Com a seca que a região enfrenta e a escassez de água, a Prefeitura de Caruaru investiu para que houvesse otimização na irrigação dos canteiros das avenidas Agamenon Magalhães, Manoel de Freitas, Rio Branco e Oswaldo Cruz sem interferir na bela paisagem.
O novo composto tem a capacidade de se expandir e acumular mais água. Aliado a plantas suculentas, que necessitam de menos água, os canteiros necessitam de menos água, pois, naturalmente, ela ficará acumulada, economizando entre 40% e 50% da água utilizada atualmente, assim que toda a reposição for concluída. Estão sendo utilizadas mudas como onze horas e berduegas, que se encaixam nestes requisitos.
As plantas que compõem os espaços tem duração anual e precisam ser repostas, desta forma, as novas mudas já irão auxiliar neste novo trabalho. O composto utilizado é biodegradável, com duração de cinco anos, é rico em matéria orgânica e com maior capacidade de absorção, mantendo o solo irrigado. De acordo com o superintendente da URB,Guilherme Guerra, o investimento será compensado na economia da irrigação. “O novo método utilizado otimizará a irrigação e economizará a água, que já está escassa em nossa cidade. Com esta medida, nossas avenidas continuarão belas e utilizando metade da água”, explicou.