Congresso Internacional do Alumínio sinaliza as tendências do setor

De 3 a 5 de setembro, o 8º Congresso Internacional do Alumínio reuniu as principais lideranças nacionais e internacionais, as maiores empresas e especialistas do setor, que ao lado de autoridades do governo, discutiram os caminhos da indústria brasileira do alumínio, apresentaram exemplos de sucesso e partilharam experiências. O evento, o maior do gênero na América Latina, tem curadoria da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e é realizado em paralelo à ExpoAlumínio, a grande vitrine do setor, que também leva a chancela da ABAL.

Algumas novidades marcaram a edição deste ano. O Congresso da ABAL aconteceu simultaneamente e dividiu espaço com Congresso da SAE, que reúne engenheiros e técnicos da indústria automotiva e aeroespacial. A sinergia entre ambos ficou patente no número de pessoas que estiveram na São Paulo Expo, onde os eventos aconteceram: cerca de 10 mil visitantes. A outra novidade foi a Casa do Alumínio, montada na área externa do Congresso da Abal e aberta ao público. A residência, em seus diversos cômodos, mostrava de forma didática e interativa, os usos do alumínio e sua onipresença em nosso dia a dia.

Para Milton Rego, presidente-executivo da ABAL, essa foi a maior e mais representativa edição do encontro. “O 8º Congresso Internacional do Alumínio se mostrou o melhor espaço para a troca de experiências entre os agentes do segmento. Os diversos painéis que aconteceram ao longo dos três dias do evento indicaram as tendências e os principais drivers que devem guiar a indústria do alumínio nos próximos anos. Entre eles, sem dúvida, estão a inovação e a sustentabilidade”, avalia. “Também destaco o fato de o nosso Congresso, assim como a ExpoAlumínio, acontecerem no mesmo espaço e em paralelo ao Congresso da SAE Brasil. O ramo automotivo trouxe a sua visão para a nossa indústria, assim como oferecemos a nossa visão a eles”.

O Congresso reuniu cerca de mil congressistas, apresentou 70 trabalhos técnicos e o mesmo número de palestras distribuídas entre 15 painéis, que discutiram os principais temas do setor. Na cerimônia de abertura, Moreira Franco, ministro de Minas e Energia, abordou uma das questões que afetam a indústria, em particular a produção de alumínio: o custo da energia elétrica. Octávio Barros, que foi economista chefe do Bradesco e é um dos consultores mais requisitados do mercado, traçou um panorama dos desafios que aguardam o próximo presidente da república.

Nos debates específicos da indústria do alumínio e as suas perspectivas, o tema China, país que é o maior produtor, consumidor e exportador de produtos do metal, dominou a cena. A consultora Kirstine Veitch, da Metal Bulletin, por exemplo, apresentou um detalhado estudo da indústria chinesa de alumínio e de seu impacto no mercado mundial. E Milton Rego, em seu discurso de abertura do Congresso, lembrou a importância do Brasil estabelecer uma relação de reciprocidade com o seu maior parceiro comercial na atualidade, a China.

O alumínio é um material em crescimento no mundo. A demanda deve aumentar em pelo menos 50% até 2030. A produção mundial do metal primário se encontra hoje na casa dos 63,5 milhões de toneladas. Além de crescer, o mundo, segundo diversos especialistas presentes no Congresso, vai optar por um produto cada vez mais sustentável e com baixa pegada de carbono. Neste cenário, a indústria brasileira do alumínio tem muito a oferecer, já que sua produção se utiliza de fontes limpas de energia, além do país exibir índices de reciclagem do alumínio que estão acima da média mundial.

Segundo pesquisa, português incorreto reprova 46% dos jovens

Muitos candidatos a vagas de estágio e aprendizagem perdem as oportunidades por conta de deslizes na língua portuguesa. Nas etapas de seleção, exames ortográficos e redações são os principais testes e servem para filtrar os melhores participantes. A fim de avaliar esse cenário, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou pesquisa com mais de oito mil concorrentes. Um ditado, com 30 palavras do cotidiano, como “exceção”, “textura”, “artificial”, “autorizar”, “licença” e “desperdício”, foi aplicado. Quem cometesse mais de sete erros era eliminado. O desempenho ficou aquém do esperado.

