Ação de Cidadania realiza mais de 27 mil atendimentos nos meses de maio e junho

Mais de 27 mil atendimentos à população foram realizados nas últimas quatro Ações de Cidadania realizadas pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Em cada ação, nas manhãs de sábado, são disponibilizados, em média, 130 serviços. Todos gratuitos.

De maio até a primeira quinzena de junho, os mutirões de serviços atenderam as populações dos bairros de Pau Amarelo (Paulista), Vila da Cohab (Cabo de Santo Agostinho), Cabanga e Estância (Recife), todos em parceria com as prefeituras e parceiros da iniciativa privada. A próxima Ação de Cidadania ocorrerá neste sábado (15), no município de Barra de Guabiraba (Agreste), distante 127 quilômetros do Recife.

As Ações de Cidadania são coordenadas pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, por meio da Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime. Os serviços são disponibilizados pelas secretarias e órgãos estaduais, prefeituras e parceiros privados.

Apenas numa manhã, as pessoas podem tirar documentos (RG, CPF, CTPS, certidões de nascimento, casamento e óbito; cartões do VEM Livre Acesso e do SUS), realizar exames de saúde (mamografia, preventivo de colo do útero, testes de sífilis e HIV/Aids), tomar vacinas, se inscrever para as 30 mil vagas em cursos profissionalizantes e preparatórios oferecidos pelo Programa Juventude Presente. Os cidadãos também podem cortar cabelo, negociar e parcelar débitos com a Compesa e a Celpe, e receber atendimentos na área jurídica entre outros.

Todos esses serviços também serão disponibilizados no próximo sábado (dia 15), no município de Barra de Guabiraba. A Ação de Cidadania acontecerá, das 8h às 12h, nas dependências da Escola Municipal Professora Francisdete Tenório de Holanda Silva (Praça Carlos Augusto Alves de Araújo), no bairro Nova Esperança.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.