Ministro anuncia liberação de R$ 140,8 milhões para a educação básica do Amazonas

O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou, na manhã da sexta-feira, 6, em Manaus (AM), a liberação de R$ 140.890.044,62 para investimento na educação básica de municípios do Amazonas. Os recursos serão destinados à construção de 43 escolas, três creches, quatro quadras escolares e aquisição de seis ônibus escolares, além de mobiliários e equipamentos.

“Sou apaixonado pela educação básica”, disse o ministro. “É necessário investir muito nessa área. Não dá para aceitarmos os indicadores que o Brasil tem, com 70% das crianças brasileiras, aqui no Norte e no Nordeste, sem estar alfabetizadas até o final do terceiro ano. Não dá mais para aceitar que 1,5 milhão de jovens abandonem o ensino médio a cada ciclo. Assim, melhorar a infraestrutura é uma parte disso”.

O ministro destacou que o MEC tem feito um grande esforço para melhorar a educação básica do país, especialmente para atender ao estado do Amazonas. “Quando eu assumi, nós tínhamos apenas um município adimplente, em condições de receber recursos. Enviamos aqui para Manaus o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] e toda a sua equipe para ajudá-los. Agora, 25 municípios estão aptos, e nós, com isso, conseguimos liberar 50 obras no estado e mais a aquisição de mobiliários.”

Do total liberado, R$ 137.265.079,00 são oriundos do FNDE, autarquia vinculada ao MEC. Os outros R$ 3.624.964,21, dos quais R$ 1.087.489,26 já foram transferidos para os municípios, são provenientes do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), cujos recursos são disponibilizados via secretaria estadual de educação. O programa foi criado para apoiar os estados brasileiros no processo de elaboração, revisão e implementação de seus currículos alinhados à BNCC.

Ao todo, 25 municípios amazonenses serão contemplados com os recursos: Anori, Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Coari, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Juruá, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Airão, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Tefé e Urucurituba.

Presente ao evento, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM/AM) destacou o empenho do ministro Rossieli Soares e do governo federal na liberação dessa verba. “Não tenho como agradecer o esforço feito para que os recursos que hoje estão sendo conveniados aqui pudessem chegar ao nosso Amazonas”, disse. “Aqueles municípios que eventualmente ainda não conseguiram sair da inadimplência não vão ficar desatendidos. Nós temos até o fim do ano para atender às demandas das cidades que não foram contempladas agora.”

O senador Omar Aziz (PSD/AM) também ressaltou a importância desses investimentos. “A creche dá dignidade a mãe e à criança”, lembrou. “A mãe vai trabalhar na tranquilidade de que o seu filho está acompanhado ali por pessoas que vão tratá-lo com carinho. São coisas que fazem uma diferença enorme na vida de algumas pessoas. Participar disso nos dar uma satisfação muito grande.”

IFAM – Na oportunidade, o ministro Rossieli Soares também anunciou o início do processo de implementação de duas novas unidades do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o campus Boca do Acre e o campus Manaus Zona Norte. “Tenho certeza que esses campi vão cumprir o seu papel, seja na Zona Norte de Manaus, onde deverão ser criados os cursos técnicos para atender a demandas específicas para a juventude dessa região da cidade, ou em Boca do Acre, onde nós também teremos demandas específicas daquela cidade”, reforçou Pauderney Avelino.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi mais um a enaltecer a importância de ter o campus na Zona Norte da cidade. “Manaus está muito honrada por receber os recursos para se construir esse campus do Ifam”, declarou.

Mais Alfabetização – O Amazonas já recebeu R$ 2.890.395,00 (60%, referentes à primeira parcela), oriundos do Programa Mais Alfabetização. No total, 894 escolas já aderiram ao programa, sendo 141 estaduais e 753 municipais, em 51 cidades. Pelo programa, 89.495 alunos são atendidos, com 78.710 (88%) na área urbana e 10.785 (12%) na área rural.

Educação Conectada – O estado amazonense já foi contemplado com R$ 1.277.249,00 do programa Educação Conectada. No total, 353 escolas, sendo 87 estaduais e 266 municipais, foram beneficiadas. São 239.643 matrículas registradas.

