SES atualiza profissionais sobre o atendimento a vítimas de acidentes com peçonhentos

O envenenamento provocado pela ação do veneno liberado por animais peçonhentos pode ocasionar manifestações diversas em cada vítima do acidente. O agravo faz parte da Lista de Notificação Compulsória, significando a necessidade de comunicação imediata, por parte das unidades de saúde, dos casos de acidentes aos serviços de vigilância e controle de zoonoses. A medida ajuda na elaboração de estratégias e ações de prevenção. Em Pernambuco, segundo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o mês de abril foram 5.354 acidentes com escorpião, 878 com abelhas, 425 com serpentes e 119 para aranhas. Em todo ano de 2018, foram notificados 17.501 (escorpião), 2.621 (abelhas), 967 (serpentes) e 308 (aranhas).

Para abordar o perfil epidemiológico, as formas de diagnóstico e o tratamento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúne nesta segunda-feira (03.06), a partir das 9h, no bairro do Bongi, médicos e enfermeiros das urgências e emergências de hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), atenção primária e regulação médica. O evento também será transmitido para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“Promover a atualização dos profissionais de saúde é importante para proporcionar maior brevidade nos atendimentos das pessoas envolvidas em acidentes com animais peçonhentos. Em casos como esses, se o paciente não for tratado da forma correta, o quadro do paciente pode evoluir para óbito ou desencadear uma doença crônica. Este momento também é importante para divulgar e reafirmar quais são os serviços que atendem esses casos e o que fazer caso se depare com essas situações”, afirmou a gerente do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), Lucineide Porto.

No Estado, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) atua no auxílio aos profissionais de saúde do atendimento especializado e na orientação da população em casos de acidentes. O serviço funciona exclusivamente pelo telefone 0800.722.6001 que funciona 24 horas, todos os dias da semana, gratuitamente. Pernambuco também conta com unidades de saúde que são referência para o tratamento de acidente com animais peçonhentos (ver lista abaixo).

Os grupos com maior exposição a ataque ocasionado por escorpião são as crianças, idosos, trabalhadores da construção civil, donas de casa. Os entulhos armazenados nas residências e vias podem atrair os animais, assim como também a presença de baratas e outros insetos, que servirão de presas. Para os casos envolvendo serpentes, os mais propícios são os trabalhadores da Zona Rural.

“Acontecendo a picada do escorpião, o indicado é lavar a área com água e sabão e procurar uma unidade de saúde. O soro contra a picada é indicado apenas nos casos moderados e graves que podem acontecer em crianças de até 12 anos com risco de morte. Para os demais, a indicação é ir até a unidade de saúde mais próxima para tratar a dor local. Em caso de serpentes, o paciente deve buscar atendimento nas unidades de referência, que estão presentes em todas as Geres de Pernambuco. Uma observação importante é manter o local da picada em repouso e não fazer uso de qualquer medicação sem prescrição médica”, acrescentou a gerente do Ceatox.

Compre no Caruaru Shopping e concorra a uma viagem

“Um Amor de Viagem”. Este é o tema da campanha do Dia dos Namorados que o Caruaru Shopping estará realizando de 1º a 16 de junho. Os prêmios são duas viagens com acompanhante para Gramado (RS).

A cada R$ 150,00 em compras, o cliente pode realizar o cadastro e trocar seu saldo por cupons para concorrer à premiação. O estande de trocas fica no corredor do hipermercado e segue o mesmo horário de funcionamento do centro de compras e convivência, isto é, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, no domingo, das 11h às 21h.

“O sorteio será no dia 16 de junho, às 18h”, informou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping.

Além de concorrer a uma viagem inesquecível, o cliente ainda tem a sua disposição mais de 200 lojas para encontrar o presente perfeito para a pessoa amada. Tudo isso com segurança e uma comodidade que só o Caruaru Shopping oferece!
O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Paulo Câmara empossa Severino Otávio na Arpe

O governador Paulo Câmara empossou, na manhã desta segunda-feira (03.06), o conselheiro aposentado Severino Otávio como novo Diretor Presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). O cargo tem duração de quatro anos. Criada em 2000, a agência tem as funções de regular, fiscalizar e zelar pela qualidade dos serviços e concessões públicas delegadas pelo Estado, ou por ele diretamente prestados.

