Planejamento estratégico é tema de curso em Caruaru

Estão abertas as inscrições para o curso Planejamento Estratégico Intermediário que acontecerá de 28 a 31 de janeiro no horário das 18h às 22h no Sebrae Caruaru. O curso terá 16 horas de aula e duas horas destinadas para consultoria com atendimento personalizado. O investimento é de R$ 80 (oitenta reais) e a inscrição é feita pelo link https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/10105474

O curso foi desenvolvido com o propósito de orientar o empresário para construção do planejamento estratégico de sua micro ou pequena empresa. Por meio de conceitos e técnicas vai possibilitar ao participante do curso a construção de um plano para atingir uma situação futura desejada.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que aponta medidas corretivas diante da identificação de pontos fracos do negócio e ameaças da concorrência. Ele possibilita o conhecimento sobre o negócio e o mercado, que permite ao empreendedor enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

A programação do curso prevê uma parte teórica com apresentação de conceitos e técnicas para elaboração de um planejamento estratégico. O participante terá duas horas de consultoria, podendo avaliar os detalhes do planejamento realizado por ele mesmo para seu próprio negócio. “O período é bem importante também. Realizamos o curso agora em janeiro e assim o empreendedor já começa o ano traçando planos de sucesso para seu empreendimento”, destacou Amanda Ferreira, analista de Sebrae.

SERVIÇO

Curso Planejamento Estratégico Intermediário

de 28 a 31 de janeiro no horário das 18h às 22h

Investimento é de R$ 80 (oitenta reais)

Inscrição no link https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/10105474
Sebrae Caruaru, Rua Adjar da Silva Casé, 277. Indianópolis.

Telefone: 21038400

Três coisas que você precisa saber para comprar um imóvel com o FGTS

Pode parecer difícil e burocrático usar o FGTS para comprar imóvel. As regras passam por alterações e nem sempre conseguimos acompanhar essas mudanças e saber de que forma poderemos nos enquadrar para usar o benefício. Mas passar por todo esse processo vale a pena para quem quer realizar o sonho de adquirir um imóvel.

Para ajudar você a entender como o fundo de garantia pode ser usado na aquisição de um imóvel, a Construtora Trisul orienta sobre os requisitos que o comprador deve ter para atender às exigências da Caixa. Também mostra quais são as condições que o imóvel deve ter para que o valor seja liberado. Confira abaixo:

1. Saiba quais são as exigências para usar o FGTS para comprar imóvel
Se você é trabalhador e tem contrato pelo regime celetista, ou seja, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), então recebe, todos os meses, no fundo de garantia, 8% do valor do seu salário, pagos pela empresa onde você trabalha. Esse dinheiro é depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal vinculada ao seu CPF.

Existem três possibilidades de retirada desse valor. Para comprar ou construir um imóvel residencial, tanto para pagamento total quanto para entrada em um financiamento, para amortizar ou liquidar o saldo devedor ou quitar a sua dívida, caso tenha feito empréstimo para a compra, ou para pagar uma parte do valor das parcelas”, esclarece.

São necessários alguns requisitos para que o comprador possa usar o benefício. É necessário ter três anos de carteira assinada, recebendo FGTS, mesmo que em empresas distintas; não ter financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação); não ser proprietário de nenhum imóvel residencial urbano, nem ter usufruto ou ser cessionário no local onde mora ou próximo a ele; quando pedir para sacar o FGTS, não estar com o pagamento de parcelas atrasadas do financiamento e ser titular do financiamento, caso pretenda usar o dinheiro do fundo para pagar parte do valor das parcelas”, revela.

2. Entenda como deve ser o imóvel para que o dinheiro seja liberado
A Caixa Econômica Federal também tem algumas exigências sobre o imóvel para que haja a liberação dos recursos. Para começar, o valor do imóvel não pode ultrapassar os R$ 950 mil nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. No restante do Brasil, o teto é de R$ 800 mil. A partir de janeiro de 2019, a regra vai mudar. O valor máximo do imóvel será de R$ 1,5 milhão em todo o país”, relata Lucas Araujo, superintendente de Marketing da Construtora Trisul.