Mais duelos de gigantes pelas quartas de final

As fortes emoções provocadas pela Copa do Mundo da Rússia estão garantidas neste sábado (07), com a sequência das quartas de final. Logo às 11h (horário de Brasília), Suécia e Inglaterra se enfrentam em Samara, já a partir das 15h, Rússia e Croácia medem forças em Sochi. Os vencedores dos duelos disputarão a vaga para a grande final nesta quarta-feira (11), a partir das 15h, em Moscou. Confira a seguir, os diferenciais apresentados pelas quatro seleções até esta fase decisiva do torneio.

Suécia

A Suécia está de volta ao grupo das oito melhores seleções de uma Copa do Mundo, depois de 24 anos de ausência. A campanha surpreendente até agora em 2018, pode ser explicada de várias formas. Mas um fator pode talvez ser considerado o principal para os resultados alcançados na Rússia: se desgastar menos. Ou melhor, compactação.

Inglaterra

Após superar seus primeiros desafios no Mundial, a Inglaterra tem mais um tabu para quebrar neste sábado. De suas 14 participações no torneio, foram seis eliminações nas quartas. A expectativa de uma campanha superior em 2018 vem da aposta no trabalho do técnico Gareth Southgate, que assumiu a equipe após o fiasco da mesma na Eurocopa de 2016, e não decepcionou, bem como do faro de gol apurado por parte de seu sistema ofensivo.

Rússia

O segredo para a Rússia chegar até as quartas não está apenas na estratégia defensiva bem montada. De acordo com o zagueiro Kutepov, um dos principais fatores para o sucesso da equipe é a união dos jogadores e de todos que trabalham em prol da seleção russa. “Nós todos somos um, somos como uma grande família. Isso trouxe os resultados”, disse Kutepov.

Croácia

A seleção russa tem muitos motivos para se preocupar com a Croácia. A equipe do astro Modric é uma das gratas surpresas do Mundial por diferentes motivos. Os jogadores croatas têm uma característica solidária, dividindo responsabilidades e funções. O meio-campo é formado por atletas extremamente produtivos e, além disso, a movimentação ofensiva vem sendo um diferencial, com agilidade.

Caruaru vence partida do Campeonato Pernambucano de Handebol

A Seleção Caruaruense de Handebol Masculino conquistou uma vitória importante no Campeonato Pernambucano de Handebol na noite da quinta-feira (05), contra a seleção de Quipapá. O jogo aconteceu no Ginásio Municipal de Caruaru com o placar de 25 x 23 para Caruaru. A equipe foi comandada pelo técnico Hemerson Meneses. O próximo compromisso da seleção caruaruense será na quarta-feira (11) na cidade do Recife, quando joga contra o Sport Club do Recife. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, apoia o fomento esportivo do município através da Gerência de Esporte e Lazer.

Fim do sonho: Brasil cai diante da promissora Bélgica

Folhape

A Copa do Mundo da Rússia acabou para o Brasil. Diante do primeiro adversário perigoso, a Canarinho sofreu com a força física e o talento da promissora Bélgica e foi eliminada nas quartas de final por 2×1. O sonho do hexa acabou em um jogo com emoção até os últimos minutos.

Os dois gols do adversário saíram logo no primeiro tempo. Aos 12 minutos, em cobrança de escanteio, Fernandinho – em tarde irreconhecível – desviou contra as próprias redes. Ficaria ainda pior. Aos 30 minutos, em rápido contra-ataque, De Bruyne fez um belo gol em chute de longe.

No segundo tempo, o Brasil voltou com Douglas Costa no lugar de Willian. A cara do time mudou consideravelmente. Com mais velocidade, a equipe verde-amarela passou a tomar conta do jogo e pressionar o oponente.

Com a entrada de Renato Augusto, a Seleção Brasileira ficou ainda melhor. Aos 30 minutos, Coutinho levantou na área e o próprio Renato Augusto, infiltrado, desviou de cabeça para o gol.

Nos minutos seguintes, os brasileiros seguiram superiores. Roberto Firmino quase marcou. Renato Augusto teve outra grande chance, mas mandou para fora. Depois, em contra-ataque, Neymar deixou Coutinho na boa, mas o meia perdeu chance incrível e isolou a bola.

No finalzinho, já nos acréscimos, Neymar acertou chute colocado, no ângulo, e Courtois fez linda defesa. Foi o último lance de efeito do Brasil em uma melancólica despedida dos gramados russos. A Bélgica agora pega a França na semifinal da Copa da Rússia.

