Campanha pelo fim da violência contra as mulheres promove leilão de obras nesta terça

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro das Mulheres do Cabo, em parceria com o Shopping Costa Dourada, realiza, nesta terça-feira (08), a partir das 20h, um leilão de obras de arte, produzidas e doadas por artistas que participaram da campanha ‘A Cidade que se quer não tem Violência contra a Mulher’. A campanha faz parte do projeto Cidade Segura para as Mulheres, que acontece até o próximo dia 08 de março, na praça de eventos do Costa Dourada.

As obras que serão leiloadas foram produzidas durante as oficinas de aulas de pintura que ocorreram ao longo do evento. Artistas como Nena Queiroga, Ylanna Queiroga, Fabiana (a Pimentinha do Nordeste), Nice Albano e Edilsa Aires estão com presença confirmada para o ‘aulão de pintura’ desta segunda-feira (07), a partir das 14h, no Costa Dourada, para produção de obras a serem leiloadas.

Entre o acervo que será leiloado estão obras assinadas pelos dos artistas plásticos Luzarcus, Erivaldo José (Uruda), Rildo Plínio, Osvaldo Castanha, Sulani Moreira e Mestre Neno, além de pinturas produzidas pelas cantoras Nádia Maia e Andrezza Vieira, e pela jornalista Bianka Carvalho. Os recursos arrecadados serão destinados às ações da Campanha da ONG Centro das Mulheres do Cabo, realizadora do evento em parceria com os artistas cabenses e do Estado, Actionaid, Shopping Costa Dourada, Central de Eventos e apoiadores.

Para este final de semana, a programação conta ainda com oficinas, palestras, exposição e apresentações culturais. O evento proporciona também atividades de exposição e venda de peças artísticas, oficinas de confecção em cerâmica e pintura em tela, apresentação teatral, show musical, exposição e venda de livros, oficina de prata boliviana, recital de poesia e oficina arte em frutas. “Nosso objetivo é dar visibilidade às iniciativas pelo fim da violência contra a mulher, assim como também mobilizar doadores e apoiadores às ações da campanha”, mobiliza a coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo de Mendonça.

Projeto
O Projeto ‘Cidade Segura para as Mulheres teve início em 2011, fruto de uma experiência piloto realizada em cinco países. No Brasil, o projeto foi desenvolvido em três cidades, entre elas o Cabo de Santo Agostinho, sob a coordenação do Centro de Mulheres do Cabo, com apoio da Actionaid, organização de cooperação internacional de apoio a projetos de combate à violência e pobreza em mais de 40 países do mundo.

De acordo com a Fundação Perseu Abramo, a cada 15 minutos, uma mulher é vítima de violência, no Brasil. Já os dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco mostram que a cada ano morrem mais de 10 mulheres pela violência de gênero, no município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. “Não podemos aceitar, nem permitir que essa covardia continue machucando o corpo, a mente, a alma e a dignidade de meninas e mulheres vítimas da violência doméstica e sexual. Muitas mulheres sofrem abusos, inclusive, pela falta de proteção, estrutura e serviços públicos de qualidade, a exemplo da iluminação pública, transporte, segurança e rede de atendimento e assistência às mulheres”, aponta Nivete.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *