Icia receberá homenagem na Câmara de Vereadores de Caruaru

Através de propositura do presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PSDB), o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) irá receber, nesta quarta-feira (11), uma homenagem pelos seus 15 anos de existência. A sessão solene deverá acontecer às 20h, na sede do Poder Legislativo de Caruaru.

Para o propositor da solenidade, o trabalho que o Icia vem realizando ao longo dos anos é de fundamental importância. “O Icia merece esta homenagem. Como parlamentar, uma das minhas funções também é fazer com que setores relevantes e indivíduos engajados com as questões sociais do município recebam o seu devido reconhecimento, a partir de ações desta casa. E o instituto faz um belo trabalho no que diz respeito ao tratamento das crianças com câncer e amparo e apoio às famílias. Algo imprescindível na vida de quem enfrenta uma doença tão agressiva”, destaca Lula.

O Icia

Funcionando como uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) nasceu a partir da ideia do médico Luiz Henrique Soares, em 2003, e o seu objetivo é trazer tratamento, apoio e atendimento multidisciplinar gratuito para crianças com câncer. Até o momento mais de 60 mil atendimentos já foram feitos na instituição.

O que? Homenagem aos 15 anos do ICIA

Quando? Quarta-feira, 12, ás 20h

Onde? Poder Legislativo de Caruaru

Artigo: Como fidelizar clientes?

Por Antonio Bigaton

Se conquistar clientes já é uma tarefa árdua, fidelizar é ainda mais desafiador. Com a concorrência cada vez maior e as distâncias sendo reduzidas ao toque de um clique, o cliente só volta a comprar no mesmo lugar se ficar realmente muito satisfeito. E, não estamos falando apenas da qualidade de um produto ou serviço. Com o consumidor mais bem informado e exigente, são muitas as variáveis que ele considera antes de se tornar fiel a um estabelecimento. Por esse motivo, listei aqui dicas preciosas para fazer o seu cliente voltar sempre.

– Invista num bom atendimento: Atenda os seus clientes como você mesmo gostaria de ser atendido. Cortesia e presteza são fundamentais a qualquer profissional que lide diretamente com o público. Portanto, é fundamental investir em bons treinamentos para que sua equipe seja capaz de oferecer um atendimento de excelência, fazendo com que o cliente se sinta à vontade, encontre o que procura e, principalmente, que saia muito satisfeito com a experiência vivida dentro do seu estabelecimento.

– Entenda bem o seu cliente: Com tantas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, certamente existe uma que atenda exatamente as suas necessidades para entender bem o perfil do seu cliente. Sabe-se que as pessoas não querem mais ser tratadas apenas como “mais um”. Para dar esse toque especial e refinar o relacionamento, é preciso conhecer o cliente mais a fundo. Qual é a frequência que ele visita a sua empresa? O que ele costuma procurar? Qual é o comportamento dele dentro da loja? Ter essas informações e usá-las de forma estratégica é crucial nos dias de hoje.

– Aposte na comunicação: Além de ser conhecido, seu cliente deseja ser impactado com informações relevantes para ele. Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem desempenhado um excelente papel, oferecendo informações em cada fase de maturação do cliente. Se ele ainda está na fase de busca e pesquisa, um e-book com mais informações sobre o seu produto ou serviço pode agradar. Já se ele estiver decidido a comprar, um cupom de desconto pode fazer a diferença entre o sim e o não dele.

– Crie uma experiência: Independentemente se você trabalha com produtos ou serviços, o que todo cliente busca hoje é viver uma experiência de compra. Então, aposte em criar momentos memoráveis para ele. Mostre ao seu cliente que ele é único e merece ser tratado com muito cuidado. Busque pequenas personalizações, como tratá-lo pelo nome, descobrir o motivo dele estar buscando a sua empresa, quais são as expectativas dele, etc. Tendo informações valiosas vai ficar muito mais fácil encantar.

– Dê algo mais aos VIPs: Clientes fiéis não merecem ser tratados da mesma forma que todos os outros. Aposte em programas de fidelidade, capazes de fazer com que ele se sinta realmente recompensado por frequentar sempre o seu estabelecimento. Ofereça vantagens que vão além do “faça 10 e ganhe 1”. Felizmente, hoje há vários recursos que permitem criar vantagens realmente atrativas para o cliente premium, como é o caso do Unique Club, um clube de vantagens que oferece descontos em milhares de empresas, como restaurantes, livrarias, cinema e universidades. Os benefícios vão muito além do seu espaço.