Se o dinheiro for usado para construção, o terreno deve ser de propriedade da pessoa que vai sacar o FGTS. Além disso, o imóvel deve ser urbano e deve ser destinado à moradia. A Caixa Econômica Federal também faz, antes da liberação, uma avaliação do imóvel, para atestar se há condições de habitação e se não há problemas estruturais na construção. Você deve estar atento à documentação do imóvel, também: ele deve ter o devido Registro de Imóveis e não pode ter nenhum registro de gravame, algo que impeça a sua comercialização. Um exemplo disso é um bem que ainda está sendo partilhado. Por fim, se você usar o fundo de garantia para compra de terreno ou para iniciar a construção, deverá esperar, no mínimo, três anos para que possa utilizar novamente o benefício nesse imóvel”.

3. Veja como fazer para sacar o FGTS
O passo a passo para a retirada do FGTS para comprar imóvel acontece da seguinte forma: primeiro consulte o saldo do fundo de garantia; separe a documentação necessária (documento de identidade, extrato da conta do FGTS, declaração completa do Imposto de Renda e certidão de casamento ou de união estável, se for o caso); e procure a Caixa Econômica Federal para apresentar a documentação e verificar a possibilidade de uso do benefício.

A liberação do FGTS para comprar imóvel é uma das formas mais seguras de conseguir adquirir a casa que sonha. Confira as melhores opções oferecidas pela Caixa Econômica Federal e reúna os seus documentos .

Sobre a Trisul

A Trisul está há mais de 30 anos no mercado. São mais de 200 empreendimentos, 20 mil clientes atendidos, o que corresponde aproximadamente a 2,5 milhões de metros quadrados de áreas, entre prédios entregues e os que estão em construção. Em 2007 a companhia abriu seu capital por meio de oferta pública de ações, mediante a adesão ao Novo Mercado da Bovespa. A Construtora também criou a Universidade Trisul, um portal de internet com informações completas, dicas e curiosidades do universo da construção civil e todas as etapas de construção de seus empreendimentos.

Sesc Ler Buíque com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA

O Sesc Ler Buíque está com matrículas abertas para turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 1ª e 2ª fases. As matrículas podem ser feitas no Ponto de Atendimento da Unidade, localizada na Rua Projetada, s/n, no Bairro Frei Damião, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com exceção da quarta, quando os atendimentos são das 8h às12h e das 13h às 17h.

Os interessados em se matricular precisam ter 15 anos completos e apresentar documentos pessoais: comprovante de escolaridade, identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. As aulas serão iniciadas no dia 6 de fevereiro. As aulas da Educação de Jovens e Adultos serão sempre de segunda a sexta, das 18h às 22h. Para se matricular na Alfabetização de Jovens e Adultos, não é necessário documento de escolaridade.

Matrículas Ensino Fundamental – Também estão sendo disponibilizadas vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental. Para a matrícula são necessários os documentos da criança (certidão de nascimento, cartão de vacina, CPF e histórico escolar) e do responsável (identidade, CPF e comprovante de residência). As vagas são para o turno da manhã, das 8h às 12h.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br. 

 Serviço: Matrículas EJA (1ª E 2ª fases) e Ensino Fundamental (1º ano)

Horário: Segundas, terças, quintas e sextas: 8h às 12h e 14 às 18h | Quartas: 8h às 12h e 13h às 17h

Local: Ponto de Atendimento – Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, s/n – Bairro Frei Damião

Informações: (87) 3855-2230

Curso de Assessoria Executiva Digital está com vagas abertas para 2019

Profissionais que desejam seguir a carreira de assessoramento de negócios ganharam uma nova possibilidade de formação, com uma visão mais moderna da área. O Centro Universitário Internacional Uninter está com vagas abertas para o curso à distância de “Assessoria Executiva Digital”. A nova graduação é voltada para profissionais que pretendem atuar na assessoria a profissionais liberais, digital influencers e organizações em geral, operando com competência técnica e sistematização. O curso confere título de tecnólogo ao final de dois anos e permite a escolha entre dois perfis: Assessoria Digital ou Gestão Comportamental.

“O curso propicia as bases para o desenvolvimento de competências necessárias para assessorar, tanto empresas como profissionais liberais. O assessor executivo digital formado neste curso estará preparado para interagir com ambientes físicos e virtuais”, explica o coordenador do curso, professor Rodrigo Müller.

