A educação de Agrestina foi destaque no ‘Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão’, realizado de 24 a 26 de fevereiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em todo o Agreste Central, apenas quatro cidades – incluindo a terra da Mazuca, foram selecionadas para o relato de experiências realizadas durante o ano de 2014.
As ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Esportes foram utilizadas como exemplo para outros municípios do Estado em apresentação ministrada pela professora Walkiria Azevedo de Oliveira. A profissional explanou sobre o tema ‘Jogo e aprendizagem: Validação da potencialidade no contexto do letramento matemático’. O encontro reuniu educadores de 184 municípios de Pernambuco, incluindo coordenadores locais, orientadores de estudos e professores alfabetizadores. De Agrestina, participaram ainda as orientadoras municipais de estudo Patrícia Santos, Márcia Florêncio e Luciana Melo, além da secretária de Educação, Joelma Leite.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é vigente em Agrestina desde 2013 e conta com 50 professores e 700 estudantes que cursam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental ou fazem parte de salas multiseriadas na zona urbana e rural. “Agora está sendo finalizado o trabalho de 2014 e apresentados os pontos positivos da realização do Programa nos municípios. Agrestina foi selecionada pelo bom desempenho das atividades e isso significa uma melhora no nível dos profissionais e no processo de aprendizagem dos alunos”, comemora Joelma Leite.
O Pnaic é o maior programa de formação da história do Ministério Educação. Realizado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem, em articulação com o Núcleo de Educação Matemática, o evento serviu como grande plataforma de exposição e compartilhamento de pesquisas e experiências didáticas realizadas no âmbito do Programa em Pernambuco ao longo do ano passado. A programação do encontro incluiu mesas temáticas, sessões com relatos de experiências, sessões com apresentação de pesquisas, exposição de jogos didáticos e apresentações culturais. Em Pernambuco o PNAIC é coordenado pelo Centro de Educação e Estudos da Linguagem (CEEL), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.