– Capte depoimentos: Não importa se a compra é de baixo ou grande valor. Todo cliente gosta de saber que por aquela empresa já passaram clientes tão satisfeitos que foram capazes de deixar o seu depoimento. Aqui pode ser uma foto, um vídeo ou um relato escrito. Isso aumenta a confiança de quem está chegando agora e motiva novas compras. Mantenha os depoimentos sempre atualizados, a fim de que o cliente que volta, veja que há cada vez mais clientes satisfeitos ali.

Seguindo todas essas dicas, as chances de o seu cliente voltar e se tornar fiel aumentam consideravelmente. Buscar um concorrente nem vai estar nos planos dele. Sendo bem cuidado e muito mimado, nenhum cliente vai deixar de consumir o que você tem a oferecer. Afinal, você não vende apenas produtos ou serviços. Você entrega benefícios e valor.

Antônio Bigaton é Administrador de empresas formado pela FAAP e sócio diretor da Company Group.

Justiça concede liberdade a 44 socioeducandos do Case Abreu e Lima

As audiências concentradas promovidas pela Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição na segunda (10) e nesta terça-feira (11) resultaram na extinção da medida socioeducativa de metade dos adolescentes e jovens que tiveram os processos reavaliados. Dos 51 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima que participaram das sessões, 25 foram liberados e puderam voltar para casa. Outros 19 foram beneficiados com a liberdade assistida, passando a cumprir a medida socioeducativa em meio aberto, com acompanhamento da Justiça. Com isso, 44 socioeducandos puderam deixar a unidade. Nos dois dias de mutirão, apenas sete tiveram a internação mantida pelo Judiciário.

As sessões ocorreram na sede do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no bairro da Boa Vista, no Recife. Só no primeiro dia, 35 internos participaram das audiências. Quinze deles receberam a extinção da medida, 14 conquistaram a liberdade assistida e seis tiveram a internação mantida. Já nesta terça-feira, dos 16 avaliados, dez tiveram a medida extinta e cinco conquistaram a liberdade assistida. “Neste segundo dia, apenas um socioeducando voltou para a unidade. Foi um processo vitorioso, em que várias diretorias, setores e unidades da Funase se uniram disponibilizando técnicos, agentes socioeducativos, veículos e outros meios para atender a uma grande logística e garantir a participação dos 51 socioeducandos nas audiências”, disse a diretora geral da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges.

Para o coordenador geral do Case Abreu e Lima, Abinoan Barboza, o resultado das audiências concentradas foi simbólico, sobretudo, para os socioeducandos, que se viram recompensados pelo bom comportamento e pelo envolvimento em atividades pedagógicas, itens considerados pela Justiça no momento de rever os processos dos adolescentes. “Finalmente podemos comprovar aos socioeducandos que a cultura de paz, o envolvimento e o aproveitamento nas atividades pedagógicas proporcionou a eles a conquista da tão desejada liberdade, com a consciência de que há bons caminhos a serem seguidos numa sociedade onde podem e têm o direito de ser incluídos. Faço agradecimentos à minha equipe e a todos os que contribuíram para esse momento nesses dois dias”, afirmou.

As audiências concentradas foram implantadas em Pernambuco em 2013, beneficiando, até agosto de 2018, aproximadamente 1.417 socioeducandos. Somente nos últimos três meses, quatro Casas de Semiliberdade (Casem) receberam os mutirões, que beneficiaram 47 pessoas. No último mês de junho, seis adolescentes da Casem Caruaru tiveram os processos analisados, e um teve a medida extinta. No mês seguinte, foi a vez de as socioeducandas da Casem Santa Luzia, no Recife, serem contempladas. Já em agosto, ocorreram mutirões em outras duas unidades. Na Casem Areias, oito adolescentes tiveram os casos reavaliados, e dois receberam a extinção da medida. Já na Casem Casa Amarela, participaram 23 socioeducandos. Quatro deles foram liberados para o cumprimento da medida socioeducativa em meio aberto.

Prefeitura de Sanharó tem avaliação positiva na Saúde

A população de Sanharó tem mais um motivo para comemorar na área da Saúde. As equipes de Saúde da Família e do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), da Secretária de Saúde, obtiveram classificação “Boa” e “Muito boa”, em avaliação realizada pelo Ministério da Saúde.

A avaliação é feita através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso com Qualidade (PMAQ). Nesse processo, equipes do Ministério da Saúde visitam as unidades de atendimento e avaliam a qualidade dos serviços.