Brasil: um país prioritariamente rodoviário

O transporte rodoviário é o principal meio para o deslocamento de cargas dentro do país. Apesar dos investimentos em outros modais, esse meio ainda é o responsável por quase 63% de tudo que é transportado no Brasil, atrás vem o ferroviário com 21,7%, o arquaviário com 11,7%, o dutoviário com 3,8% e por último o aéreo com apenas 0,1%. Diante da última greve dos caminhoneiros – a qual parou o país e gerou uma das maiores crises de abastecimentos dos últimos anos – a discussão sobre os modelos logísticos adotados pelo governo voltam à tona.

Para a Mariana Canto, advogada especialista em logística do departamento Societário do escritório Andersen Ballão, o modal rodoviário possui características próprias que são bastante determinantes para a sua posição de destaque na matriz de transporte de cargas do Brasil. “Estudos apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostram que no Brasil, só o modal ferroviário se mostra competitivo em relação à rodovia em se tratando de volumes de carga a partir de 350 mil toneladas mensais”, explica.

Além disso, o transporte rodoviário é versátil e isso se revela na flexibilidade de rotas, nos volumes transportados e até mesmo na forma de embalagem dos produtos transportados. Essas características fazem com que o modal rodoviário seja o único capaz de atender determinadas cargas e cadeias logísticas. “Veja, até mesmo as concessionárias de ferrovia precisam das rodovias para interligar determinados trechos com os terminais ferroviários e é essa intermodalidade que muitas vezes viabiliza a utilização da ferrovia”, avalia Mariana.

O modal rodoviário, sem dúvida, é um grande aliado nos processos logísticos. Porém ele traz graves consequências, segundo a especialista. O desgaste nas rodovias e nos veículos, o aumento do consumo de combustíveis e dos gastos com saúde por acidentes aumentam os custos de vida de uma maneira geral e isso penaliza a todos. Adicionalmente, a preferência pelo modal rodoviário anda na contramão do desenvolvimento sustentável, além de congestionar o trânsito nas grandes cidades em razão da deficiência de contornos intermunicipais, é também o que mais polui. Para transportar 100 contêineres de carga são necessários 100 caminhões, que emitem 73 toneladas de CO². A mesma quantidade de carga demanda apenas duas locomotivas, que emitem apenas cinco toneladas de CO² para o mesmo resultado.

Outro aspecto importante a ser analisado segundo Mariana, está em nossa dependência desse modelo de transporte, o que traz consequências como as da última paralisação. “As paralizações recentes revelaram a dependência que nosso país tem em relação ao modal rodoviário. Essa condição é péssima para a concorrência do mercado e expõe os cidadãos à distorção de políticas públicas para o atendimento emergencial da categoria. A insegurança jurídica instalada ainda repercutirá por muito tempo no setor produtivo e como consequência indissociável nos consumidores. Os reflexos do acordo de contenção do preço do diesel ainda não são passíveis de mensuração, mas timidamente (ou não) já estão sendo percebidos por meio de alterações tributárias”, complementa.

Existem outros modais que para Mariana, funcionariam bem no Brasil e trariam benefícios como o ferroviário. “O Brasil é um país que tem sua base agrícola, por isso é importante que haja investimento no modal ferroviário para manter a competitividade internacional. Ampliando os corredores de exportação que integram o interior produtivo do país aos portos, assim como facilitar a intermodalidade de transportes, seria o início de um ciclo virtuoso”.

Para finalizar a especialista lembra que esse é um processo lento, que requer investimento, estudos adequados e muito trabalho. “É bem verdade que estes são projetos de longa maturação e não basta apenas investir, é preciso saber tomar decisões estratégias, como o emprego de materiais que ainda que demandem maior investimento inicial, geram menos custos de manutenção e menos reparos no futuro, investir mais tempo e dinheiro em projetos para evitar aditivos contratuais e processos infindáveis de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos. Precisamos desenvolver projetos sólidos de longo prazo na área de infraestrutura, além de compreender a segurança jurídica e as políticas públicas como pilares do desenvolvimento. As reformas legislativas e a consciência da necessidade de controle da corrupção são certamente grandes aliados para atingirmos essas condições”.