Segundo ele, o curso foi criado como forma de atender às novas dinâmicas do mercado de trabalho, que passa por transformações devido à intensificação do uso das tecnologias – como o trabalho em home office, por exemplo. “Cada vez mais as relações mediadas pela internet e pelas ferramentas de tecnologias da informação e comunicação se fazem presentes no cotidiano de organizações e de profissionais”, diz.

A formação

O aluno que busca o curso deve ser alguém dinâmico e atento às tendências do mercado e da sociedade. A grade curricular tem uma parte fixa, que fornece as bases da profissão, e outra flexível e personalizável, fornecendo conhecimentos relevantes até mesmo para quem já trabalha na área.

Müller explica que o percurso de Assessoria Digital é mais recomendado para aqueles que desejam atuar com análise de mercado, gestão de mídias sociais e gestão de espaços colaborativos, por exemplo. Já quem optar por Gestão Comportamental vai se dedicar a assuntos como gestão de projetos de mudança, técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional, coaching, mentoring e design thinking.

A grade curricular completa, bem como o link de inscrição para o vestibular, está disponível no site do curso. As aulas iniciam no dia 18 de fevereiro de 2019, sendo que as provas podem ser agendadas até o dia 6 de março. Para mais informações, acesse: https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-assessoria-executiva-digital/

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de Ensino à Distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 850 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Favoritos, Sport, Náutico e Santa Cruz devem lutar por título pernambucano em 2019

A bola começa a rolar nos gramados de Pernambuco a partir deste sábado (19). A edição deste ano do estadual contará com dez representantes. Sport, Náutico e Santa Cruz tentam manter a hegemonia dos clubes da capital, enquanto as equipes do interior buscam um título ainda inédito.

Apesar do esforço dos times do interior, os três grandes da capital são favoritos absolutos para conquistar o título estadual. Salgueiro e Central quase quebraram a escrita nos dois últimos anos. Os times chegaram à final do Pernambucano em 2017 e 2018, mas foram derrotados por Sport e Náutico, respectivamente, e adiaram o sonho de ser campeão pela primeira vez.

Em 2019, Afogados, América, Central, Flamengo de Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Vitória tentam desbancar os grandes.

Por Paulo Henrique Gomes

Pesquisa mostra que carreiras militares estão em alta no Brasil

As carreiras militares estão em alta no Brasil e a procura por concursos públicos nesta área tem crescido de forma significativa, impulsionado também pelo resultado das eleições presidenciais, elegendo o Capitão do Exército, Jair Messias Bolsonaro, como Presidente do Brasil.

Segundo mapeamento do Gran Cursos Online, portal especializado em capacitação para
concursos públicos, as carreiras militares mais procuradas para este ano de 2019 estão ligadas à Polícia Militar do Estado de Roraima, Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, com dezenas de cargos abertos.

Não é de hoje que as carreiras militares são desejadas entre os brasileiros, afinal, os cargos públicos diretamente ligados à segurança do Estado recebem os maiores salários do País, podendo chegar ao valor de R$ 13.471,00, entre os cargos mais elevados da patente.

Sobre o Gran Cursos Online

Com tradição de 30 anos no mercado educacional e mais de 650 mil aprovados em concursos públicos, o Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

Fernando Ribeiro Lins é o novo presidente da CAAPE

O advogado Fernando Ribeiro Lins é o novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), braço assistencial da OAB Pernambuco. Ele vai dirigir o órgão de 2019 a dezembro de 2021, durante toda a gestão do advogado Bruno Baptista à frente da presidência da OAB-PE.

Fernando Ribeiro assume a presidência da CAAPE depois de já ter exercido os cargos de conselheiro, julgador do Tribunal de Ética da OAB-PE, secretário geral adjunto e secretário geral da OAB-PE. “É com essa experiência dentro do sistema OAB-PE, que me permitiu conhecer de forma ampla as principais demandas da
classe, que quero reforçar ainda mais a política de assistência às advogadas e advogados de todo o estado de Pernambuco”, diz.

Uma das metas do novo presidente da CAAPE é expandir a rede de empresas de produtos e serviços do Programa Anuidade Zero, que permite que os advogados pernambucanos acumulem pontos para reduzir, e até zerar, os valores pagos a título de anuidade à OAB. Ele também quer interiorizar ainda mais as ações da CAAPE,
levando para o interior do Estado todos os serviços à disposição dos colegas da capital, e apoiar a jovem advocacia.