Quase a metade dos 8.239 avaliados, durante todo o ano de 2017, não obteve sucesso. Foram 3.811 (46,3%) reprovados e 4.428 (53,7%) aprovados. Na visão da recrutadora Nardejane Silva, o dado é chamativo, pois a correta ortografia é imprescindível para qualquer profissão. “Uma falha gramatical em um e-mail direcionado a um cliente, por exemplo, pode comprometer a imagem do remetente e, consequentemente, da empresa. Por esse motivo, o português é um critério tão importante”, explica.

A taxa mais alta de desclassificação foi dos estudantes de 16 a 24 anos, com 46%. Já entre os adultos de 25 a 30, o percentual foi de 21%. O resultado pode ser devido ao pouco preparo dos menos experientes. “Há questões como falta de atenção e nervosismo, as quais, muitas vezes, predominam em um processo seletivo. Logo, devem ser trabalhadas desde cedo”, recomenda a especialista.

No diagnóstico por níveis, os alunos do ensino médio se destacaram com 70,7% de sucesso. Entretanto, o destaque negativo foi dos universitários: houve 49,6% de reprovação no superior. Muitas vezes, a pessoa se forma sem ter aulas de gramática ou redação. “Na faculdade, é priorizado o estudo de conteúdos mais específicos da carreira”, afirma Nardejane.

Na segmentação por áreas, a notoriedade foi para as Ciências Humanas e Sociais, com 85,3% de êxito. Em seguida, ficaram as Engenharias, tendo 80,7% de acadêmicos bem-sucedidos na avaliação. Contudo, no campo das Artes e Design, o desempenho ficou abaixo das expectativas: 59,5% não passaram. Os discentes de Comunicação também deixaram a desejar, com 53,9% de desqualificados.

Os cursos com mais aprovação foram Direito (94,12%), Engenharia Química (93,10%), Farmácia (87,32%), Química (80%) e Engenharia Mecânica (79,17%). Por outro lado, o índice de reprovação no ensino superior preocupa nos campos de Gestão Comercial (68,33%), Eventos (68,18%), Marketing (66,61%), Design (62,50%) e Publicidade e Propaganda (59,49%).

Ao fazer o recorte entre os matriculados em insituições de ensino particulares e públicas, 49,6% dos pagantes foram barrados na primeira etapa. Teve melhor desempenho quem estuda nas universidades federais, estaduais ou municipais. O índice de insucesso foi de 31,8%. “A ausência de leitura e treino da escrita são as principais razões dos erros cometidos. Quando se lê com pouca periodicidade, o vocabulário tende a ser menos qualificado”, ressalta Nardejane.

Esse bom hábito deve ser desenvolvido também em outros ambientes. “É essencial ser autodidata e buscar essa competência além do imposto em sala de aula. Pode-se começar com livros, textos e artigos de assuntos do seu interesse e expandir para os mais diversos temas, e assim evoluir seu repertório de palavras”, indica a selecionadora.

Em tempos nos quais o desemprego é tão alto entre os jovens, chegando a 26,6%, é relevante não escorregar nesse quesito. Há mais candidatos em relação ao número de vagas. Porém, muitas não são preenchidas pela baixa qualificação ortográfica. “Em uma seleção com 20 pessoas, após o teste ortográfico, há grandes chances de ninguém ser aprovado”, finaliza Nardejane.

Fonte: Nardejane Silva, recrutadora do Nube

Mangue.bit 3.0 reúne startups de todo o Nordeste

Com um dos maiores ecossistemas de startups da América Latina, o Brasil é um celeiro e inovações tecnológicas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups o país tinha em 2017 mais de 5 mil empresas com este perfil – um número que pode duplicar em 2018. Assim, é cada vez mais importante que empresas se conectem e troquem experiências em um ambiente tão fértil.

Dentro desse cenário, fomentar as conexões entre as empresas é fundamental. É com este objetivo que empreendedores pernambucanos promovem a 3a Conferência Nordestina de Startups e Empreendedorismo – Mangue.bit 3.0. O evento acontece dia 13 de setembro no Armazém Itaipava Armazém 14, das 9h às 17h. O objetivo é promover um ambiente fértil para troca de conhecimentos e negócios com as melhores empresas do cenário brasileiro de inovação. “Queremos mostrar o que o Nordeste tem de melhor na área”, afirma Bruno Silva, gerente de produto da Oncase Intelligence e um dos organizadores. A edição 2017 reuniu 550 inscritos.

O Mangue.bit é organizado de forma independente pela comunidade de empreendedores de Recife, a Manguezal, e surge como uma iniciativa colaborativa e posiciona a capital pernambucana como celeiro de grandes startups. Assim como nas edições 1 e 2, o evento vai reunir os principais empreendedores em inovação do país.