O secretário de Saúde de Sanharó, Hérico Costa, faz questão de parabenizar todos os profissionais e funcionários que compõem as Equipes de Saúde da Família e do NASF. “Este resultado mostra também o compromisso do prefeito com os serviços básicos de saúde em nosso município, que é a porta de entrada do SUS. Parabéns a todos”.

O prefeito Heraldo Oliveira destaca que essa é mais uma das conquistas na área. “A semana passada recebemos um ônibus especialmente projetado para transportar pacientes que precisam de Atendimento Fora do Domicílio (TFD). Entre outras coisas, estamos construindo três Unidades Básicas de Saúde”, completa.

PMC realiza plenária para elaboração da LOA 2019 no Maurício de Nassau

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº101/2000), convida a comunidade do Território de Gestão Sustentável 6 para participar da 6ª Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício de 2019, que ocorrerá nesta quarta-feira (12), às 19h, no Colégio Municipal Álvaro Lins, localizado no bairro Maurício de Nassau.

Participam da audiência, moradores e lideranças comunitárias dos bairros: Maurício de Nassau, Luiz Gonzaga, Nova Caruaru, Parque da Cidade, Severino Afonso, Fernando Lyra e Universitário.

Serviço:

O quê? Audiência Pública para elaboração da LOA 2019

Quando? Quarta-feira, 12 de setembro

Onde? Colégio Municipal Álvaro Lins, Maurício de Nassau

Horário? 19h

93% das crianças já se vacinaram contra pólio e sarampo

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, indicam que a média nacional de vacinação está em 93%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo, para as duas vacinas. Mais de 4 mil (72%) municípios do país cumpriram a meta.

A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independente da situação vacinal. Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “A Campanha termina na próxima sexta-feira (14). Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

Os estados do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá já atingiram a meta de 95% das crianças vacinadas. O esforço dos profissionais de saúde e da população tem apresentado bons resultados em capitais como Recife (PE), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Vitória (ES), que superaram a meta da campanha. Manaus, que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, também já vacinou 95% do público-alvo, com 103% de cobertura vacinal contra o sarampo, e de 95,23%, para a poliomielitemielite.

Os gestores públicos têm até 15 dias para informar no SI-PNI quantas doses das vacinas foram aplicadas. Para mais informações, acesse a página especializada sobre vacinação no portal do Ministério da Saúde.

Projeto Acorda leva dança popular para cidades de Pernambuco

Depois de viajar por todo o Estado e perceber a carência de grupos de dança popular que preservem a história nordestina, os bailarinos e pesquisadores Christianne Galdino, Pedro Pernambuco e Carmem Queiroz, ao lado da produtora cultural Carla Navarro, desenvolveram o Acorda – Ações Coordenadas em Dança. A iniciativa, que estreia neste fim de semana no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul, busca capacitar e fortalecer a dança popular em Pernambuco por meio de oficinas gratuitas em três cidades. O projeto conta com o incentivo do Funcultura.

Além de Água Preta, a primeira temporada do Acorda passará pelas cidades de Nazaré da Mata e Recife. “Esse projeto nasce do desejo de divulgar a dança popular e temos a intenção de ampliar o nosso trabalho para outras cidades. Como todos os coordenadores do curso passaram pelo Balé Popular do Recife, a nossa ideia tem fortes raízes no grupo de dança”, explica Christianne, que também conta que a metodologia utilizada nas aulas é a Brasílica, instituída pelo Balé Popular do Recife.

A dança Brasílica, metodologia usada pelo Acorda e que preserva a formação cultural e a história do Nordeste, se baseia nas manifestações populares, a exemplo do caboclinho, maracatu, frevo, reisado, além de outros ritmos de origens africana, indígenas e europeias. Para elaborar a metodologia, o Balé Popular se inspirou em ícones da cultura nordestina, como Mestre Salustiano, Capitão Antônio Pereira, o Pastoril do Velho Faceta e o Caboclinhos Sete Flechas, entre outros.

A metodologia é dividida em quatro ciclos, o carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, que vão ser trabalhados na escola de formação. “Vamos apresentar noções básicas e regras de criação e danças de cada um desses ciclos. Cada turma vai escolher duas coreografias de acordo com suas histórias para apresentação no último módulo, pois a ideia é resgatar a cultura e a memória das danças populares nas cidades por onde passarmos”, destaca Christianne.

