Caravana oferta oficinas e palestras no Case Caruaru

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru está recebendo, desde o início desta semana, a Caravana Juventude em Movimento. O primeiro dia da jornada incluiu quatro oficinas profissionalizantes simultâneas, nas quais foram inseridos 42 socioeducandos. Um ciclo de palestras sobre pré-qualificação para o mercado de trabalho também esteve entre as atividades ofertadas por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). A caravana deve contar com mais dois dias de ações em período integral, previstos para 20 e 27 de novembro, e faz parte do esforço da Funase em incrementar as atividades de qualificação profissional, cultura e lazer no Case Caruaru.

Uma das oficinas já iniciadas, a de Produção de Vídeo, aborda noções de enquadramento, foco, iluminação e edição. As atividades começaram com a exibição do filme “Coach Carter: Treino para a Vida”, no qual o ator Samuel L. Jackson interpreta um técnico de basquete que, propondo novas regras e condutas, busca ensinar garotos do time da escola a afastar-se da criminalidade e da prisão. Além da reflexão proporcionada pelo filme, os adolescentes do Case Caruaru poderão, ao longo da oficina, pôr em prática as técnicas que aprenderem. As aulas estão sendo ministradas pelo coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, e pelo instrutor Rafael Souto Maior. Há dez socioeducandos inseridos. A carga horária é de 20 horas/aula.

Ainda estão sendo ministradas oficinas de Eletrônica Básica (14 alunos e carga horária de 15 horas/aula), Introdução ao Reparo de Computadores (sete alunos e carga horária de 14 horas/aula) e Introdução à Informática Básica (oito alunos e carga horária de 18 horas/aula). Já o ciclo de palestras tem como temas “Marketing Pessoal”, “Entrevista: Como Encará-la” e “Currículo sem Segredo”. “Temos cinco atividades acontecendo simultaneamente na unidade. Estamos desenvolvendo essa ação com o objetivo de ver a receptividade dos cursos. Já levamos esta mesma caravana para Timbaúba, Garanhuns e Jaboatão e já fizemos uma pequena atividade em Caruaru no mês passado”, explicou o coordenador do Eixo Profissionalização da Funase, Normando Albuquerque.

Além de promover a Caravana Juventude em Movimento, a Funase já está realizando articulações interinstitucionais com o objetivo de oferecer mais atividades nas áreas de qualificação profissional e lazer dentro do Case Caruaru. Estão nos planos para a unidade a promoção de uma oficina de hip hop e um torneio ciclístico.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.