“Tenho a satisfação de empossar Severino diante de tudo que ele representa na administração pública de Pernambuco. Ele sempre foi uma pessoa que procurou melhorar o serviço público, ajudar nas boas práticas, ajudar quem mais precisa. E é isso que queremos na Arpe. Queremos que ela esteja cada vez mais próxima da população, regulando o que precisa ser regulado e cobrando a qualidade dos serviços”, destacou Paulo Câmara.

Em seu discurso o governador fez questão de ressaltar a importância do ex-presidente da agência, Ettore Labanca, que faleceu em março deste ano. “Não podia começar de outra forma que não agradecendo e ressaltando o trabalho de Ettore neste órgão. Nosso ex-presidente cumpriu um papel muito importante, que agora vai ser continuado por Severino Otávio”, afirmou.

O presidente da Arpe governou a cidade de Bezerros em duas ocasiões, entre 1973 e 1976 e entre 2013 e maio de 2019, quando renunciou ao restante do mandato para assumir o novo cargo. Antes, foi deputado estadual por dois mandatos (1979-1982 e 1983-1986). Em junho de 1986, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão que presidiu em duas ocasiões.

Ao expressar sua gratidão pela indicação ao novo cargo, Severino Otávio afirmou que sua experiência na vida pública será um ponto forte, e reforçou a necessidade de realizar um trabalho conjunto no órgão. “Minha responsabilidade é muito grande, mas não tenho medo de desafios. Junto com os servidores da Arpe, vou compreender e desenvolver essa entidade, para que possamos entregar uma agência reguladora que cumpra sua função perante o povo pernambucano”, assegurou.

Participaram do evento o deputado federal Danilo Cabral; o deputado estadual Waldemar Borges; os prefeitos Breno Borba (Bezerros) e Ana Célia (Surubim); os secretários estaduais Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Silvia Cordeiro (Mulher) e Milton Coelho (Chefia de Gabinete); além de diretores e servidores da Arpe.

Pesquisa do Ibope mostra que 73% são contra a flexibilização do porte de armas

Nova pesquisa do Ibope, realizada entre 16 e 19 março, mostra que 73% dos entrevistados são contrários à flexibilização de porte para cidadãos comuns e 26% são favoráveis. 1% não souberam opinar ou não responderam.

O apoio maior segue entre os homens, 34%. Entre as mulheres, cai para 18%. De acordo com a região do País, a aprovação se destaca no Norte/Centro-Oeste: 34%. Os números vão caindo, respectivamente, nas regiões Sul: 29%, Nordeste: 27% e Sudeste, agora na última posição, com 22%.

Na mesma entrevista também foi perguntado sobre a posse de armas. 61% dos entrevistados são contrários; 37% são favoráveis e 2% não souberam opinar ou não responderam. Os homens também lideram o apoio, 50%. Já entre as mulheres, a aprovação cai para 27%.

O Sul é onde a flexibilização da posse de armas tem a melhor resposta: 48%. Esse apoio perde força, respectivamente, no Norte/Centro-Oeste: 43%, Sudeste: 35%, e Nordeste, no final da lista, com 33%.

O instituto ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Diferença entre porte e posse

O direito ao porte de arma é a autorização para transportar a arma fora de casa – permitido, antes do decreto, aos agentes de segurança pública, integrantes das Forças Armadas, policiais, agentes de inteligência e agentes de segurança privada. A posse de arma é o registro e autorização para comprar e ter armas de fogo e munição, sem o direito de sair com o objeto.

Diario de Pernambuco

Mano Walter e Gustavo Mioto no São João de Gravatá

O prefeito de Gravatá Joaquim Neto promete realizar uma das maiores festas juninas dos últimos tempos na cidade, que recebe muitos pernambucanos durante o período junino. Praticamente toda a sociedade recifense sobe a serra para curtir o mês por lá. Atrações de peso foram escaladas para agitar a programação da cidade, que acontece entre os dias 14 e 23 de junho. Segundo a prefeitura, 400 mil pessoas devem circular pelos polos durante os cinco dias de festa.

