O Colégio Diocesano de Caruaru está recebendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado pela Polícia Militar de Pernambuco. De caráter essencialmente preventivo e comunitário, o programa é voltado para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que vão participar de cursos ministrados por policiais militares fardados, durante um semestre letivo, sendo uma aula por semana. A ação teve início no dia 4 de abril e se estende até 9 de junho, ocorrendo sempre nas segundas.
Ao término do curso, será realizada uma cerimônia de formatura, em que os estudantes recebem o diploma de conclusão de curso e se tornam agentes multiplicadores sobre a prevenção das drogas e da violência.
O material didático do Proerd inclui o Livro do Estudante, o Livro dos Pais, o Manual do Instrutor e o Manual do Facilitador, auxiliando os respectivos alunos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
Conhecendo o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.
No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992. Em Pernambuco, o Proerd foi institucionalizado pelo decreto estadual nº 29.188 de 10/05/2006. Considerado o melhor e maior programa de prevenção às drogas do mundo, o Proerd é desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social do Estado, executado pela PMPE, em consonância com a política do governo federal, nos eixos de enfrentamento ao crack e outras drogas.