A malha viária brasileira

O Brasil, a terceira mais extensa malha rodoviária do mundo, mas apenas 12% dela é pavimentada. O Mapeamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de Obras Rodoviárias, que estudou os gargalos e deficiências das rodovias nacionais, identificou a necessidade de investirmos mais de R$ 183 bilhões para sanar problemas e torná-las eficientes.

Esses dados mostram ainda que mais de 80% da malha pavimentada está sob gestão pública e deste percentual apenas 37% é avaliada com qualidade boa ou ótima, sendo que os outros 63% estão entre regulares e péssimas. Essa condição se deve a inúmeros fatores, mas especialmente a falta de planejamento e decisões de investimento de curto prazo, e custos elevados de manutenção que acabam se convolando em deficiências sistêmicas.

Mais de 1.2 mil indígenas e quilombolas pediram inclusão

Desde 18 de junho, 1.228 estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação em instituições federais solicitaram a inclusão no Programa de Bolsa Permanência (PBP). Desse total, 430 já tiveram o cadastro autorizado pelas instituições públicas federais. O prazo para as inscrições é 31 de agosto.

Atualmente, são pagas 10 mil bolsas permanência para indígenas e quilombolas, sendo 7 mil para o primeiro grupo e 3 mil para o segundo, o que totaliza um investimento de R$ 7 milhões mensais. Quem ainda não se inscreveu tem prazo até 31 de agosto para pleitear o benefício pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). Atualmente, 87 instituições de ensino estão cadastradas no Programa de Bolsa Permanência.

“Esse é um compromisso que temos com as etnias historicamente excluídas do ensino superior. Muitas vezes é a única oportunidade que os estudantes dessas etnias têm para se manter em uma instituição pública e concluír a sua formação ”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

O Programa de Bolsa Permanência é um auxílio financeiro pago para estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Ministério da Educação paga um valor de R$ 900, em razão das especificidades da organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições. O recurso é pago diretamente ao estudante por meio de um cartão de benefício.

Para ter direito ao benefício, o aluno deve possuir uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio, não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar, ter assinado termo de compromisso e ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior de que faz parte.

Os candidatos também precisam anexar toda a documentação solicitada para a comprovação do seu pertencimento a comunidades indígenas ou quilombolas – registros que podem ser obtidos, respectivamente, na Fundação Nacional do Índio (Funai) e na Fundação Cultural Palmares.

Poluição aumenta risco de diabetes, diz estudo

Estudo publicado na revista Lancet Planetary Health aponta que a poluição acarretou 3,2 milhões de novos casos de diabetes em 2016. De acordo com os pesquisadores, a má qualidade do ar prejudica a produção de insulina e provoca inflamações que impedem o corpo de transformar glicose do sangue em energia.

O número representa 14% dos casos diagnosticados mundialmente naquele ano. A Sociedade Brasileira de Diabetes fomenta a discussão a respeito de fatores de risco para a doença, bem como a necessidade de ampliação de acesso a mecanismos de diagnóstico e tratamento.

Especialista dá dicas de melhorar a segurança de um site

É inegável como as tecnologias digitais têm avançado e mudado nossas vidas. Infelizmente, nem todo mundo faz usos positivos delas, o que tem aumentado consideravelmente o número de cibercrimes, algo que sempre preocupa donos de sites.

Porém, há várias formas de se proteger. Segundo Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital e CEO da Agência IMMA, a segurança na criação de um website ou manutenção dele começa na escolha das senhas de acesso. “Senhas curtas e simples são facilmente desvendadas por hackers. Usar várias letras e símbolos pode ajudar na construção de uma senha forte e que dificilmente será desvendada”.

Rodrigo também comenta que instituir uma quantidade limitada de tentativas de login por IP também pode ajudar a melhorar a segurança de um site. Depois de uma determinada quantidade de tentativas de login, o IP fica bloqueado para acessos, o que tende a afastar hackers mais inexperientes.

Ele lembra que quem usa WordPress pode instalar plugins que melhoram consideravelmente a segurança de qualquer site. Há plugins desde os mais simples, que bloqueiam o acesso de determinados IPs e verificam a segurança de firewall, até os mais complexos, que monitoram ações dos usuários e fazem auditorias de atividades.

