Os consumidores América Latina estão menos fiéis às marcas do que em 2012. De acordo com estudo bienal realizado pela consultoria global Bain & Company, 68% dos executivos entrevistados durante 2014 acredita que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.
Ao todo, o estudo “Management Tools & Trends 2015” da Bain & Company ouviu 1.067 executivos do mundo todo, incluindo Brasil e México, para saber quais as maiores preocupações atuais dos gestores e oferecer sugestões de ação de acordo com as dificuldades.
No Brasil, em especial, o dado apurado pelo estudo ajuda a constituir um cenário desafiador para as marcas. Por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. “Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.