Marcado pela presença de quase 300 agricultores familiares das 11 Regiões de Desenvolvimento do Estado, o ProRural realizou na quarta-feira (23), no hotel Estação Cruzeiro de Pesqueira, o Seminário do Projeto Pernambuco Rural Sustentável – “PRS: Avanços e Desafios”. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados da avaliação de Meio Termo do Contrato de empréstimo com o Banco Mundial e construir, de forma participativa, as diretrizes para a segunda metade do Programa.
Durante o encontro, os gestores e técnicos do ProRural se dividiram em grupos para ouvir opiniões dos parceiros institucionais, entidades da sociedade civil, representantes de conselhos e associações rurais que representaram os agricultores, além de grupos de mulheres e povos tradicionais como os indígenas e quilombolas. Os debates se deram no sentido de entender as dificuldades encontradas, e buscar as soluções para a elaboração e financiamento de projetos que visam o desenvolvimento sustentável no campo.
Presente no evento a secretária Executiva de Gestão e Planejamento da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Áurea Igrejas, ressaltou a importância do Seminário apesar das dificuldades enfrentadas pelo Estado. “Este é um momento de avaliação, com todos juntos, para tentar superar desafios, dificuldades e colocar estratégias de ação que melhorem o desempenho dos projetos e otimize recursos para que possamos continuar trabalhando com muita seriedade em prol das comunidades rurais”.
O Gerente do PRS junto ao Banco Mundial, Diego Árias, falou da alegria de participar de um evento estratégico, onde foram apresentados os resultados dos três primeiros anos do trabalho, mas também foram dadas recomendações sobre melhorias e oportunidades para o futuro. “O banco acha muito importante o exercício de parar e pensar se o que a gente está fazendo está bem feito e onde existem gargalos e oportunidades no Projeto, para que possamos maximizar os impactos nas comunidades rurais de Pernambuco”.
Para o diretor Geral do ProRural, Anselmo Pereira, o seminário foi uma oportunidade para o Programa fazer uma análise dos avanços no meio Rural a partir do PRS e para buscar novos caminhos para fortalecer a na agricultura familiar, responsável por grande parte do alimento que vai para a mesa dos pernambucanos. “Trabalhamos no sentido de sanar as necessidades já constatadas das famílias que vivem no campo, como é o caso dos investimentos em abastecimento de água. Mas ouvir os produtores nos ajudará a traçar novas diretrizes para o Programa nessa reta final”, comenta Pereira.