Esclarecer a população sobre os cuidados que as pessoas devem ter quando forem adquirir peças provenientes de veículos desmontados, a fim de se certificarem da procedência, da legalidade do negócio e evitarem risco de acidentes. Esse foi o objetivo do Seminário sobre a Lei de Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito, promovido pela Secretaria Estadual das Cidades – SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR), Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste e do Sindicato dos Corretores de Seguros de Pernambuco.
Na ocasião, o consultor técnico da FenSeg, Adhemar Fujii, apresentou uma radiografia da segurança viária nos centros urbanos do país. Isso a luz da análise de especialistas do trânsito e de representantes do mercado de seguros automobilísticos, destacando-se iniciativas voltadas para a Educação de Trânsito.
Segundo Fujii, que participou da tramitação da Lei. Foi implantada Lei parecida na Argentina, onde o roubo e o furto de veículos sofreram um forte declínio devido à maior facilidade de acesso a peças legalizadas e baratas e a maior dificuldade de comercialização das roubadas. “Em relação a essa questão, cabe lembrar que, com a evolução de alarmes e outros itens de segurança nos carros, os bandidos têm optado, cada vez mais, pelo roubo ao furto. Assim, levam as vítimas consigo, aumentando crescimento do latrocínio (roubo seguido de morte) envolvendo veículos”, destacou.
Com a implantação da Lei do Desmonte, Fujii ressaltou que será reduzido roubos e mortes, além da redução do preço dos seguros, já que esses valores são diretamente influenciados por essas ações.
O evento que foi aberto pelo Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, aconteceu hoje (09), no auditório da Escola Pública de Trânsito da Autarquia, localizada na Estrada do Barbalho, 889, no bairro da Iputinga, Zona Oeste de Recife. O seminário que teve entre seus conferencistas, além de Adhemar Fujii, Roberto Bivar, da Escola Nacional de Seguro, que representou o Presidente da Fenacor Armando Virgílio, autor da Lei nº 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores; a Presidente do Sindicato de Corretores de Seguros de Pernambuco, Cláudia Cândido; do Presidente da Segurado Norte e Nordeste, Múcio Novaes; e o Diretor da Fenacor-PE, Carlos Valle.
Na oportunidade Ribeiro falou que é preciso educar a população sobre os perigos que a aquisição de peças de veículos desmontados pode oferecer. O Seminário teve foco no reforço da segurança no trânsito e na diminuição dos acidentes. “Quando um veículo é desmontado seguindo as normas legais, todas as peças retiradas são numeradas e cadastradas para que não haja qualquer dúvida sobre a sua origem. Não precisa procurar os antigos comércios de ferro-velho e estes devem se habilitar para ingressar numa nova fase de mercado legal”, concluiu.