Sesc Garanhuns anuncia grade de atividades para o 28º Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Garanhuns, um dos eventos culturais mais importantes de Pernambuco, que atrai milhares de pessoas de várias partes do país e do mundo, chega à sua 28ª edição e, mais uma vez, traz nomes de peso da música e de outras manifestações artísticas para a cidade do Agreste Meridional. E o Sesc entra na programação com uma série de atividades para o público. Serão apresentações de dança, teatro, exposição de artes visuais, ações formativas, e dois grandes projetos: o Palco Giratório e o Arte da Palavra.

Tudo começa na quinta-feira (19/07), às 17h, na Galeria de Artes Ronaldo White, com a vernissage de abertura da exposição “Afluências” e o lançamento do livro “Tabela Poética dos Números Irreversíveis”, de Daniel Santiago. Da sexta (20/07) até a segunda (23/07), serão realizadas ações formativas Sala de Dança do Sesc. No primeiro dia, das 9h às 13h e das 14h às 18h, tem a Oficina Segunda Pele; no segundo, às 10h, o Pensamento Giratório (ambas as atividades fazem parte do Projeto Palco Giratório), e Oficina de Dança Afro Contemporânea, das 13h às 16h, que também acontece na segunda-feira.

O Salão Jaime Pincho, também no Sesc, vai abrigar o Polo da Dança, de 21 a 26 de julho, sempre com apresentações às 17h. O primeiro espetáculo é “Segunda Pele”, do Coletivo Lugar Comum (PE), também do Projeto Palco Giratório. Já o Teatro Luís Souto Dourado será palco do espetáculo teatral “Um Minuto Pra Dizer que Te Amo”, do grupo Matraca Sesc Piedade, no dia 21, às 19h.

O Palco da Cultura Popular, que fica na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, será o espaço para apresentações das Quadrilhas Juninas, na quarta (25/07), iniciando com o cortejo que sai do Sesc a partir das 13h, com participação de quadrilhas das cidades de Correntes, São João e Lagoa do Ouro.

Nas comunidades quilombolas do Estivas e Castainho, as atividades serão de poesia e literatura. Nos dias 23 e 24 de julho, acontece o “Guarda Poesia” com Alexandre Revoredo, Stephany Metódio, Giovanna Revoredo e Lana Pinheiro, sempre às 10h, em Estivas. O projeto vai a Castainho no dia 25, também às 10h. A literatura estará presente nas comunidades através do BiblioSesc, que chega a Estivas nos dias 23 e 24, com uma roda de histórias para crianças, apresentada por Luciana Almeida, às 15h. Castainho recebe o BiblioSesc nos dias 25 e 26, também às 15h.

O espaço que terá mais atividades do Sesc será a Praça da Palavra, na Praça Souto Filho, no bairro Heliópolis. A programação neste polo vai de 21 a 28 de julho, começando uma ação educativa no dia 21 que tem como tema “Brincando e Cantando com brinquedos Populares”, às 10h. Nos outros dias, serão realizadas rodas de leituras, oficinas culturais e rodas de conversas sobre o Protagonismo Feminino na Literatura. Também na Praça da Palavra, acontece o “Guarda Poesia”, de 23 a 25 de julho, sempre às 15h. O destaque deste polo no FIG 2018 é o Projeto Arte da Palavra – Circuito de Autores, no dia 25, às 19h, que terá como convidados os escritores Cidinha da Silva (BA) e André Sant´anna (SP), com mediação de Helder Herik (PE).

“O Sesc e o FIG têm o propósito de fomentar, as culturas locais e brasileiras. Nossa programação atesta isso. Estamos trazendo diversas atividades e criando um hotsite exclusivo com todos os detalhes como forma de contribuir para o sucesso do evento”, declara Ivânia Barros, gerente do Sesc Garanhuns.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.