Entre os confirmados estão João Brito, da Stones Investimentos, que vai dividir com participantes como a startup vem despontando no mercado como opção para pagamentos a crédito. Outro profissional confirmado é Daniel Benevides, do Banco Neon, fintech brasileira. Ele é especialista na aplicação estratégica do design e da psicologia econômica na construção de uma nova proposta de experiência financeira.

A InLoco, uma das startups que mais cresce no Brasil e que nasceu no Porto Digital, é 100% pernambucana e também irá compartilhar experiências na terceira edição do Mangue.bit. Ela será representada por Alan Gomes, cofundador e VP de engenharia. Atualmente, a In Loco tem 170 funcionários, operações em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, além de atuação nos Estados Unidos.

“Queremos mostrar cases importantes que possam gerar insights e aprendizado por empreendedores em estágios mais maduros de startups”, afirma o organizador Bruno Silva.

A dinâmica do Mangue.bit 3.0 vai repetir o sucesso de 2017, quando as conversas entre empresários e investidores aconteceram informalmente. “A intenção é que essa dinâmica seja orgânica e em alguns momentos possamos atuar como ‘cupidos’ entre os interessados”, completa Bruno Silva. 10 startups serão selecionadas para fazer um open pitch na Mangue.Bit e atrair a atenção de possíveis parceiros.

Os ingressos promocionais estão sendo vendidos no site http://bit.manguez.al/.

Compesa vai operar o sistema de abastecimento de Serra de Exu

A localidade de Serra do Exu, que fica na zona rural do município de Manari, no sertão do Estado, será beneficiada com o abastecimento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa. Hoje, a localidade é atendida por meio de carros-pipa. A área tem um sistema de abastecimento de água, construído pela prefeitura com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), mas nunca chegou a funcionar. Em atendimento à solicitação do prefeito de Manari, Gilvan de Albuquerque Araújo, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, levou a demanda ao conhecimento do governador Paulo Câmara, que autorizou a Companhia a viabilizar as ações necessárias para a operação do sistema de abastecimento da localidade.

O gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Denis Mendes, esteve na comunidade junto com a equipe técnica da Compesa para fazer o levantamento dos serviços necessários para ativar o Sistema e levar água para cerca de mil pessoas que vivem na localidade. O SAA de Serra de Exu é formado por uma adutora de oito quilômetros de extensão, duas elevatórias para bombear a água e um reservatório elevado com capacidade para armazenar 50 mil litros de água. A Compesa vai investir R$ 150 mil reais para colocar o sistema em funcionamento e as obras começam dia 17 de setembro. A previsão é que sejam concluídas dentro de 20 dias.

Seja Digital prepara cidades para desligamento do sinal analógico

A partir do dia 5 de dezembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para famílias que têm direto aos equipamentos.

Além de Caruaru, o sinal analógico também será desligado em outras 2 cidades: Bezerros e São Caetano.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Informar, orientar e mobilizar – Para informar e preparar a população, a estratégia da Seja Digital é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. “O processo acontecerá de maneira semelhante ao que fizemos em mais 600 cidades brasileiras”, afirma Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital. “Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito.”

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para famílias que têm direito aos equipamentos. A lista com os nomes é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 3 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Denim Meeting Chega a Caruaru

Depois de passar pelas cidades de São Paulo (SP), Maringá (PR), Goiânia (GO) e Blumenau (SC) é a vez dos pernambucanos receberem em Caruaru, no dia 14 de setembro, o principal evento brasileiro voltado ao segmento denim: o DENIM MEETING. Com inscrições gratuitas, o evento acontecerá no Armazém da Criatividade (BR 104, KM 62 – Nova Caruaru, Caruaru), das 12h às 20h, promovendo para a cidade e toda a região acesso às informações de ponta do setor de denim nacional e mundial.

Com o conceito “CONEXÕES COM PROPÓSITO – Do fio da meada ao produto final para o fortalecimento do setor”, o Denim Meeting Caruaru chega disseminando informações de moda relevantes para o segmento do denim e contará com a presença dos principais players brasileiros que integram a cadeia do denim no Brasil.

