Pragana celebra sua arte com exposição “1966” em novo ateliê no Recife

O artista plástico Carlos Pragana faz uma retrospectiva de cinco décadas de pintura em sua nova exposição, com coquetel de abertura no dia 23 de maio, às 18h, em seu novo ateliê, no Pina. Batizada de “1966”, a mostra, organizada pelo arquiteto Diogo Viana, reúne alguns de seus principais trabalhos, com 30 telas que vão reviver as diversas fases do artista pernambucano, começando pelo seu primeiro quadro, pintado em óleo sobre papel, no ano de 1966. A linha do tempo segue com as obras das principais exposições de Pragana ao longo de sua carreira, entre elas, desenhos, acrílicos sobre tela e, mais recentemente, colagens.

O vernissage da mostra será comemorado por diversos amigos e familiares de Pragana, um grande encontro entre artistas de diferentes gerações. Após a abertura oficial, a exposição seguirá aberta ao público, diariamente, das 14h às 18h, até o dia 30 de junho.

ATELIÊ – Com a exposição “1966”, o público será apresentado ao novo ateliê de Pragana, que tem projeto assinado pelo arquiteto Carlos Fernando Pontual. Com 160 metros quadrados, o local possui salas de exposição e de trabalho, onde o artista plástico costuma criar as suas telas.

SOBRE O ARTISTA – Nascido no Recife, em 1952, onde vive e trabalha, Carlos Pragana iniciou nas artes plásticas durante a infância e, oficialmente, em 1999. Autodidata, o artista que trabalha com pinturas, esculturas, colagens, desenhos, serigrafia e fotografia, é um dos principais mestres da área e já participou de diversas exposições individuais como “Pragana” (2001) e “O Homem e Sua Sombra” (2009), no Museu do Estado de Pernambuco; “Desconstrução” (2012), no Centro Cultural dos Correios; “Aglutinar” (2013), na Arte Plural Galeria, entre outras, e exposições coletivas “Artes Plásticas Itinerantes” (2003); “Recife 468 anos” (2005), na Galeria Ranulpho; “Coletiva de Junho” (2010), no Espaço Brennand; e “Ano 11”, na Galeria Mariana Moura.

Serviço
Exposição “1966”, de Carlos Pragana
Local: Ateliê Carlos Pragana – R. Gago Coutinho, 500, Pina – Recife/PE
Coquetel de abertura: 23/05/2019, quinta-feira, às 18h
Visitação: 24/05 a 30/06 | 14h às 18h | Entrada gratuita

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.