São João 2019 ganha corpo; forró já rolou na zona rural

Pedro Augusto

Desde o início da segunda quinzena do mês de maio que a estrutura física do São João 2019 de Caruaru tem sido montada pela Talentos Promec – empresa ganhadora da licitação promovida pela Prefeitura. De acordo com as informações da Fundação de Cultura e Turismo, a montagem dos polos do maior evento junino do país encontra-se no seu curso habitual, sem maiores atropelos, prevista para ser pontualmente finalizada na data estimada. Neste ano, os festejos da Capital do Forró foram iniciados no dia do aniversário do município, ocorrido no último sábado (18), na Vila de Itaúna, na zona rural. Lá, os moradores tiveram oportunidade de conferir as atrações do São João da Roça, com destaque para os shows de Azulão e Azulinho e do grupo Fole de Ouro.

A grade de programação do Maior e Melhor São João do Mundo se estenderá até o próximo dia 14 de julho. Conforme ressaltou o secretário-executivo de eventos da FCTC, Fúlvio Wagner, por mais um ano a estrutura física instalada estará à altura da grandeza dos festejos da Capital do Forró. “O São João de Caruaru é a maior festa popular do Brasil, são mais de 30 dias de programação, e a prefeita Raquel Lyra, através de suas secretarias, não tem medido esforços para dotar o evento da melhor infraestrutura possível. Assim como ocorreu nos dois anos anteriores, em 2019 o evento contará com todos os polos estruturados, oferecendo muita comodidade e segurança”, afirmou.

Na entrevista, Fúlvio também destacou o bom andamento da montagem. “Estamos acompanhando, com as equipes de arquitetos e engenheiros da PMC, o desenrolar das instalações, que têm ocorrido no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, na Estação Ferroviária, no Alto do Moura etc. O cronograma está sendo cumprido à risca pela empresa licitada e nos encontramos tranquilos quanto à finalização da montagem. No próximo dia 1º, quando será dada a largada para a maratona de shows e apresentações nestes polos principais, a garantia é de que tudo esteja à disposição dos caruaruenses e turistas. Desde o ano passado que temos nos reunido periodicamente com os órgãos ligados à festa para conseguirmos dotá-la cada vez mais de infraestrutura e o balanço final novamente deverá ser bastante positivo”, acrescentou o secretário.

Durante a realização do São João de Caruaru, órgãos como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Destra, Ministério Público, além de toda uma gama de secretarias municipais como as de Saúde, de Serviços Públicos, de Ordem Pública, dentre outras, prestarão os serviços necessários em todos os polos da festa, que também em 2019 estão presentes na zona rural.

“Quando a prefeita Raquel assumiu o governo, o São João passou a ser realizado também na zona rural, haja vista que as antigas gestões voltavam as suas atenções apenas para o Pátio de Eventos, esquecendo-se até da Estação Ferroviária. Hoje, ele, além de se encontrar descentralizado contemplando não só as comunidades, mas a todos os tipos de públicos, se encontra muito mais organizado e cuidado. Neste ano, haverá 12 polos na zona rural, bem como um no Monte do Bom Jesus, o que promete fortalecer ainda mais a festa!”, complementou Fúlvio Wagner.

Decoração

Em paralelo à montagem física dos polos, a prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo, também se encontra, neste momento, com as atenções voltadas para instalar a decoração do evento. Em 2019, a identidade visual do São João de Caruaru está contando com a participação do xilogravador J. Borges, que produziu quatro obras exclusivas para esta finalidade. Elas retratam a Feira de Caruaru, o Monte do Bom Jesus e uma banda de pífanos, além da fonte utilizada. Foram disponibilizadas ainda mais de 30 peças para reprodução. Pela terceira vez, o responsável pela cenografia é o designer e cenógrafo Whalter Holmes, natural da Capital do Agreste.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.