Funase realiza 2º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoverá, na próxima sexta-feira (23), o 2º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). A programação será realizada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife. O objetivo é apresentar, por meio de palestras, apresentações artísticas e mesas redondas, os resultados das atividades realizadas pelo grupo junto a adolescentes, familiares e funcionários da instituição em 2018. O evento terá a capacidade de receber 150 pessoas. As inscrições seguem até esta quarta (21), pelo link https://bit.ly/2DMprBv.

O seminário terá a palestra de abertura “Acolhimento em políticas sobre drogas nos serviços públicos”, ministrada pelo psicanalista e coordenador técnico da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), Flávio Barbosa. Ainda serão discutidas as temáticas “Quebrando o silêncio”, “Contribuições da medida socioeducativa a partir da perspectiva da redução de danos”, “Cuidar de quem cuida”, “Escritores da liberdade: tornando-se autores da sua própria história” e “O mundão: o jornal do adolescente jovem”.

Já o período da tarde contará com as palestras “A implementação do GOD no Case Garanhuns e o olhar de quem protagonizou”, “A metodologia de circular como parte do processo e responsabilização no desenvolvimento socioeducativo”, “Reconstruindo estratégias para redução de danos como também para o empoderamento pessoal e social dos socioeducandos e de suas famílias”, “A experiência feminina”, “Abordagem familiar: o GOD como estratégia e fortalecimento de vínculos”, “O uso sem consciência é uma droga” e a “Experiência do GOD no Cenip Caruaru”. Também serão apresentados estudos de caso, teatro e dança.

Participarão do evento o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro, a presidente da Funase, Nadja Alencar, a diretora geral da Politica de Atendimento da fundação, Íris Borges, e a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, além de gestores e funcionários das unidades socioeducativas.

Para a coordenadora do Eixo Saúde da Funase, Mirtes Martins, o envolvimento dos socioeducandos nas oficinas do GOD foi fundamental para que o evento possa acontecer. “Os adolescentes são protagonistas. Além de escutar, eles se tornam atuantes da ação. O seminário trará relatos de experiências e práticas que foram desenvolvidas desde o início do ano com os jovens”, afirmou.

GOD – O grupo é desenvolvido por meio de 12 oficinas nas unidades da Funase. Os temas abordados são “Meu lugar no mundo”, “Contexto Social”, “Tabaco”, “Álcool”, “Maconha”, “Cola”, “Crack e Cocaína”, “Drogas Psicotrópicas”, “Política de Redução de Danos” e “Construindo Projeto de Vida”, com um encontro de encerramento em seguida. Além do atendimento aos adolescentes, o GOD também possui modalidades voltadas aos familiares (GOD-FAM) e aos agentes socioeducativos da instituição (GOD-ASE).

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.