Utilizar o protocolo de segurança HTTPS também é algo válido e importante, mas que nem todos os donos de site ainda fizeram. Rodrigo explica que “este é o protocolo que melhor fornece segurança na Internet, tornando quase a tarefa mais difícil em alterar ou interceptar o conteúdo do site”. Por outro lado, quando ele não é utilizado, as chances de ataque são imensas.

A escolha da hospedagem também é algo que faz diferença. Existem centenas de empresas de hospedagem. Para escolher uma, o ideal é pesquisar sua reputação e verificar o número de reclamações. Além disso, prestar atenção especial ao tipo de suporte técnico prestado é importante, pois isso pode ajudar a lidar com uma série de problemas com muito mais agilidade.

O especialista lembra que uma ação simples, mas que muita gente subestima, é ter um bom software de antivírus e mantê-lo sempre atualizado. Ele explica que muitos usuários acreditam que investir num antivírus é algo desnecessário e mantém versões gratuitas no computador. “Porém a maioria dos desenvolvedores só libera determinadas atualizações para usuários pagos”, explica.

Rodrigo finaliza comentando que manter um backup atualizado do site é algo que não melhora sua segurança, mas certamente ajudará a restaurá-lo em caso de ataques. Atualmente, existem várias ferramentas que fazem isso de forma automática, algo no qual vale muito a pena investir. Afinal, se não há como blindar completamente o site, manter um backup ajudará a diminuir o prejuízo depois.

Férias é no Caruaru Shopping

Diversão não vai faltar no Caruaru Shopping para a garotada que está de férias. De 6 de julho a 4 de agosto, o centro de compras e convivência estará oferecendo uma vasta programação, que inclui pinturas no rosto, jogos, oficinas gourmet, shows infantis e muito mais.

Durante o período, um lounge estará funcionando próximo à agência de viagens, com pinturas no rosto, maquiagem infantil, fantasias e acessórios de super-heróis e princesas. “Será uma ótima oportunidade para que a criançada possa se fantasiar e tirar fotos”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping. Diversos jogos infantis também podem ser encontrados no espaço, que funcionará das 13h às 20h.

Além do lounge, outras atividade nos fins de semana farão a alegria da garotada. Neste domingo, dia 8, por exemplo, haverá a apresentação da banda infantil Super Kids, em frente à Praça de Alimentação Gourmet, a partir das 16h. Nos dias 14, 21 e 28 de julho haverá o Mini Chef, com oficinas gourmet infantil de pizza, frutas no palito, docinho de leite ninho, sanduíches, mini-hambúrguer, cupcake, entre outros. No dia 22 de julho serão realizados pockets shows com princesas e super-heróis.

Já no dia 29 de julho, das 12h às 20h, um grande encontro de quadrinistas, desenhistas e cosplays promete momentos de muita diversão. A programação completa das atividades pode ser conferida no site www.caruarushopping.com

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

Mulheres representam apenas 25% das indenizações pagas por acidente de trânsito

As mulheres são mais cuidadosas, prudentes e se envolvem menos em acidentes. Especialistas garantem que algumas características do sexo feminino, refletem, sim, no trânsito. E os dados divulgados pela Seguradora Líder, responsável pela administração do DPVAT, no Boletim Estatístico Especial “Mulheres no Trânsito” comprovam a afirmação. Do total de quase 384 mil indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em 2017, apenas 25% foram para vítimas do sexo feminino.

As mulheres tendem a ser mais atentas na direção ou nas ruas. Além disso, elas costumam respeitar mais às normas e leis de trânsito, como o uso do cinto de segurança e da cadeira infantil. Isso reflete diretamente nos números. Em casos de morte, por exemplo, a diferença no pagamento das indenizações é ainda maior: 82% das vítimas são do sexo masculino.

Dados do Denatran mostram que, dos 67 milhões de motoristas no Brasil, 34% são do sexo feminino, mas elas recebem apenas ¼ das indenizações. Proporcionalmente, se envolvem em menos acidentes de trânsito. Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 49% de homens e 51% de mulheres.

Ainda de acordo com os números da Seguradora Líder, o menor risco associado à mulher ao volante também pode ser verificado pelas estatísticas referentes ao condutor do veículo. Em 2017, apenas 7% das indenizações pagas foram para motoristas do sexo feminino, contra 42% para motoristas do sexo masculino.