HRA realiza complexa cirurgia bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de algumas patologias que acometem a face, como cistos e tumores. Além disto, também é responsável pelo tratamento de traumas em face, como fraturas dos ossos e lesões em tecidos moles, como pele e músculos.

No Hospital Regional do Agreste, os especialistas realizam cirurgias de traumas complexos de face, e a unidade vem se tornando referência no interior do Estado para este tipo de cirurgia. No início de junho, a equipe da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial realizou a primeira cirurgia do ano para tratar um tumor agressivo benigno em mandíbula.

Através de uma moderna técnica cirúrgica reconstrutiva, realizada multidisciplinarmente através das equipes de cirurgia Bucomaxilofacial, Ortopedia e cirurgia Plástica, foram utilizados os recursos de microcirurgia com microscópio, unindo os vasos arteriais e venosos, para a retirada do tumor. De acordo com o cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial Diogo Brainer, o procedimento proporcionou mais qualidade de vida ao paciente. “Esta intervenção garantiu uma melhor recuperação, com menos sequela e possibilidade de reabilitação mais adequada após a remoção da mandíbula, ocasionada pelo tumor”, explicou.

No interior de Pernambuco, apenas o HRA realiza este tipo de cirurgia. Entre 2016 e 2018, cinco procedimentos deste porte já foram realizados na unidade, que é referência para traumas na face, e há mais três para serem realizados em 2019. É um procedimento que tem um alto custo, com investimentos para aquisição de materiais específicos, como placa de reconstrução e parafusos, micro-fios, micro-clips, sendo tudo custeado pelo SUS.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.