Agrestina participa de reunião para o planejamento da chapa que busca a reeleição na Astur

O município de Agrestina esteve representado durante a reunião de planejamento para a apresentação das propostas de governo da chapa Seriedade e Ação, liderada pelo candidato à reeleição André Quirino, secretário de Turismo de Limoeiro. O encontro com membros da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (23), no Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Também se fizeram presentes representantes dos municípios de Bezerros, Lagoa dos Gatos, São Caetano e Gravatá, além de uma equipe do curso de Turismo da Faculdade dos Guararapes, do Recife. A participação de Agrestina é de extrema importância visto que o secretário de Turismo da cidade, Josenildo Santos, forma a chapa encabeçada por André Quirino, junto com o também secretário Breno Borba, representando Bezerros. A eleição será nesta quinta-feira (26) no Centro de Convenções de Pernambuco das 9h às 12h.
André Quirino, que se afastou do cargo de presidente para concorrer à eleição, marcada para os próximos dias, apresentou as propostas a serem defendidas pela chapa. “Vamos trabalhar pontualmente e de forma mais eficaz. O principal diferencial é, durante as reuniões trimestrais da Astur, oferecer capacitações aos dirigentes e secretários a fim de qualificar ainda mais os mesmos. Porém, temos outras propostas a serem postas em prática”, disse. Sendo assim, André apresentou a palestra ‘Turismo pernambucano e 12 ideias sustentáveis’, que pretende orientar os projetos e ações da Associação para os próximos 25 anos.
As ações serão desenvolvidas para atender às diversas potencialidades de cada município associado. Entre as iniciativas estão minicursos, capacitações e ações educativas; a diversidade das feiras livres, dos mercados e a valorização da economia informal, passando ainda pelos esportes ou atividades de lazer. A riqueza religiosa de Pernambuco, com a representatividade sacra de afrodescendentes, indígenas e católicos estariam orientadas e o ecoturismo teria atenção específica.  Outras novidades atentam para a interdisciplinaridade e o resgate cultural através da fomentação do domicílio popular; o fortalecimento do turismo de periferias – idoso, portador de necessidades especiais, acessibilidade e a valorização das potencialidades gastronômicas e regionais. Do ponto de vista de divulgação, André apresentou a proposta de apoiar as manifestações artísticas com o objetivo de divulgar os municípios através de curtas-metragens ou fotografias, por exemplo. Por outro lado, a arte, a cultura e a música seriam tratadas como um dos focos. “Esse é um assunto muito importante. Precisei de um valor mínimo para organizar um evento literário e quando fui em busca do Estado não consegui, mas fizemos mesmo assim, com a ajuda dos comerciantes da cidade. Precisamos ter um resgate do que é bom e oferecer o que é bom. Podemos mudar isso e por esse motivo sempre afirmo que a Astur tem o papel de mostrar a importância de estarmos associados para defendermos uma causa única”, comentou o secretário de Turismo de Lagoa dos Gatos, Adeilson Soares.
Assegurando o objetivo da reunião, o candidato abriu a discussão e José Pereira, secretário de Cultura e Turismo de Gravatá, propôs uma parceria com entidades como Senac, Sebrae e instituições de ensino, como exemplo.  Já os representantes da Faculdade Guararapes propuseram a criação de um Selo Astur para certificar cidades que se enquadrarem na qualificação certificada pela Associação, entre outras ideias. Muitas outras sugestões surgiram, sempre pensando em fortalecer as boas ações de todo o trade turístico ou modificar o que é necessário.
“Sendo assim, apresentamos as nossas propostas e claro que temos aqui a ideia de discutir cada ponto. Esperemos, então, o resultado da eleição para colocar em prática o que irá fazer nossos municípios despontarem no cenário turístico”, disse Josenildo Santos, secretário de Cultura de Turismo de Agrestina. O resultado da eleição será divulgado ainda na quinta-feira (26).

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.