A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) divulgou, nesta quarta-feira (02), a análise semanal de preços, revelando variações significativas em 70 itens essenciais vendidos no local. A pesquisa realizada, entre 31 de julho e 02 de agosto, identificou que 23 produtos apresentaram aumento de preço, enquanto 27 tiveram redução e 18 se mantiveram com valores inalterados.
Entre os destaques, três itens tiveram aumentos expressivos em seus preços. A couve-flor lidera o ranking com um aumento de 225%, seguida pelo repolho-roxo com 133% e a berinjela com 117%. Essas variações significativas tem relação com a sozonalidade dos produtos, período de plantio e vendas.
Por outro lado, a pesquisa revelou que alguns alimentos tiveram reduções notáveis em seus valores. A melancia foi o destaque nesse quesito, apresentando uma surpreendente queda de (-86%) em seu preço, seguida pelo jiló comprido, que teve uma redução de (-50%). Além deles, o abacate também apresentou uma diminuição de preço de (-40%), deixando os consumidores satisfeitos com a possibilidade de economizar em suas compras.
De acordo com o presidente da Ceaca, Gilvan Calado, as flutuações nos preços dos alimentos podem ser influenciadas por diversos fatores, incluindo condições climáticas, sazonalidade, oferta e demanda, entre outros. “Os comerciantes e produtores locais estão atentos a essas oscilações, buscando equilibrar suas margens de lucro e manter o abastecimento regular para atender à demanda da população”, comentou.
As informações obtidas através da cotação semanal da Central de Abastecimento de Caruaru são fundamentais para orientar consumidores e comerciantes em suas decisões de compra e venda. A transparência nas variações de preços permite que todos possam se planejar financeiramente e garantir o acesso a alimentos frescos e de qualidade.
Nesse cenário, em constante mudança, é importante que os consumidores fiquem atentos às informações fornecidas pela Central de Abastecimento e busquem alternativas para otimizar suas compras. Por outro lado, os produtores e comerciantes devem estar preparados para se adaptar às flutuações do mercado e garantir uma oferta consistente de produtos.