Caruaru alcança alta cobertura em vacinação contra a paralisia

Caruaru bateu a meta do Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Foram imunizadas 23.533 crianças. Esse número representa uma cobertura vacinal de 99,75 %.

De acordo com Lillian Leite o sucesso da Campanha se deve ao aumento de unidades da Estratégia de Saúde da Família em Caruaru, além da vacinação em escolas, creches e domicílios.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus, que pode afetar os nervos e levar à paralisia. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, através de material contaminado por fezes infectadas (fecal-oral).

O objetivo desta campanha e da vacinação de rotina contra a paralisia infantil é evitar a reintrodução do vírus no Brasil, que apesar não ter casos registrados há 26 anos, permanece vigilante pela existência da doença em outros países, tendo sido registrado em 9 países entre 2013 e 2014.

A forma de prevenção é por meio de vacinação e é disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde de Caruaru. A vacinação é preconizada na rotina do Calendário de Imunizações aos dois, quatro e seis meses de idade, com dois reforços com 1 ano e três meses e 4 anos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *