Astur-PE entregará prêmio a jornalista Jô Mazarollo

Astur

A data para a entrega do recém-criado Prêmio Othon Bezerra de Mello está se aproximando e as atenções serão destinadas à primeira homenageada, a jornalista Jô Mazarollo. No próximo dia 17 de novembro, terça-feira, os integrantes da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) se reúnem pela última vez no ano e, na mesma ocasião, entregam à comunicadora o reconhecimento pelos serviços prestados por ela em difundir o potencial turístico de Pernambuco. Jô confirmou a presença na 4ª edição do evento que acontecerá em Goiana, Zona da Mata do Estado.

De acordo com o presidente da Astur – PE e secretário de Turismo de Limoeiro, André Quirino, “a justificativa da honraria se dá pela grande contribuição da jornalista ao pautar coberturas importantes para a divulgação dos municípios pernambucanos”. Jô Mazarollo é diretora da Rede Globo Nordeste e sempre inclui reportagens sobre o setor em toda a programação. No documento que a indica, a Associação se refere às contribuições à implantação de projetos turístico-culturais como Nordeste, Viver e Preservar, Pernambuco Quero Te Ver, São João do Nordeste e Espaço Pernambuco. Além disso, o investimento nas coberturas do Carnaval e da Paixão de Cristo.

Além da entrega do Prêmio, a programação do 4º Encontro da Astur conta ainda com mesa-redonda para apresentação de projeto de lei que trata de instâncias turísticas, mostra gastronômica, visita técnica a atrativos turísticos locais e palestra ‘A gestão pública em parceria com o trade turístico’, ministrada por consultor do Sebrae. O evento ocorrerá no auditório da Pousada Litoral Norte, na Praia de Atapuz, em Goiana.

Entre as presenças confirmadas no Encontro estão a do secretário de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina, Josenildo Santos, também vice-presidente da Astur – PE; dos secretários e dirigentes de Turismo dos municípios de Caruaru, Lagoa dos Gatos, Panelas, Cupira, Limoeiro, Bom Conselho, Afrânio e Recife, entre outros

OTHON – De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco, Othon Lynch Bezerra de Mello foi um dos maiores industriais do Brasil. Nasceu no dia 9 de fevereiro de 1880, na cidade de Limoeiro, estado de Pernambuco. Othon tinha tendências literárias e foi também Conselheiro Municipal, Deputado Estadual e empresário na área têxtil. Já no ramo de hotelaria, fundou a rede Hotéis Othon S.A. Preocupado com seus empregados, Othon abriu para eles escolas com assistência médica e dentária, e loteou terrenos para construção de suas casas. Era também um apreciador das artes. Suas residências, no Recife, em São José dos Manguinhos, no Rio de Janeiro, no Cosme Velho e em Petrópolis, eram verdadeiras exposições. Em Pernambuco, instituiu o Prêmio Literário Othon Bezerra de Mello, entregue pela Academia Pernambucana de Letras, destinado aos melhores livros publicados anualmente. Igual iniciativa foi por ele adotada em Alagoas e em Minas Gerais, o que lhe valeu o título de Mecenas Brasileiro do Século XX.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *