Neste mês de abril, é comemorado 18 anos da implantação do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) de Caruaru. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Orientação, oferece trabalho de orientação, prevenção e aconselhamento individual e coletivo.Esse departamento trabalha para reduzir a transmissão do HIV/aids e das hepatites virais, além de promover a qualidade de vida dos pacientes. Só no ano passado foram realizados 3.570 testes rápidos, deste número, apenas 89 são soropositivos. Já em 2015, até esse mês, os números chegam a 1.167 exames, entre eles, 28 positivos.
O Coas tem como objetivo promover o fortalecimento da rede de atenção e linhas de cuidado às DST (Doença Sexualmente Transmissível) e também a prevenção, diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, pelas hepatites virais e redução de risco e vulnerabilidade da população. Entre as ações oferecidas pelo Centro de Apoio, estão: teste rápido de HIV/aids, palestras a fim de orientar a população em relação às doenças sexualmente transmissíveis e entrega de preservativo.
O diretor do Coas, Claudino Melo, lembra da importância da prevenção da doença. “Há 18 anos a Secretaria de Saúde implantou o departamento em Caruaru, o que foi um avanço enorme para a população. Nossa missão é orientar e conscientizar a todos, de que a prevenção é a melhor arma contra as DST’s. Usar preservativo nas relações sexuais significa cuidar de si mesmo e do parceiro.”
O departamento realiza cerca de 40 testes rápidos por dia, e entrega de preservativos na sua sede que fica localizada na Rua Coronel Limeira, 189, centro de Caruaru. Para mais informações ou dúvidas, o telefone para contato é o (81) 3701 1428.