Deputados federais, membros do Partido Verde e de ONG’s, representantes de Associações, simpatizantes e sociedade civil estiveram presentes, na manhã desta quarta feira (08.06), na Câmara dos Deputados, no café da manhã, para o lançamento da Campanha ‘Ratifica Já’.
A campanha pretende colocar em ação o Acordo de Paris, já assinado por mais de 175 países, inclusive o Brasil. A Ratificação aqui no país depende de autorização do Congresso Nacional e deve passar tanto pela Câmara dos Deputados como pelo Senado Federal. O Brasil vem exercendo um papel importante em relação ao Clima desde a Rio 92. Potencialmente tem muito a ganhar com o caminho traçado pelo Acordo de Paris dado seu grande potencial para atrair recursos para o reflorestamento em grande escala, a agricultura de baixo carbono e as energias limpas.
O líder da Bancada Verde, deputado Evandro Gussi (PV.SP) defendeu a agilidade para a que o acordo seja ratificado logo é autor de um pedido de urgência para a votação do tema “Fizemos na semana passada um requerimento de urgência e se aprovado iremos ganhar tempo e levar a mensagem ao plenário da Câmara, que uma vez aprovado seguirá ao Plenário do Senado. Ainda ontem no colégio de líderes eu conversei com os demais líderes partidários sobre o desejo da bancada verde, de que o tema pudesse ser pautado o mais breve possível. O meu sentimento pessoal, mesmo com o atual momento legislativo, e sem poder comprová-lo de maneira objetiva é de que não enfrentaremos grandes dificuldades para que essa matéria seja pautada o mais breve possível, pois hoje há um consenso sobre o tema”, afirmou o líder da Bancada Verde.
Presente no evento, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho disse que o tema mudanças climáticas e a ratificação do acordo é urgente e prioritário. “Iremos apoiar o Acordo de Paris. É nossa intenção que esse documento seja ratificado, o quanto antes, para que possamos aprovar logo essa matéria. Internamente tentarei encurtar os prazos e ainda melhorar tais metas. Tenho dito isto desde o primeiro dia que entrei no Ministério do Meio Ambiente, o tema mudanças climática é uma das prioridades absolutas da minha gestão”, disse Sarney Filho.
O ministro disse que reunirá os esforços necessários para que o Acordo seja logo ratificado e as pautas ambientais tenham mais agilidade pelos plenários da Câmara e do Senado e para isso, Sarney Filho optou em mudar também a sua própria agenda. “A partir da próxima quarta feira (15.06), eu vou despachar todas às quartas feiras, pela manhã, no próprio Congresso Nacional, a fim de esgotar a pauta ambiental, prestigiar os deputados e senadores e fazer com que seja mais cômodo o debate sobre os temas. É importante esse engajamento para que a ratificação do processo ande com celeridade”, declarou o ministro.
Falando pelos segmentos ambientais, o Secretário Executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl destacou que o evento é de extrema importância para o Brasil, mesmo com o atual momento econômico e político pelo qual passa o país. “Precisamos continuar o protagonismo brasileiro nesta questão. Hoje o status dessa ratificação é o seguinte: temos 17 países que já certificaram, porém eles são apenas 0,04% das emissões globais do efeito estufa. São países bastante pequenos e vulneráveis. A frente parlamentar ambientalista contribuiu e muito para que a discussão do Acordo de Paris amadurecesse aqui dentro desta casa e que chegássemos à COP 21 onde o Brasil desempenhou o papel de protagonismo importante que registrou por lá. O observatório do clima defende que esse processo de ratificação se dê de forma célere em especial pela relevância do tema, em âmbito mundial e por ter sido um assunto amplamente discutido e debatido dentro desta casa. A sociedade civil tem a expectativa de que o parlamento dê essa resposta, ao tamanho do atual estado das coisas em relação à urgência climática”, afirmou Rittl.
Membros do Partido Verde também participaram do evento e destacaram a necessidade maior em debater o tema nas suas regiões de atuação. Para o presidente do Partido Verde da cidade de Jacarei, Willdons Mendes, que também prestigiou o evento, a mobilização dos verdes neste aspecto só vem a acrescentar a luta por suas tradicionais bandeiras. “O Partido Verde tem propriedade para falar sobre este assunto e tem uma histórica defesa das causas ambientais é importante nós verdes sermos protagonistas deste assunto. Nos municípios temos o dever de replicar o que vimos aqui e os termos desse acordo para que todos saibam do envolvimento dos verdes nesta mobilização”, afirmou Mendes
A mobilização pela Campanha ‘Rafitica Já’, no Congresso Nacional, tem o apoio da sociedade civil, da Fundação SOS Mata Atlântica, do Centro Brasil no Clima/Climate Reality, do Observatório do Clima, da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMA) e do Greenpeace que participaram do lançamento da campanha, em Brasília.