O principal objetivo é levar para o polo uma comitiva de especialistas reconhecidos no setor, que atendam as necessidades da região para incentivar o alto nível de eficiência do segmento, com apresentações que proponham ferramentas e novas tecnologias para o aumento da produtividade com qualidade dos produtos jeanswear brasileiros, comenta Iolanda Wutzl – CEO da Style WF, detentora do portal Guia JeansWear e realizadora do evento Denim Meeting em todo o país.

Para garantir maior visibilidade e garantir o posicionamento de destaque do segmento nos principais polos jeanswear regionais, o evento Denim Meeting Caruaru contará com palestras e a Ilha do Denim – plataforma de negócios onde as empresas patrocinadoras expõem o que elas tem de melhor para o mercado.

A importância desta ação promissora é necessária: o Brasil é considerado o 4º maior produtor de denim do mundo, segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e temos caminhos para expandir muito mais.

Em agosto do ano passado, Caruaru foi a primeira cidade a receber a edição regional, sendo um divisor de águas para o evento, que a partir daí, percorreu várias regiões do país com muita informação relevante para o setor.

Para Gilson Gonçalves, da área de moda e confecção do Sebrae Caruaru, o evento agrega competitividade aos produtos da região. Ele acredita que o Denim Meeting é estratégico, pois o jeans representa 20% do que se produz em confecção em Pernambuco e precisa, como valor agregado, investir em tecnologia e inovação. No que concorda também o expositor da Têxtil Canatiba Fábio Covolan e acrescenta “o formato é excelente, descomplicado, prático e fácil para se fazer negócios e contatos com futuros clientes”. Já Francisco Gonzalez da Vicunha Têxtil, diz que o Denim Meeting é uma oportunidade da tecelagem apresentar acabamentos diferenciados, tecidos com mais conforto, com toque na peça para o cliente poder sentir.

O diretor de marketing da Haco, desenvolvedora de identificação de marcas, vendidos em 38 países e que conta também com representante na região, se surpreendeu com a receptividade do público no ano passado com os seus produtos. Rafael Dantas, da empresa SRJ, fabricante de jeans masculino e feminino juvenil, afirmou que o espaço possibilitou o fomento de novos negócios, além de preparar as empresas para competir com o mercado nacional. O ativista da moda, Leopoldo Nóbrega ressalta que o Denim Meeting Caruaru veio oxigenar o mercado de moda de Pernambuco, com foco no jeans e na produção do Agreste, no ranking do 2º maior produtor de jeans do Brasil. As tecelagens participantes afirmaram que existe uma lacuna na acessibilidade de seus produtos e tecnologias para a região. No entanto, foi apontado que o papel do atacadista nesse contexto pode contribuir de maneira importante para facilitar esse acesso.

Em São Paulo, o Denim Meeting contou com a presença de 700 visitantes de diferentes segmentos da cadeia têxtil, tecelagens, confecções, atacadistas, lojistas e consumidores que puderam ter acesso às pesquisas, confirmações de tendências e palestras ministradas por importantes nomes do mercado nacional. “Este é um evento muito importante para o denim e para o setor e não poderíamos ficar de fora. O Denim Metting reúne e atrai o mercado, em nosso espaço na Ilha do Denim, recebemos clientes e novas empresas, além da diversidade de palestras proveitosas para vários departamentos da empresa”, comentou Lívia Bernardes, do departamento de comunicação e marketing da Canatiba.

Inscrições e Programação Completa: http://bit.ly/denim-meeting-pe

Para outras informações os interessados podem enviar e-mail para: denimmeeting@guiajeanswear.com.br
Telefones.: 55 11 2440-6564 / 55 11 2475 1113 WhatsApp 55 11 95879 0623

PROGRAMAÇÃO

12h00 às 14h30 – CREDENCIAMENTO E VISITAÇÃO À ILHA DO DENIM

14h30 às 14h45 – Abertura oficial das palestras.

14h45 às 15h25 – TENDÊNCIAS JEANSWEAR – LAVANDERIA E OS DETALHES QUE FARÃO A DIFERENÇA NAS COLEÇÕES DAS PRÓXIMAS TEMPORADAS, com Mauricio Lobo.

15h30 às 17h00 – TALK SHOW– MONTANDO UMA CONEXÃO DIRETA ENTRE TECELAGENS, ATACADISTAS E MARCAS DA REGIÃO para melhor atender o mercado jeanswear, mediado por Leopoldo Nóbrega com Edla Nayale (RC Tecidos) – Diego Kaio (Brytch Jeans) e com a presença das seguintes tecelagens: Canatiba, Covolan, Santana Textiles, Santanense e Vicunha.

