Governo de Pernambuco reforça Saúde com 580 concursados

Desde 2015, Governo de Pernambuco tem mantido seu compromisso em reforçar as escalas das grandes emergências estaduais com profissionais aprovados em concurso público. Nesta quinta-feira (16.05), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara, na presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, assinou uma nova nomeação, de 580 concursados, que serão lotados em 11 hospitais, além da Farmácia de Pernambuco, atuando em áreas prioritárias, como na assistência materno-infantil e de traumatologia. Nos últimos quatro anos, já são mais de 7,2 mil profissionais chamados para a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Nos últimos anos, diante do aumento da procura pelas nossas unidades de saúde, a gente buscou dotá-las de mais profissionais. São 580 contratados nomeados, sendo mais de 300 médicos que vão atuar em 11 hospitais, os maiores hospitais da rede pública do Estado. O intuito é cuidar das emergências, das urgências, da saúde materno-infantil e salvar vidas”, afirmou Paulo Câmara.

Entre os convocados, estão 312 médicos, 110 enfermeiros, 28 fisioterapeutas, 25 farmacêuticos, 1 assistente social, 84 técnicos de enfermagem e 20 técnicos em farmácia, que irão atuar em 11 hospitais na Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do Interior do Estado. Também serão reforçadas as equipes das unidades da Farmácia de Pernambuco.

“Nós queremos, inclusive, agradecer o grande esforço que todos os profissionais que hoje atuam nas emergências do Estado estão fazendo. Estão se desdobrando para melhor atender a nossa população. Esse ato é um reforço nas escalas para que esses profissionais possam atender com mais celeridade e com mais qualidade as pessoas que precisam das emergências públicas no Estado”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, ao destacar a importância das nomeações para o sistema estadual.

Com as nomeações, sobe para 7,2 mil o contingente de profissionais de saúde aprovados em concursos públicos convocados, desde 2015, para a Secretaria Estadual de Saúde pelo Governo do Estado. Essa soma coloca o governador Paulo Câmara como o gestor que mais contratou profissionais concursados para a rede estadual em toda a história da saúde pública em Pernambuco.

REMANEJAMENTO – Pela primeira vez, a convocação de profissionais aprovados em concurso público é antecedida por um remanejamento interno de servidores. Ao todo, foram disponibilizadas 110 vagas em oito hospitais estaduais, com foco no atendimento em traumato-ortopedia, materno-infantil, neurologia, entre outras áreas. O objetivo é organizar o processo de troca entre hospitais e valorizar os quadros efetivos do Estado que queiram fazer a migração. As vagas são para os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Restauração, Getúlio Vargas, Geral de Areias e Correia Picanço, no Recife; e Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.

SELEÇÕES – Além da convocação de profissionais concursados, a Secretaria de Saúde está com três seleções simplificadas em andamento. Até o dia 24 deste mês, estarão abertas as inscrições para cargos comissionados de gerente para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), valorizando os quadros com maior experiência e conhecimento técnico em saúde pública. Na área de Vigilância em Saúde, a seleção com 31 vagas de nível superior está na fase de análise curricular dos inscritos, para posterior avaliação técnica. A expectativa é que o resultado final seja divulgado até o dia 23 de julho.

Já a seleção para profissionais que atuarão na saúde do sistema prisional, que oferece 259 vagas, teve o resultado preliminar das avaliações curriculares divulgado e os participantes serão submetidos à prova de conhecimentos no dia 07 de junho. O resultado final será divulgado em 12 de julho.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.