Sesc Arcoverde forma agentes ambientais para atuar no São João

32629140 – composition with recyclable garbage consisting of glass, plastic, metal and paper isolated on white background

O Sesc Arcoverde realiza nesta quarta-feira (12/06) formação de agentes ambientais que vão atuar na Estação da Reciclagem, espaço que será criado para as festas juninas da cidade e que começa a funcionar no dia 21 de junho, na Praça Winston Siqueira. A capacitação começa às 8h para catadores de lixo da cidade e profissionais que vão atuar como mediadores durante o período junino. A intenção é que eles possam orientar os forrozeiros que passarem pelo local sobre as melhores formas de descartar resíduos sólidos e, assim, preservar o meio ambiente.

Pela manhã, os temas abordados serão a importância e a segurança da coleta seletiva, o papel do catador, a importância de associações e cooperativas, as boas práticas ambientais e as orientações técnicas do trabalho de sensibilização do catador. À tarde, haverá uma troca de experiências entre os catadores e uma avaliação final. “A formação é fundamental para que todos eles tenham conhecimento técnico de proteção individual e que possam realizar a sensibilização a todos os envolvidos no evento”, afirma Elisabete Lacerda, coordenadora de Educação em Saúde e Sustentabilidade do Sesc.

As atividades na Estação da Reciclagem serão iniciadas sempre às 18h. Os agentes farão um trabalho de sensibilização e a coleta de papelões, latas e garrafas pets, material que será vendido e terá a renda revertida para a Associação de Catadores de Arcoverde. Além disso, vão entregar recipientes aos comerciantes que utilizarem óleo de cozinha para o recolhimento correto do líquido que será encaminhado à Saboaria Arcoverde, evitando, assim, o descarte em ralos de pia, vias públicas e outros locais indevidos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.