17h00 às 17h40 – DO DESCONTO À VENDA DE VALOR – Entender o consumidor de jeans e gerar valor sustentável para o negócio, por Silvana Eva da Lycra.

17h40 às 18:10 – COFFEE BREAK

18h10 às 19h10 – A QUÍMICA DA MODA – Do tecido ao design de lavanderia: A importância das marcas jeanswear acompanharem o avanço tecnológico para obterem produtos diferenciados com coleções assertivas; com Paulo Jório (Hitech) – Élio Leão (Capricórnio) – Fernando (Coratex) – Célio (Lavanderia Céu Azul).

19h10 – Os TRÊS PILARES DO SUCESSO NA CONFECÇÃO por Eduardo Cristian

19h50 – Coquetel de encerramento com visita à Ilha do Denim.

Denim Meeting Caruaru – Dia 14 de setembro, das 12h às 20h
Local: Armazém da Criatividade – BR 104, KM 62 – Nova Caruaru, Caruaru – PE (Dentro do Polo Comercial)

Denim Meeting Caruaru – Dia 14 de setembro, das 12h às 20h
Local: Armazém da Criatividade – BR 104, KM 62 – Nova Caruaru, Caruaru – PE (Dentro do Polo Comercial)

UNINASSAU leva palestras sobre motivação e Ergonomia para Santa Cruz do Capibaribe

A Faculdade UNINASSAU Caruaru leva diversas palestras para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste, entre os dias 11 e 13 deste mês. Amanhã (11) será realizada palestra motivacional na ETE (Escola Técnica Estadual) José Nivaldo Pereira Ramos, a partir das 8h. Já na quinta-feira (13), a partir das 14h, essa modalidade de palestra será levada para os alunos da Erem (Escola de Referência em Ensino Médio) Luiz Alves da Silva. Também no dia 13, no turno da tarde, professores do curso de Fisioterapia da UNINASSAU vão ministrar palestra sobre Ergonomia para funcionários da empresa Rota do Mar.

Durante os eventos na ETE e Erem Luiz Alves, o Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreira (NTEC) da UNINASSAU Caruaru realizará Teste de Orientação Profissional com os alunos, e ainda abordará os temas ‘’Como ingressar no mercado de trabalho de forma adequada’’ e ‘’Perspectivas de mercado de trabalho’’, que serão ministrados pelo Analista de Carreira da instituição, Samuel Gomes.

Para a diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, ‘’eventos como esse são um importante aliado para os estudantes que estão em dúvida sobre qual área e curso seguir na vida acadêmica e profissional’’. Ainda segundo a diretora, a instituição fica honrada com convites como esses, o que mostra a credibilidade da UNINASSAU não apenas em Caruaru, como em toda a região.

Universidade oferece assistência jurídica gratuita

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) oferece assistência jurídica gratuita para pessoas carentes por meio dos Escritórios Modelos de Advocacia (EMA), instalados nos campi da instituição em São José, Biguaçu, Tijucas, Balneário Camboriú e Itajaí. O atendimento é opção de acesso a justiça para a população carente das regiões em que há o serviço e sua importância pode ser percebida pelo número diário de consultas realizadas.

As grandes demandas são de causas cíveis, com a liderança de disputas familiares, e de juizado especial, explica a professora Tania Margarete de Souza Trajano, responsável pelo EMA em São José: “São reclamações de pensões alimentícias, pedidos de divórcio e teste de paternidade. Sem dinheiro para pagar um advogado particular estas pessoas recorrem ao atendimento gratuito do EMA”, detalha a professora.

Nas salas de espera para o atendimento no escritório modelo sobram histórias de pobreza e até extrema miserabilidade: “Sem o atendimento gratuito dificilmente estas pessoas conseguiriam resolver os seus problemas judiciais, por causa dos preços cobrados pelos advogados, inclusive nos casos de deferimento da justiça gratuita e nomeações do judiciário, e das custas judiciais”, avalia Tânia.

A tabela de Unidade de Referência de Honorários (URH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuda a explicar a demanda pelo serviço gratuito. Pela tabela, uma URH está cotada em R$ 83,44. Assim, uma consulta a um advogado particular, que tem preço mínimo de quatro URHs, não sai por menos de R$ 333,77.

Já o reconhecimento de paternidade via judicial custa 31 URHs (R$ 2.586,64), a revisão de pensão alimentícia tem preço estipulado em 21 URHs (R$ 1.752,24) e o divórcio litigioso com bens custa entre 5% a 20% do valor do patrimônio ou o mínimo de 126 URHs (R$ 10.513,44).

