força dela do que a falta de força dele. Não se está dizendo com isso que Marília tenha a liderança, ou que vá vencer caso seja mesmo candidata. Mas saibamos que as eleições serão duras e que o governador começa a disputa em vantagem frágil, principalmente considerando se tratar de uma reeleição. Ainda mais lembrando que o cenário nacional a favorece, com Lula especialmente forte no estado, como se verá nos resultados dessa pesquisa para a eleição a presidente. Portanto, meses de tensão política à frente, sob interferências diversas.

Confira também a pesquisa Datamétrica para candidatos a governadores clicando aqui.

Brinquedoteca do Sesc Caruaru com atividade para a criançada até o fim de junho

Durante todo o mês de junho deste ano, a criançada de Caruaru terá a oportunidade de desfrutar de uma deliciosa programação montada pela brinquedoteca do Sesc. As atividades são voltadas para as crianças de três a 12 anos de idade da comunidade em geral e os filhos dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. E o melhor, as atividades são todas gratuitas.

O acervo da brinquedoteca do Sesc Caruaru conta com brinquedos que trabalham a psicomotricidade, jogos matemáticos, cantinho da leitura e cantinho musical. O espaço desenvolve diversas atividades, tais como: jogos, vivências lúdicas, oficinas de personagens, entre outras. “São atividades orientadas e livres, fundamentadas nas inteligências múltiplas, que visam ensinar de forma mais leve do que na maneira convencional, mas que se agregada ao formato tradicional, propicia resultados importantes, tais como o desenvolvimento de habilidades e competências na infância”, comentou o instrutor de atividades artísticas, Janduy Mota.

A brinquedoteca é um espaço sistemático e as atividades ocorrem durante todo o ano. Funciona nos turnos da manhã (10h às 12h) e da tarde (14h às 17h). Por turno, podem participar das interações grupos de até 12 crianças. A programação por lá seguirá até o dia 30 deste mês. Para participar, basta que o pai ou responsável da criança vá ao ponto de relacionamento com cliente do Sesc, que fica na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, no bairro Petrópolis.

Sobre a brinquedoteca – É um espaço que valoriza o “brincar com conteúdo”, onde o brincar torna-se significativo. Cantinho que tem extrema importância no desenvolvimento das crianças e que proporciona conteúdo novo, atraente e lúdico, e que atrelado ao ambiente escolar, traz resultados significativos na evolução dos pequenos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Ex-prefeito do PSDB declara apoio a Sílvio Costa para o Senado

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) acaba de conquistar mais um reforço para a campanha majoritária de outubro deste ano. Vice-líder da oposição a Michel Temer, na Câmara, Sílvio Costa recebeu o apoio público do ex-prefeito de Cortês e líder da oposição no município da Mata Sul, Ernane Borba, do PSDB.

O ex-prefeito Ernane Borba recebeu o pré-candidato ao Senado em encontro na cidade com correligionários, quando declarou a sua opção pelo deputado do Avante. O município de Cortês está inserido na Zona da Mata pernambucana, possui uma população de mais de 12 mil habitantes e sua economia está baseada na agroindústria açucareira.

Além da cana-de-açúcar, a área rural se destaca na produção de abacaxi, mandioca, banana e batata-doce. O município originou-se de povoado instalado no sítio Cortês às margens do Rio Sirinhaém, no distrito de Ilha de Flores, comarca de Bonito. Pela localidade deveria passar a estrada de ferro de Ribeirão a Bonito, mas a construção foi encerrada em Cortês. Em 1911, o povoado virou vila e foi criado o distrito, vinculado a Amaraji. A emancipação ocorreu em 1953.

Conab registra destaque histórico para produção de 230 mi t e área de 61,6 mi ha

A segunda maior colheita de grãos do Brasil prevê uma produção de 229,7 milhões de toneladas, de acordo com o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018, divulgado nesta terça-feira (12), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área também manteve o destaque de maior da série histórica, representada por um cultivo que se estende por 61,6 milhões de hectares.

Apesar da queda de 3,4% em comparação à safra passada, quando alcançou 237,7 milhões de toneladas, este número ainda está acima da média de produção nacional, levando-se em conta um período de condições atmosféricas normais. Com referência ao último levantamento, a estimativa total da safra mostra uma diminuição de 2,9 milhões de toneladas. Este fato deve-se aos impactos climáticos no milho segunda safra, mas conta com a ajuda das boas produtividades alcançadas pela soja e o milho primeira safra que já tem a colheita perto do fim.

