A reunião da Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), Mauricélia Montenegro, do secretário-executivo da pasta Kennys Bonatti e da chefe de gabinete, Kátia Karine. Durante o encontro, a secretária apresentou o planejamento para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e inovador no Estado, com foco especial na região Agreste.
O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a importância dessas iniciativas para a economia local. “Caruaru é uma força no interior do Estado, e tudo que é implantado aqui beneficia não apenas o município, mas diversas cidades vizinhas. O crescimento econômico depende de investimentos em tecnologia e inovação para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento das empresas. Por isso, estamos sempre promovendo o diálogo com o poder público e cobrando que essas iniciativas se tornem realidade e sejam cada vez mais presentes no Agreste”, afirmou.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep) e vice-presidente do Conselho Superior Deliberativo da Acic, Ricardo Montenegro, destacou que a interiorização de projetos representa um avanço significativo para o desenvolvimento regional, ampliando o acesso a oportunidades antes concentradas na capital. “Na Facep, acompanhamos esse movimento com a certeza de que essa aproximação fortalecerá ainda mais o ecossistema de inovação, tecnologia e pesquisa no interior. Trata-se de uma grande oportunidade para impulsionar a economia local, estimular o empreendedorismo e criar novas perspectivas para profissionais e empresas da região”.
A secretária Mauricélia Montenegro detalhou as principais ações e investimentos planejados pela Secti para a região. “O Governo de Pernambuco, por meio da Secti, lançou o programa Inova PE para fomentar ciência, tecnologia e inovação (CTI), incluindo o interior. O programa atua em cinco eixos: formação de talentos, pesquisa e inovação, difusão do conhecimento, melhoria dos ambientes tecnológicos e incentivo ao empreendedorismo inovador. Em Caruaru, uma das principais iniciativas será a transferência do Armazém da Criatividade para o centro da cidade, onde se integrará à Estação Criativa e ao Porto Digital, oferecendo editais de apoio a startups e negócios de base tecnológica. Essa iniciativa beneficiará desde pequenos comerciantes até empreendedores inovadores”, explicou.
Além disso, o secretário-executivo Kennys Bonatti ressaltou o compromisso do governo em fortalecer a conexão entre o setor empresarial e as iniciativas de ciência e tecnologia em Pernambuco. “O governo, por meio da Secti, tem disponibilizado os recursos necessários, e nossa secretaria fomenta essas ações por meio de editais. Por isso, essa aproximação com a Acic é fundamental, permitindo que a Associação compreenda as oportunidades disponíveis e repasse essas informações ao comércio e aos empresários da região”, concluiu.