A Academia Cabense de Letras (ACL), em parceria com a Editora Bagaço, lançam nesta quinta-feira (11), a coletânea Poetas Cabenses, que reúne 39 escritores de três gerações diferentes. A noite de autógrafos será no Shopping Costa Dourada, a partir das 19h, no Restaurante Natrielli, no Cabo de Santo Agostinho. A coletânea foi organizada pela jornalista e poetisa membro da ACL, Tereza Soares, que na ocasião também lança o livroEspectro.
A coletânea traz o registro de poetas da geração de 70 e 80, como Natanael Lima, Paulo Cultura, Vera Rocha e Mário Hélio. Escritores da nova geração, como Ronaldo Brito, e revelações como o radialista Véio Abidoral e o musicista Ton Severo também estão incluídos entre os que compõem a obra literária Poetas Cabenses.
“A ACL tem estado constantemente preocupada em fomentar a literatura da cidade, que já foi algo muito promissor no passado. Mas que foi com o tempo sendo relegada ao desprezo”, diz o presidente da Academia Cabense de Letras, João Sávio. “Por isso, a ACL está tomando essa diretriz de resgate, valorização e fomento da leitura e da escrita tendo a poesia como grande aliada”, destaca.
O livro de poemas e prosas Espectro é o primeiro registro literário da jornalista Tereza Soares, atualmente com 48 anos, e contempla a produção de três décadas da vida escritora, que nasceu e cresceu na cidade do Cabo de Santo Agostinho. A obra reflete traços culturais típicos da região da Zona da Mata, através da criação literária da escritora, consagrada no acervo histórico de poetas recitadores.
A ACL é formada por poetas, médicos, jornalistas, pedagogos e teatrólogos que contribuem com a formação do pensamento, ideário cultural e educacional do Cabo de Santo Agostinho. A entidade foi fundada no dia 7 de maio de 2009 e tem como patrona a poetisa cabense Celina de Holanda.