Em Caruaru, o mês de junho é sinônimo de muita festa e diversão isso, graças ao famoso São João de Caruaru conhecido como o Melhor São João do Mundo. O problema é que muitas pessoas que vão ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, durante os festejos juninos, acabam exagerando no consumo de bebida alcoólica o que pode trazer sérias consequências para o organismo.
Quando estamos sem se alimentar por algum tempo, as nossas reservas se esgotam, fazendo com que o fígado sintetize a glicose a partir das nossas proteínas musculares. Essa síntese é dificultada na presença do álcool, visto que o etanol bloqueia essa ação. Isso explica o porquê das pessoas que estão bebendo em jejum se embebedam mais rapidamente.
O ideal é evitar o consumo exagerado de álcool, mas se isso parece impossível é importante se preparar previamente fazendo uma boa alimentação e se hidratando corretamente uma vez que isso pode diminuir os efeitos colaterais do consumo alcoólicos aliviando os sintomas causados pela bebedeira.
De acordo com a nutricionista Gabrielle Barros, os sintomas causados pelo consumo exagerado de bebida podem ser aliviados com uma boa alimentação e hidratação adequada. “Consumir bastante água é fundamental já que o álcool causa desidratação no organismo. Por isso, beber vários copos de água ao longo do dia será muito bom para a recuperação. Além disso, você pode aumentar a ingestão de sucos naturais. Eles possuem um tipo de açúcar chamado frutose que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo grande de suco de laranja, por exemplo, ajudará a acelerar a remoção de álcool do organismo. Comer biscoitos a base de mel também possui uma forma concentrada de frutose que ajuda a eliminar o álcool do organismo mais rapidamente. Uma outra opção são as sopas de legumes que ajudam a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool, combatendo a ressaca”, disse.