Em celebração aos 15 anos do Fórum Universitário e consequente parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com a Faculdade Asces, a Instituição caruaruense promove, às 19h da sexta-feira (12), um evento comemorativo no prédio dos Juizados Especiais II (R. Amsterdam, 1234 – Bairro Universitário).
Na solenidade, o presidente do TJPE e desembargador Frederico Neves, ministrará a palestra “Os desafios do Novo Código Processual Civil (CPC)”. A diretora acadêmica da Faculdade Asces, Marileide Rosa, representará a instituição, destacando a importância do convênio para ambas as partes e entregando, em nome da IES, uma homenagem ao desembargador.
O evento é aberto ao público, com foco em estudantes e profissionais do Direito e será presidido pelo coordenador do Fórum, Marupiraja Ribas. Na ocasião, será anunciado ainda um novo convênio entre a Asces e o Tribunal de Justiça, executado através do projeto ‘Pró-endividado”, atuando para a resolução de casos de endividamento junto à população carente.
Instalado em 12 de junho de 2000, sendo o primeiro do interior do Estado, o Fórum Universitário Asces compreende mais de 1.600 metros quadrados, e funciona como sede dos juizados especiais cíveis e criminais de Caruaru. Através de parceria com a instituição de ensino superior, o órgão oferece diversos serviços para a comunidade, beneficiando também os universitários que estão inseridos em um ambiente de prática antes mesmo da conclusão da graduação. Ao longo de 15 anos, foram realizadas 25.500 audiências e proferidas 19.260 sentenças .
No local, funcionam os projetos: Juizado Especial Criminal (JECRIM), com a participação de mais de 80 alunos realizando estágio obrigatório e o Centro de Orientação e Apoio ao Consumidor (COAC), envolvendo mais de 20 estudantes de Direito, resultando em uma atuação acadêmica direta no Juizado Especial Cível. “A parceria da Faculdade Asces com o Fórum Universitário tem uma repercussão muito boa, pois proporciona além do conhecimento para os estudantes no sentido pedagógico, a aceleração dos processos, beneficiando também a população”, afirma o juiz Marupiraja Ribas.
Neste sentido, o fórum dispõe do Núcleo de Apoio aos Estagiários, um espaço pensado para dar suporte aos estudantes em formação. No local, estes podem elaborar suas peças processuais e atender o público que procura o órgão para esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos do Juizado, além de serem assistidos por advogados em audiências e ter orientações teóricas sobre os procedimentos.