Estes são os preços mínimos estipulados pela OAB, mas o custo final de uma ação varia pela experiência do advogado escolhido e pelo tempo que a ação se desenrola na Justiça. Nos escritórios modelos de advocacia da Univali, esses serviços são gratuitos.

Atendimentos são realizados por alunos sob supervisão de professores

Edson Carvalho, professor responsável pelo EMA, em Biguaçu, explica que o atendimento nos escritórios modelos da instituição segue a portaria 1.886, editada pelo Ministério da Educação de 1994: “A finalidade é oferecer a disciplina de prática jurídica aos alunos que cursam as últimas fases de direito, aliando isso à oferta de assistência à população carente, que não tem condições de custear o pagamento de advogados particulares e custas processuais”, pontua.

Os alunos do EMA que prestam o atendimento são orientados por professores e advogados a buscar o consenso entre as partes. Uma das vantagens é que isso reduz os números de possíveis ações que ficariam anos se arrastando na justiça.

O ganho é mutuo, garante Edson: “Estudantes e sociedade ganham com a assistência jurídica gratuita. Os alunos têm oportunidade de antecipar os problemas que vão vivenciar na profissão, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e a população mais carente encontra respaldo para atender as suas necessidades em relação a demandas jurídicas”, afirma. O expediente em todos os escritórios do EMA é de segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

Oficinas auxiliam na resolução de conflitos

Uma oficina, chamada de Justiça Sistêmica e Consciência de Amor, será realizada nos dias 10 e 17 de setembro no EMA do Campus da Univali, localizado no MundoCar Shopping, no bairro Kobrasol, em São José. Ministrada por Caroline Vieira Ruschel, professora do curso de Direito da Univali, a atividade utiliza o método sistêmico fenomenológico sintetizado pelo teólogo, filósofo e psicólogo alemão Bert Hellinger, que inclui a técnica transdisciplinar das constelações familiares.

A metodologia propõe encenar a situação com pessoas não ligadas pessoalmente ao conflito depois de um momento de meditação e visualização para esclarecer os próprios sentimentos. Por meio do teatro improvisado e sem roteiro, as partes não só entendem os próprios motivos como percebem o lado do outro e passam a ter mais empatia.

A expectativa é de que as pessoas envolvidas no conflito judicial possam entende-lo a partir de uma nova perspectiva e que a experiência lhes permita alcançar mais autonomia e autorresponsabilidade na resolução de seus problemas. A atividade é gratuita, mas não é aberta ao público. Na ocasião serão atendidos, exclusivamente, alunos bolsistas do art. 170 e clientes do EMA.

Tasquinha do Tio com ‘Liguado Especial’ no almoço executivo

O Restaurante Tasquinha do Tio está oferecendo duas opções deliciosas para almoço nesta segunda-feira (10).

A primeira é o ‘Linguado Especial’, com molho de camarão, arroz com brócolis e batatas sauté. Esse prato custa apenas R$ 25,00, com direto a um delicioso pudim de leite de sobremesa.

Já a segunda opção é filé de frango, acompanhando de arroz branco e purê de espinafre. Esse prato também dá direto a sobremesa especial do Tasquinha do Tio.

O restaurante fica localizado, no térreo, do Shopping Difusora. Informações e reservas 2103-4179

Kojima com ‘salmão’ e ‘filé’, no almoço executivo

Localizado no Shopping Difusora, o restaurante Kojima está oferecendo excelente opções no seu cardápio de almoço executivo. Todas as opções oferecem duas peças de sushi e um sunomono de entrada, além de sobremesa já inclusa, no valor do prato que é de R$ 29,90.

As opções para esta segunda-feira (10) são o ‘salmão’, acompanhado de legumes ou arroz yaquimeshi. A sobremesa desta segunda é o delicioso ‘tempurá nordestino’.

Já a segunda opção do almoço executivo no  Kojima é o filé bovino com arroz yaquimeshi. Também acompanhando sushi e sunomono na entrada, além da sobremesa.

Além dessas duas opções, o Kojima oferece também no seu cardápio de almoço executivo ‘camarão especial’, ‘atum’ e ‘carré de cordeiro’. O comando é do chefe Walber.

O Kojima funciona na avenida Agamenon Magalhães, no térreo do Shopping Difusora. Reservas 2103-4181.