Também compõem a nova diretoria da CAAPE a vice-presidente Patrícia Maaze; o secretário geral Cláudio Alexandre Correia; a secretária geral adjunta Newdylande Oliveira; o tesoureiro Ricardo Sampaio e os suplentes Juliana Galdino, Deivson Alves e Gener Serralva.

Fernando Ribeiro Lins é formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1997, com pós-graduado em direito empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atua nas áreas de direito civil, comercial e tributário no escritório Correia de Carvalho & Ribeiro Advogados, onde é sócio diretor.

Nota de Esclarecimento

A Diocese de Caruaru divulgou recentemente um release esclarecendo o processo de aposentadoria dos Bispos, canonicamente chamado “emeritude”. Em virtude das informações equivocadas que foram divulgadas por alguns veículos de comunicação, a Diocese vem a público reafirmar que Dom Bernardino Marchió apenas cumpriu o procedimento exigido pelo Código de Direito Canônico: “o Bispo Diocesano que tiver 75 anos de idade completos deve apresentar renúncia do seu ofício ao Santo Pontífice, o Papa, que deverá avaliar as circunstâncias do processo para nomeação de um novo bispo”, Cânon 401, parágrafo primeiro.

No momento, Dom Bernardino é Bispo “Nunc Pro Tunc”, ou seja, é Bispo de Caruaru até o momento em que o Papa Francisco comunicar oficialmente outra decisão.

A apresentação do pedido de renúncia da parte de Dom Bernardino não cessa de imediato nenhuma das suas funções e compromissos episcopais, continuando plenamente no exercício do seu ministério, cumprindo sua agenda normal de atividades pastorais.

Secretário Sileno Guedes realiza primeira reunião de trabalho na Funase

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, participou da primeira reunião de trabalho na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado à pasta que ele passou a comandar neste mês de janeiro. Na ocasião, o gestor conheceu a sede da instituição, no bairro dos Aflitos, no Recife, cumprimentou funcionários, visitou espaços como a galeria dos ex-presidentes da fundação e teve um panorama de avanços e desafios da Funase.

Após a inauguração de duas unidades feita pelo governador Paulo Câmara no fim de dezembro de 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) está prestes a entregar o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Guararapes, em Jaboatão. A unidade, cujo término da construção está previsto para março de 2019, terá 90 vagas de internação para adolescentes do sexo masculino. Ainda se apresenta como meta a construção de uma nova unidade para o público masculino em Arcoverde e de novas unidades de internação, internação provisória e semiliberdade para socioeducandas no Agreste do Estado.

Em palavra aos funcionários da Funase, o secretário Sileno Guedes destacou que sua gestão na SDSCJ privilegiará o diálogo. “O mote da nossa relação será de muita proximidade. Trabalharemos duro para dar as respostas aos compromissos que foram assumidos pelo governador Paulo Câmara, fazendo os ajustes necessários e contando sempre com essa dedicação que tem feito a Funase dar resultados reconhecidos pelo Governo. Vamos, portanto, ter momentos de muito diálogo”, destacou.

A recepção ao secretário foi feita pela presidente da Funase, Nadja Alencar, pelos cinco diretores da instituição e por coordenadores, supervisores e assessores. “Agradecemos a confiança que o governador e o secretário nos deram e pela percepção de que os bons resultados obtidos são graças à equipe que está na sede da Funase e a que está na ponta, nas unidades”, afirmou Nadja.

Imagem: J. Damião/Funase

Jovem morre ao tentar proteger mãe de assalto

O jovem Matheus dos Santos Lessa, de 22 anos, foi assassinado ontem (15) na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, durante tentativa de assalto em um estabelecimento comercial. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi baleado quando os assaltantes fizeram disparos com suas armas e o jovem tentou proteger sua mãe.

O caso aconteceu na rua Francisco Furtado, no bairro de Guaratiba. De acordo com a PM, os criminosos fugiram depois de efetuar os disparos.

Equipes da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital investigam o caso. Os técnicos fazem diligências em busca de testemunhas e imagens que possam ajudar na elucidação do caso.