Dicas para melhorar o orçamento familiar

Em tempos de crise ou não, é crucial ter um bom planejamento financeiro para a família. Equilibrar o orçamento depende de vários fatores como o padrão de vida, os gastos mensais e os desperdícios. Para garantir a saúde financeira e melhorar esse orçamento, toda a família deve agir em conjunto e de forma disciplinada. Aqui estão algumas dicas apresentadas pelo Simplic para começar:

1. Faça uma reunião com toda a família
Se toda a família deve estar envolvida, o melhor é começar com uma reunião que coloque todos em busca do mesmo objetivo. Todos devem estar conscientes de seus gastos e das formas de economizar, até mesmo as crianças, começando com coisas simples, como apagar as luzes ao sair do quarto.

2. Pesquise antes de comprar
É um erro comprar logo na primeira loja onde se encontra um produto. Antes de decidir, pesquise em pelo menos 3 lojas, inclusive na internet, para procurar pelo melhor preço e melhores condições de compra. Procure pagar à vista, para não gerar dívidas futuras.

3. Reduza o desperdício
Antes de cortar novos gastos, é preciso eliminar o desperdício do dia-a-dia. Pode-se começar em casa, apagando as luzes onde não há ninguém e usando o ar condicionado com menos frequência. Depois, os gastos com alguns confortos podem ser reduzidos, como aquele almoço na rua por preguiça de cozinhar.

4. Tenha controle sobre todos os gastos
Tenha atenção minuciosa a todas as contas e cobranças mensais. O detalhamento dessas informações pode revelar gastos desnecessário ou cobranças irregulares.
É importante que tudo seja colocado no papel, usando planilhas, por exemplo.

5. Estabeleça metas de gastos
Para cada categoria do orçamento, um limite de gastos. Isso deve ser acordado em família para que nenhum membro gaste mais do que foi estipulado. É importante acompanhar diariamente se tudo está dentro do plano e, caso algum orçamento seja ultrapassado, os gastos de outra categoria terão que diminuir.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.