No pico de volume, estão o milho total e a soja, esta última responsável pelo desempenho produtivo e cujo avanço da colheita vem confirmando a boa produtividade de 3.359 kg/ha, próxima do recorde passado de 3.364 kg/ha. A leguminosa chega a 118 milhões e o cereal, 85 milhões de toneladas. Já o milho segunda safra que responde por 70% da colheita total, alcançou 58,2 milhões de toneladas, cabendo à primeira safra 26,8 milhões de t.

Na ordem de aumento da produção, vem o algodão em pluma, com um volume de 1,9 milhão de toneladas, com registro de 28,1% a mais que a safra anterior. O feijão segunda safra também mostra bom desempenho, com um aumento de 10,9% e colheita de 1,3 milhão de toneladas.

Área – A estimativa aponta para a maior área semeada no país, com 61,6 milhões de hectares. O aumento é de 1,1% ou 693,2 mil ha em relação à safra passada. A área destinada ao feijão e às culturas de inverno respondem por esta pontuação. Na ordem crescente de ganho da área plantada, vem a soja que sai de 33,9 para 35,1 milhões de ha e ganho absoluto de 1,2 milhão de hectares, o maior entre todas as culturas. E na sequência, vem o algodão que alcançou 1,2 milhão de ha, com acréscimo de 236,9 mil ha, e o feijão segunda safra, com 1,5 milhão de ha, graças ao aumento de 121,5 mil ha.

Segundo trecho de obras do acesso à Vila Andorinha é liberado

Dando seqüência às obras de pavimentação do acesso à Vila Andorinha, foi liberado, para o tráfego de veículos, na última sexta-feira (8), o segundo trecho das obras, o que corresponde a 880m de pavimento finalizado, somente nesta área. Ao todo, até o momento, 84% das execuções já foram concluídas e entregues à população.

As obras seguem em ritmo acelerado. O terceiro trecho já foi iniciado, com previsão de término até o início de agosto, finalizando as obras de pavimentação da localidade.

Além da pavimentação, o projeto consiste na iluminação de todo o acesso, beneficiando mais de 7500 famílias.

Startup que facilita acesso a produtos financeiros consignados chega ao Estado

O aplicativo Meu TUDO, criado para facilitar o acesso a produtos financeiros consignados, será lançado para os funcionários do Governo de Pernambuco no próximo dia 18 (segunda-feira). A startup, que muda completamente a forma de contratar os empréstimos, possibilita ao cliente escolher o banco e o produto que melhor atende as suas necessidades, sem os elevados custos de intermediação praticados hoje no mercado.

Com o Meu Tudo, o usuário pode, por exemplo simular um empréstimo, visualizar sua margem, comparar taxas e propostas e, ao final do processo, escolher produtos financeiros com toda a transparência, comodidade e segurança. Tudo isso, desde o início até receber o crédito na conta, demora de 25 a 30 minutos.

“Na prática, o Meu TUDO é um marketplace que facilita o acesso a produtos financeiros consignados. É um produto totalmente inovador”, diz Marcio Feitoza, CEO da startup. “Fazemos uma integração com o sistema responsável pela gestão da margem consignável dos funcionários públicos e privados ativos e inativos. Consequentemente, possibilitamos que eles utilizem o aplicativo na contratação de produtos e serviços, via consignação em folha de pagamento, das empresas consignatárias credenciadas”.

O produto, que já funciona em softopen para funcionários do Governo do Estado de Santa Catarina, foi desenvolvido a partir da expertise de sócios que atuam no mercado de empréstimo consignados desde 1998. Ele já está disponível na Apple Store e Google Play, e funciona com cadastro digital, com ferramentas de identificação e antifraude.

Combinação entre bebida alcoólica e energético é um perigo ao coração

A arriscada combinação entre bebida alcoólica e energético, prática cada dia mais comum entre os jovens nos momentos de diversão, pode desencadear o aumento da frequência cardíaca e uma parada cardíaca.

De acordo com a cardiologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Airma Cutrim, os energéticos apresentam em sua composição substâncias como cafeína e taurina que, em quantidades exageradas, são extremamente estimulantes para o coração e podem provocar danos cardíacos.

“Alguns energéticos chegam a ter 35 mg de cafeína, que é uma quantidade alta. Doses de até 2 mg por quilo, desencadeiam somente um estado de vigília e aumento do metabolismo, porém, quando a concentração é acima de 15mg por quilo, pode desenvolver nervosismo, insônia, tremor, desidratação e taquicardia”, diz.

A mistura do energético com bebidas alcoólicas potencializa o efeito do álcool e pode acarretar sérias consequências. “A cafeína presente no energético aumenta a absorção do álcool, levando a um efeito ainda maior da substância. “As pessoas misturam as duas bebidas por acreditarem que assim ficam mais resistentes ao álcool, mas apesar da cafeína, o efeito cerebral do álcool não é reduzido. Pelo contrário, a mistura pode deixar as pessoas alcoolizadas ainda mais rapidamente”.