Saia Rodada, Mano Walter, Leo Magalhães, Gustavo Mioto e Leonardo se apresentarão no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, principal polo da festa, com shows realizados nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de junho. A festa também será garantida nos polos do Mercado Cultural e da Sanfona, que será montado na Avenida Joaquim Didier.

Leia Mais
Wesley Safadão e Jorge e Mateus no São João de Petrolina

Alok, Bell Marques e Mioto entre as atrações do São João de Caruaru

Grupos de dança e apresentações de quadrilhas juninas serão os responsáveis pelo encerramento da festa no dia 28 na rua São Miguel – Bairro Novo, com apresentações das quadrilhas juninas e grupos de dança. A festa continua no polo da Sanfona com a grande final da Maratona do Forró.

Confira a programação completa do São João 2019 de Gravatá:

Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar – Início às 21h
14/06 – Sexta-feira
Capim com Mel
Amazam
Saia Rodada

15/06 – Sábado

Galeguinho de Gravatá
Fulô de Mandacaru
Mano Walter

21/06 – Sexta-feira

Amigos Sertanejos
Geraldinho Lins
Léo Magalhães

22/06 – Sábado
Forró pra curtir

Brucelose
Gustavo Mioto

23/06 – Domingo
Pinga Fogo
Forró do Loirão
Leonardo

Polo da Sanfona- Início às 20h30
14/06 – Sexta-feira

Waldir Lyra

Pau no Xote

Cezzinha

15/06- Sábado

Rei do Cangaço

Marcos de Lima

Carol Capim

16/06- Domingo

Andrea Santos

Don Tronxo

Lady Falcão

21/06- Sexta-feira

Tio do Acordeon

Gercino Vanerão

Fagner Chagas

22/06- Sábado

RD Orquestra

Ricardo Alegria

Ed Carlos

23/06- Domingo

Ana Sol

Daniel Boi Veio

Rodrigo Raposo

Polo Mercado Cultural – Início às 11h
14/06 – Sexta-feira

José Luís e Amigos Sertanejos

Denis e Forró Desassossego

Arrocha o Nó

15/06- Sábado

Matias Acordeon

Maurício Meneses e banda Acalanto

João Lucas e Pedrinho

16/06- Domingo

Adriano Sena

Jobson Alejandro

Forró da Serra

21/06- Sexta-feira

Joãozinho do Acordeon

Mistura Brasileira

Léo do Acordeon

22/06- Sábado

Trio Danado de Bom

Moura Rossi

Aldinho do Acordeon

23/06- Domingo

Valter Lira e Trio Quebra Chinelo

Luizinho do Baião

Eduardo Veloso

São João Comunitário – 2019
Quadrilhas:

Junina Matuta da Serra
Sivuca
Aconchego
Junina Farrear
Rastapé
Raízes Nordestinas
Traquejo

Grupos de dança:

Gravatart
Expressão Junina
Academia ArtDança

Sakulejar

Movimento de Dança Wanderson José

Datas e locais de apresentações:

08/06 (sábado) – 20h cortejo de todas as quadrilhas com saída da Prefeitura até o local de Abertura na Rua do Prado – Bairro Prado