A capacitação em Água Preta será dividida em duas datas, 15 e 30 de setembro. As aulas serão na Usina de Arte Santa Terezinha, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em paralelo, uma turma do projeto será formada no Recife e as aulas começarão no dia 17 de setembro, no Espaço Vila, em Santo Amaro, das 19h às 22h. Esta turma segue até o dia 17 de outubro, quando acontece no Teatro Barreto Júnior a mostra coreográfica, integrada ao espetáculo MAGNA. Cada turma contará com 20 participantes, entre adolescentes, a partir dos 14 anos, e adultos interessados em dança, sem restrição de idade. Os grupos estão sendo formados por articuladores presentes em cada cidade que receberá o Acorda. A proposta é reunir jovens com algum interesse em dança ou que tenham presença importante na vida cultural das comunidades. “A ideia é acordar as pessoas para a cultura popular. Lembrá-las do valor cultural que a região em que elas vivem possui, aproximando os jovens dos valores e ritmos autênticos do nosso Estado”, destaca a produtora cultural Carla Navarro.

Logo depois das oficinas em Água Preta, a capacitação seguirá para o município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte, nos dias 10 a 25 de novembro. O Acorda de Nazaré acontecerá no Colégio Santa Cristina, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em dezembro, de 1 a 16, as Ações Coordenadas em Dança retornam para o Recife. As aulas serão ministradas no Espaço Vila, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

PROGRAMAÇÃO

ÁGUA PRETA

LOCAL: Usina de Arte Santa Terezinha

DATAS: 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro de 2018

HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h

NAZARÉ DA MATA

LOCAL: Colégio Santa Cristina (R. Conselheiro João Alfredo, 149, Telefone: (81) 3633-1237)

DATAS: 10, 11, 17, 18, 24, 25 de novembro de 2018

HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h

RECIFE

TURMA 1

LOCAL: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéas, 76, Santo amaro)

DATAS: 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de setembro e 1, 3, 5, 8, 10 e 17 de outubro de 2018

HORÁRIO: 19h às 22h

TURMA 1 – visitas externas + mostra coreográfica

LOCAL: TEATRO BARRETO JÚNIOR

DATAS: 3 e 10 de outubro/ 17 de outubro (mostra)

HORÁRIO: das 19h às 22h/ 20h

TURMA 2

LOCAL: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéas, 76, Santo amaro)

DATAS: 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de dezembro de 2018

HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h

Ações de manutenção e tapa-buraco continuam por toda cidade e zona rural

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Urbanismo e Obras (Seurb), realizou, no período de 20 a 24 de agosto, ações de manutenção e tapa-buraco em diversos pontos da cidade e da zona rural. Na área de manutenção de paralelos, equipes responsáveis executaram 92 intervenções, contemplando os seguintes bairros: Caiucá, Peladas, Maurício de Nassau, Salgado, Centro, Rendeiras, Indianópolis, Santa Rosa, Vassoural, Maria Auxiliadora, Panorama, Boa Vista, Centenário, Encanto da Serra, Pinheirópolis, São João da Escócia e Morada Nova, o que corresponde a 17 bairros da zona urbana beneficiados, com um total de 1034,75 m² de pavimento recuperado.

Com as manutenções de saneamento/drenagem, foi totalizado um número de 67 intervenções em 17 bairros diferentes, além de duas áreas na zona rural da cidade, sendo elas no 1º e 2º distrito. Com os serviços finalizados, foram totalizados 477,70m de desobstrução e utilização de 498m de tubo, além da colocação de dez novas tampas e cinco grelhas.

Ainda percorrendo as localidades com serviços de manutenções, as equipes de tapa-buraco finalizaram os serviços com 60 intervenções, sendo elas nos bairros Maurício de Nassau, Riachão, Rendeiras e na CEACA, recuperando cerca de 334,69m² de pavimento. Já com o trabalho de regularização de vias não pavimentadas, as máquinas percorreram os bairros São João da Escócia e Severino Afonso, regularizando 11 vias.

Finalizando as demandas da semana, as execuções também foram realizadas em duas áreas públicas, com manutenção na praça de Lajes (2º distrito) e na praça do Jacaré, também na mesma localidade. Os locais receberam novos brinquedos como gangorras e balanços, bem como, novos conjuntos de mesas.

