Segundo o Coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde, Paulo Florêncio: “Quando há um índice alto de notificações de casos de dengue, isso não significa que estão confirmados, e sim que a Secretaria tem trabalhado corretamente e que não está deixando esses casos passarem despercebidos. Após análise de laboratório é que se tem os casos confirmados e a maioria é sempre descartado.” , destaca Florêncio.
Com a mudança na forma de notificações de casos, houve um aumento na incidência de suspeita da dengue. Antes para ser notificada com suspeita da doença, era preciso estar sentindo ao menos três sintomas diferentes, já este ano, com a chegada da variação da doença, a Zica, qualquer pessoa que tiver um sintoma precisa ser notificada como suspeita.
Neste ano, de janeiro até o último sábado (11), o município tem um total de 2.677 notificações, deste número, 253 casos são confirmados, 858 casos descartados e em investigação 1.566 casos. Diante dos dados, Caruaru não ocupa a lista dos 28 municípios com mais incidência e adoecimento da população por dengue.
“Não existem motivos para Caruaru se preocupar com a dengue, nós estamos trabalhando muito para manter tudo sob controle. A população precisa fazer sua parte, pois sabemos que a maioria dos focos está dentro de casa.” declara, Paulo Florêncio.