A Alergo Imuno está lançando um aplicativo para que o paciente possa agendar a consulta pelo smartphone. Ao baixar a plataforma gratuitamente e realizar o cadastro, a pessoa pode ter acesso ao histórico das consultas, receitas, orientações médicas, resultados dos testes alérgicos e ao controle da aplicação da imunoterapia.
O paciente recebe também no smartphone lembrete do agendamento da sua consulta, um dia antes da marcação e avalia o atendimento. A ferramenta ainda disponibiliza vídeos explicativos orientando os pacientes no uso dos medicamentos e outras informações para o tratamento da alergia. É possível também desmarcar a consulta a qualquer momento.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia Imunopalogia (ASBAI), cerca de 30% da população tem algum tipo de alergia, sendo 20% crianças. “As manifestações alérgicas podem aparecer em qualquer fase da vida e até mesmo em pessoas que tenham histórico familiar. A alergia pode surgir quando o organismo tem intolerância a alguma proteína presente no alimento”, comenta o médico Waldemir Antunes, alergologista e membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, em Pernambuco (ASBAI-PE).
Pelo aplicativo, rapidamente é possível marcar a consulta e funciona 24 horas por dia. Pelo telefone o tempo médio para atendimento é de 3 minutos e apenas no horário comercial. Uma recente pesquisa realizada pelo Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI), divulgada pelo IBGE, avalia que 54,9% da população brasileira usam mais o celular que o computador para acessar a internet. O uso do telefone móvel ganha destaque no Nordeste, com 82,4% a segunda maior proporção nacional, depois da região Norte, 92,4%. A Alergo Imuno, responsável pelo aplicativo, tem unidades em Caruaru, Recife e no Cabo de Santo Agostinho.