Porto Digital recebe evento sobre o mercado do Jeans em Caruaru

Nesta sexta (14), a partir das 12h, o Armazém da Criatividade – unidade avançada do Porto Digital em Caruaru – sedia a 2ª edição do Denim Meeting. O evento, que teve sua estreia em 2017, recebeu dezenas de marcas e centenas de empresários, designers e estudantes que conferiram as principais novidades no mercado de moda jeans brasileiro e mundial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/denim-meeting-pe

Neste ano, após passar por São Paulo (SP), Maringá (PR), Goiânia (GO) e Blumenau (SC), encerra seu ciclo de eventos em Caruaru, contando com novidades e uma estrutura ainda maior. O Denim Meeting é hoje o principal evento sobre o assunto no país.

Com o conceito “Conexões com propósito – do fio da meada ao produto final para o fortalecimento do setor”, o Denim Meeting Caruaru contará com a presença dos principais players brasileiros que integram a cadeia do denim no Brasil. O principal objetivo é levar para o 2º maior polo produtivo de jeans do País, uma comitiva de especialistas reconhecidos no setor, que atendam às necessidades da região, com apresentações que proponham ferramentas e novas tecnologias para o aumento da produtividade com qualidade dos produtos jeanswear brasileiros.

Confira a programação:

12h às 14h30 – Credenciamento e visitação à Ilha do Denim

14h30 às 14h45 – Abertura oficial das palestras

14h45 às 15h25 – Tendências jeanswear – lavanderia e os detalhes que farão a diferença nas coleções das próximas temporadas, com Mauricio Lobo

15h30 às 17h – Talk Show– Montando uma conexão direta entre tecelagens, atacadistas e marcas da região para melhor atender o mercado jeanswear, mediado por Leopoldo Nóbrega com Edla Nayale (RC Tecidos) – Diego Kaio (Brytch Jeans) e com a presença das seguintes tecelagens: Canatiba, Covolan, Santana Textiles, Santanense e Vicunha

17h às 17h40 – Do desconto à venda de valor – entender o consumidor de jeans e gerar valor sustentável para o negócio, por Silvana Eva da Lycra

17h40 às 18h10 – Coffee break

18h10 às 19h10 – A química da moda – do tecido ao design de lavanderia: a importância das marcas jeanswear acompanharem o avanço tecnológico para obterem produtos diferenciados com coleções assertivas; com Paulo Jório (Hitech) – Elio Leão (Capricórnio) – Fernando (Coratex) – Célio (Lavanderia Céu Azul)

19h10 – Os três pilares do sucesso na confecção por Eduardo Cristian

19h50 – Coquetel de encerramento com visita à Ilha do Denim

Serviço

Denim Meeting Caruaru

Quando: 14 de setembro, das 12h às 20h

Onde: Armazém da Criatividade – BR 104, KM 62 – Nova Caruaru, Caruaru – PE (Dentro do Polo Comercial)

Livros e automóveis são os produtos usados mais adquiridos nos últimos 12 meses

Com a economia em processo de recuperação, o mercado de produtos usados pode ser a oportunidade para quem planeja economizar na hora das compras e também para os que desejam se desfazer de objetos pessoais e ainda lucrar com isso. Um levantamento realizado com consumidores em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que o ranking de objetos usados mais adquiridos ao longo dos últimos 12 meses é encabeçado pelos livros (54%) e pelos automóveis e motos (43%). Outros produtos que os entrevistados também compraram de segunda-mão no último ano são os eletrônicos (38%), móveis (38%), smartphones (36%) e eletrodomésticos (36%).

A pesquisa ainda revela que os bens pessoais que os entrevistados mais colocaram à venda nesse período foram os eletrônicos (40%), smartphones (40%), automóveis (39%), móveis (36%) e eletrodomésticos (36%). Há ainda um terço (33%) de consumidores que decidiram se desfazer de roupas e acessórios.

A maioria dos entrevistados acredita que não é preciso comprar um produto novo para estar satisfeito com o seu uso. Entre os entrevistados que compraram algum livro nesse período, 76% acreditam que vale mais a pena adquirir um exemplar usado do que um novo. A preferência por usados também é predominante no caso dos que realizaram compras de carros e motos (60%), itens esportivos, como bicicletas, por exemplo (59%) e instrumentos musicais (50%).

Por outro lado, 81% dos entrevistados que compraram utensílios para cozinha ou itens de cama, mesa e banho acreditam ser mais vantajoso adquirir o produto novo diretamente na loja do que um já usado por outra pessoa. O mesmo vale para smartphones (66%), eletrodomésticos, como geladeira, fogão e TV (66%) e roupas e acessórios (65%).