Raízes Nordestinas
Rastapé
Academia de Dança Rosivânia Pereira

09/06 (domingo) – 15h Distrito de Russinhas

Aconchego
Raízes Nordestinas
20h -Distrito de Avencas

Raízes Nordestinas
Expressão Junina

10/06 (segunda) – 20h – Caixa D’água – Bairro Novo

Traquejo
Rastapé
Gravatart

11/06 (terça-feira) – 20h – Bairro Suíça Brasileira

Matuta da Serra
Rastapé
Expressão Junina

12/06 (quarta-feira) – 20h – Amaury de Medeiros – Boa Vista

Traquejo
Sivuca
Sakulejar

13/06 (quinta-feira) – 20h – Área Verde

Sivuca
Rastapé
Gravatart

16/06 (domingo) – 15h – Distrito de Uruçu Mirim

Matuta da Serra
Expressão Nordestina
20h – Distrito de Mandacaru

Aconchego
Junina da Serra
Gravatart

17/06 (segunda-feira) – 20h – Comunidade do CAIC

Bairro Novo
Raízes Nordestinas
Rastapé
Academia de Dança Rosivânia Pereira

18/06 – (terça-feira) – 20h – Maria Auxiliadora

Junina Farrear
Sivuca
Gravatart

19/06 – (quarta-feira) – 20h – Polo Cultural do Cruzeiro

Farrear
Traquejo
Sakulejar

20/06 – (quinta-feira) – 20h – Alto da Boa Vista

Sivuca
Aconchego
Academia de Dança Rosivânia Pereira

24/06 – (segunda-feira) – 16h – Distrito de São Severino

Rastapé
Raízes Nordestinas
Sakulejar
20h – Rua do Norte

Traquejo
Farrear
Junina da Serra

25/06 – (terça-feira) – 20h – Pátio da Igreja São Pedro e São Paulo – Suíça Brasileira

Aconchego
Junina da Serra
Movimento de Dança Wanderson José

26/06 – (quarta-feira) – 20h – Trav. Padre Cícero – XV de Novembro

Sivuca
Junina Farrear
Sakulejar

27/06 – (quinta-feira) – 20h – Mateus de Melo – Jucá

Traquejo
Sivuca
Expressão Nordestina

28/06 – (sexta-feira) – 20h – Rua São Miguel

Aconchego
Junina Farrear
Academia de Dança Rosivânia Pereira
22h – Maratona do Forró – Polo da Sanfona

Folhape

PE registra 6.776 ataques de animais peçonhentos

Pernambuco registrou 6.776 vítimas de acidentes com animais peçonhentos do mês de janeiro ao mês de abril deste ano. Desse total, 5.354 foram com escorpião.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o agravo no número de casos entrou na Lista de Notificação Compulsória do Estado, que alertou sobre a necessidade de comunicação imediata dos casos aos serviços de vigilância e controle de zoonoses com o intuito de que estratégias e ações de prevenção sejam elaboradas.

Dos 6.776 casos registrados até o mês de abril deste ano, 5.354 foram com escorpião, 878 com abelhas, 425 com serpentes e 119 com aranha. Em 2018, foram notificados 17.501 acidentes com escorpião, 2.621 com abelhas, 967 com serpentes e 308 com aranhas.

Leia também:
São Paulo tem maior número de acidentes com escorpiões em 30 anos
Secretaria de Saúde divulga aumento de ataques de escorpiões em PE
Ataques de animais peçonhentos crescem em Pernambuco

Para debater sobre a incidência dos acidentes com animais peçonhentos, a SES reúne na manhã desta nesta segunda-feira (3), no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, médicos e enfermeiros das urgências e emergências de hospitais públicos do Estado, além de profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e da atenção primária e regulação médica de Pernambuco.

De acordo com a gerente do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), Lucineide Porto, se o paciente atacado não for tratado da forma correta, o quadro pode evoluir para óbito ou desencadear até mesmo uma doença crônica. ”Promover a atualização dos profissionais de saúde é importante para proporcionar maior brevidade nos atendimentos das pessoas envolvidas em acidentes com animais peçonhentos”, afirmou.

Segundo a SES, os grupos com maior exposição aos ataques de escorpião são as crianças, idosos, trabalhadores da construção civil e donas de casa. A secretaria alerta que entulhos armazenados em residências e vias públicas podem atrair não somente os animais, mas também baratas e insetos, que são presas deles.

“Se picado por escorpião, o indicado é lavar a área com água e sabão e procurar uma unidade de saúde. Uma observação importante é manter o local da picada em repouso e não fazer uso de qualquer medicação sem prescrição médica”, acrescentou a gerente do Ceatox.