É um engano comum acreditar que somente pessoas com histórico de problemas no coração podem ter essas consequências. A cardiologista alerta que a ingestão dessas bebidas pode provocar arritmias também em pessoas saudáveis. “Quem já tem fator de base, como hipertensão, corre um risco maior, mas pode acontecer com qualquer pessoa”, diz.

Ex-prefeito de Água Preta apoia Sílvio Costa

Pré-candidato ao Senado e vice-líder da oposição ao governo Temer, na Câmara Federal, o deputado Sílvio Costa (Avante) recebeu importante reforço ao projeto majoritário de outubro, com a declaração pública de apoio, na segunda-feira (11), do ex-prefeito e líder da oposição no município de Água Preta, Armando Souto, do PDT, na Mata Sul do Estado. “Voto em Sílvio Costa porque ele é o maior ‘lulista’ no Congresso Nacional”, justificou o apoio Armando Souto, ressaltando ainda que em Pernambuco o deputado é uma alternativa de renovação no Senado.

O nome Água Preta advém das águas escuras do Rio Una. Originalmente, o distrito foi criado em 1809, subordinado a Rio Formoso, e elevado a município em 1892. Com 125 anos de emancipação, uma população superior a 35 mil habitantes (IBGE) e distante 102 Km do Recife, o município de Água Preta tem participação marcante em dois episódios históricos de Pernambuco.

Por suas terras passaram a Guerra dos Cabanos (Cabanada, 1832), revolta popular que queria a restituição do poder imperial a D. Pedro I, que havia abdicado em 1831, e a preservação das terras cabanas, e a Revolução Praieira (1848), movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu na Província de Pernambuco, tendo como herói o capitão Pedro Ivo Veloso da Silveira, natural de Água Preta, que reivindicava o voto livre, o fim do cativeiro e a liberdade de imprensa.

Influenza: campanha de vacinação termina na sexta

Termina nesta sexta-feira (15.06) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Pernambuco, 468.352 pessoas inclusas nos grupos prioritários ainda precisam ser imunizadas. Até a manhã desta segunda (11.06), 1.931.009 (80,4%) já tinham tomado a vacina. A meta é beneficiar, no mínimo, 90% do público total da campanha, de 2.399.361 pernambucanos.

No Estado, os grupos prioritários formados pelos trabalhadores de saúde, indígenas e puérperas já atingiram a meta mínima. Ainda chama a atenção o grupo formado pelas crianças, com apenas 68,06% dos meninos e meninas vacinados. “É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para que seja feita a vacinação. Esse é um direito da população inclusa nos grupos prioritários e uma ação essencial de saúde para evitar o agravamento e os óbitos pelos vírus da influenza”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

Podem se vacinar contra a influenza: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Até o dia 26 de maio, Pernambuco registrou 842 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), quadro que pode ser provocado por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. Do total de casos, 26 tiveram resultado laboratorial confirmado para influenza A(H1N1), 14 para influenza A(H3N2) e 1 para vírus sincicial respiratório (VSR). No mesmo período de 2017, foram 953 casos de Srag, com 64 confirmações para influenza A(H3N2), 21 de influenza B, 3 VSR e 1 parainfluenza1.

Em 2018, também foram registrados seis óbitos de Srag com resultados laboratoriais confirmados para influenza – cinco de influenza A(H1N1) e um de influenza A(H3N2).

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Público já vacinado: 1.931.009 (80,4%)

Público ainda a ser vacinado: 468.352 (19,6%)

Público total da campanha: 2.399.361

Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Destra será apresentado na Câmara

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (12), os 22 vereadores e a vereadora deverão apreciar o projeto de lei complementar 71/2018 de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano de Cargos, Carreiras, e Vencimentos – PCCV dos Servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra. O PCCV traz a descrição dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos, especificando requisitos, atividades desempenhadas e remuneração. O Projeto de Lei será lido na sessão de hoje, e pode ser votado nas próximas reuniões ordinárias.

Ainda durante a reunião, os edis deverão apreciar o requerimento de autoria do vereador Edjailson da Caruforró (PRTB), que solicita a fiscalização por parte da Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru, da condição dos bancos de feira, em todas as feiras livres de Caruaru. O projeto ainda prevê a manutenção dos bancos que estiverem com condições críticas.

Esses e outros projetos estão disponíveis para consulta na íntegra, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), no endereço eletrônico www.sapl.caruaru.pe.leg.br, na aba “Pautas das Sessões”.