Hospitais de referência para Tratamento de Acidentes com Animais Peçonhentos em Pernambuco:

Hospital da Restauração – Recife (cobra e escorpião)
Hospital Jaboatão Prazeres – Jaboatão dos Guararapes (escorpião)
Hospital João Murilo – Vitória de Santo Antão (escorpião)
Hospital Belarmino Correia – Goiana (escorpião)
Hospital Mestre Vitalino – Caruaru (cobra e escorpião)
Hospital Regional Ruy de Barros Correia – Arcoverde (cobra e escorpião)
Hospital Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada (cobra e escorpião)
Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro (cobra e escorpião)
Hospital Regional Fernando Bezerra – Ouricuri (cobra e escorpião)
Hospital Universitário – Petrolina (cobra e escorpião)

Folhape

Porto Digital apresenta Plano de Formação

O Porto Digital lança, em parceria com instituições de referência no ensino superior, cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software e negócios. As matrizes curriculares foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pelo Centro Universitário Tiradentes, Fundação Dom Cabral e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding é a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos – ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos (as) formandos (as) no ecossistema”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.

MPPE abre inscrições para estágio em nível universitário

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio em Nível Universitário do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os interessados podem acessar o site do Instituto Sustente e efetuar a inscrição até o dia 18 de junho. Após realizar a inscrição, os estudantes deverão pagar taxa de R$37,40.

Estão sendo ofertadas 41 vagas para estudantes a partir do 5º período dos cursos de Administração (10 vagas na RMR e 2 vagas em Serra Talhada), Arquitetura (2), Ciências Contábeis (6 vagas na RMR e 1 em Palmares), Jornalismo (3), Publicidade e Propaganda (2), Engenharia Civil (3), Engenharia Eletrotécnica (1), Engenharia Eletrônica (2), Estatística (1), Nutrição (1), Psicologia (3), Serviço Social (3) e Sistemas de Informação (1). Também haverá provas para estudantes de Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Redes e Rádio, TV e Internet, com cadastro reserva para esses cursos.

Todos os estagiários de nível superior do MPPE têm uma carga horária de 20 horas semanais e recebem uma bolsa estágio no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte. O contrato de estágio tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com o Edital nº01/2019, publicado no Diário Oficial do dia 15 de maio de 2019, os estudantes farão as provas no dia 21 de julho, no Recife, e poderão optar por estagiar nas sedes do MPPE na Capital, Região Metropolitana, Palmares e Serra Talhada. A prova terá um total de 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico e cinco de informática, com valor total de 10 pontos. Todos os candidatos que obtiverem uma nota igual ou superior a cinco pontos serão considerados aprovados, com a classificação dos candidatos de acordo com as notas finais .

Ainda segundo o edital, está assegurada uma reserva de 20% das vagas para pessoas negras nas localidades que tiverem um número de vagas superior a três; 5% das vagas para indígenas nas localidades de estágio com mais de dez vagas; e também para pessoas com deficiência. Vale ressaltar que os candidatos que se inscreverem no sistema de cotas concorrem a todas as vagas e, caso obtenham nota suficiente para ocupar uma vaga do cadastro geral, não ocupam uma vaga de cotista.

Semana de Queimados segue até a sexta (7)

O Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem do Hospital Regional do Agreste (HRA), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza a Semana de Queimados. A iniciativa teve início no sábado (1º) e segue até sexta (7), com o objetivo de orientar os profissionais sobre os cuidados no atendimento às pessoas que sofreram queimaduras, já que, com a chegada do período junino, os casos aumentam significativamente.

Os participantes também receberão instruções de prevenção e primeiros socorros.

Diocesano: concurso para professores de inglês

Seguem até 14 de julho as inscrições, no Colégio Diocesano de Caruaru, de concurso para professores de inglês de educação infantil e ensino fundamental, que atuem em turmas de programa bilíngue, para o quadro funcional do ano letivo de 2020.

Para participar, o candidato deve falar inglês fluentemente e ter habilidade para trabalhar com crianças e é necessário apresentar currículo com foto, cópia do diploma do curso de Letras ou Pedagogia (ou declaração “cursando”); cópia do RG e cópia do CPF.

O edital completo está disponível no site www.diocesanocaruaru.g12.br.